Curiosidades sobre o pré-natal na Suécia.

Oi, Pessoas! Aqui vão algumas das principais curiosidades do pré-natal feito aqui na Suécia, que valem para todas as grávidas que pretendem ter seu filho no país:
1)Na Suécia o acompanhamento da gravidez não é feito por um médico obstetra, como acontece no Brasil, aqui quem vai acompanhar o início até o final da sua gravidez serão enfermeiras especializadas em obstetrícia chamadas  de "Barnmorska".Somente vamos encontrar um médico especialista, se houver alguma complicação durante a gravidez. Elas estão preparadas para dar todo o suporte necessário no pré-natal, mas não são médicas.
2)Os postos de saúde também oferecem, aos pais de primeira viagem, um curso gratuito para tirar dúvidas sobre tudo relacionado ao bebê e a gravidez.
 3)Aqui a grávida não escolhe o tipo de parto que quer ter. As maternidades de toda Suécia oferecem o parto normal gratuitamente. Parto cesário só é feito em grávidas com complicações.
4)A  grávida aqui também não escolhe em que maternidade ela quer ter o seu filho, ela é encaminhada para a maternidade mais próxima de onde mora.
5)O parto não será feito pela enfermeira que acompanhou seu pré-natal, vai ser feito pelas parteiras que estiverem na maternidade naquele turno. 
6)Aqui o pai participa durante a gravidez. A gravidez não é somente responsabilidade da mulher. Desde a primeira consulta até o parto, o pai deve se fazer presente na vida da criança e nas consultas. Mesmo os pais estrangeiros costumam seguir as regras e a cultura local e participam mais. 
7) Enxoval do bebê: Os suecos não costumam fazer o enxoval com uma cor específica, em geral eles compram coisas de cores neutrais e variadas. Não ache estranho um menino estar vestido com peças que talvez, para nós brasileiros, são para meninas, pois cor aqui não tem gênero de verdade, não só na teoria. Para eles são roupas de crianças, muitos usam roupas do primeiro filho no segundo e assim sucessivamente.   Até mesmo  nas lojas você percebe essa distinção, é tudo misturado, sem distinção meninas e meninos,principalmente roupas para bebês. Aqui  também é muito difícil ver suecos viajando para outros países para  fazer o enxoval do seu bebê, no máximo os suecos vão atè o Ullared que é uma loja mega grande aqui na Suécia e compram algumas coisas para os primeiros anos do bebê.   Eles também não vêm problema nenhum em comprar coisas para o bebê de  segunda mão. Na verdade é uma prática bem comum aqui, mesmo eles tendo  melhores condições financeiras que os brasileiros em sua maioria. 
8)Aqui a gestante só tem  direito a até três ultrassons gratuitas durante os 9 meses(eu só tive direito a duas). Você quer ultrassom com mais frequência? Você pode pagar uma clínica particular. 
9)Aqui  na Suécia não é muito comum as mulheres terem filhos cedo, como estamos acostumados a ver no Brasil, geralmente elas começam a pensar nisso com trinta e poucos anos ou até mais tarde. Essa acredito ser uma tendência meio que mundial no momento. No Brasil também conheço várias pessoas que estão optando por ter filhos um pouco mais tarde.
10)Na Suécia a média de filhos é de 2 a 3 crianças por família,bem parecida com a média brasileira.
Deixo aqui alguns outros links sobre o mesmo assunto:

https://www.bebeabordo.pt/direitos-da-mulher-gravida-na-suecia/

https://www.brasileiraspelomundo.com/gravidez-na-suecia-441642576

https://www.brasileiraspelomundo.com/pre-natal-na-suecia-291343190

https://umacaipiranasuecia.com/tag/pre-natal/

https://brasileirandonasuecia.com/2016/07/06/gravidez-e-parto-na-suecia-por-vanessa-paulina/

https://brasileirandonasuecia.com/category/saude/

https://viajarpelaeuropa.eu/meu-parto-na-suecia/

Um beijo, pessoas! Até mais 

Comentários

  1. Rafaela acabei de descobrir o seu blog e estou adorando ler seus relatos. Parabéns pela sua trajetória e pelo seu filho!!
    Estou me mudando para a Suécia e ler seus conteúdos tem sido muito bom para mim. :)
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz, de verdade! :)
      Muito sucesso na sua mudanca.

      /Rafaela

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.