Grávida na Suécia!

Oi, Pessoas! Como prometido no último post, vim aqui falar um pouco para vocês como foi ficar grávida na Suécia. Quero falar um pouco sobre a assistência que recebi, minhas observações e considerações pessoais dessa experiência. Eu não tinha nenhuma ideia de como essas coisas funcionavam por aqui e sei que provavelmente eu não estou sozinha, então para quem tem curiosidade sobre o assunto, aqui vai meu relato.
Bem, eu descobri que estava grávida no mês de novembro de 2019, através do atraso da menstruação. Eu e meu marido ficamos muito felizes, pois estava em nossos planos ter filhos. Um dos principais sintomas da minha gravidez foi muita cólica. Nunca tinha ouvido falar que cólicas poderiam ser um dos sintomas de gravidez. Logo depois de saber que estava grávida, começaram os enjoos e eles só terminaram no dia do parto. Sim, passei os 9 meses da gravidez com enjoos, mas graças a Deus não precisei ser internada. Então resolvi consultar o posto de saúde mais próximo da minha casa, para fazer um exame de sangue para confirmar a gravidez, prática muito comum no Brasil. Para minha surpresa, nenhum exame de sangue foi feito, eles acreditaram 100% nos testes de farmácia que fiz.  Só foi marcada uma consulta com uma “barnmorska“(parteira, enfermeira especializada em obstetrícia) quando eu falei que era a minha primeira gravidez, pois eu tive dúvidas sobre se precisava tomar algum complemento vitamínico, quais os remédios que deveria evitar, comidas, essas coisas. Então encontrei a parteira que tirou muitas das minhas dúvidas e me encheu de livros e panfletos sobre gravidez. Quando isso aconteceu eu estava somente com 6 semanas de gravidez. Ela me passou o ácido fólico e me recomendou comer coisas específicas para não passar vitaminas em cápsulas naquele primeiro momento. 
A parteira não me proibiu de comer absolutamente nada, até café ela disse que eu podia tomar (até três copos de café por dia) sem problemas, o que me causou bastante dúvida, pois tinha escutado de algumas amigas brasileiras que não podia. Ela me autorizou  pintar o cabelo, liberou comer canela e coisas defumadas, exatamente o contrário do que as minhas amigas do Brasil me diziam. Ela me alertou sobre comer saladas sem saber a procedência, se foi lavada bem e tal, disse para não comer peixes que não tenha passado por congelamento. O que não posso de jeito nenhum é cigarro(fumar), ingerir bebida alcoólica e usar drogas, pois já foi cientificamente comprovado que faz mal ao bebê. Outro cuidado foi não tomar Ipren (analgésico), tomar alvedron ou paracetamol, se sentir dor de cabeca e beber sempre muita água. Me aconselhou a usar o bom senso e equilibrar minha dieta e me disse que tudo em demasia é ruim. Ela marcou uma nova consulta no mês seguinte. Nessa consulta só conversamos, ela não me examinou ou tirou provas de sangue ou fez qualquer outro exame.
OBS:Não fique surpresa se a parteira não falar com entusiasmo sobre sua gravidez. Aqui na Suécia eles "comemoram" a gravidez depois das 12 primeiras semanas, ou seja, depois do maior período de risco de aborto espontâneo. Ela me aconselhou sobre o que comer ou não, qual remédio ingerir ou não, mas a verdade é que você que decide o que quer fazer. Aqui na Suécia não é incomum ver mulheres fumando na gravidez ou fazendo o uso de snus, mas grávidas no Brasil também fazem isso, então... cada um sabe de si e o que é melhor para si. Eu, por exemplo, só fui pintar meu cabelo com 20 semanas de gestação e usei tonalizante, em vez de tinta, antes disso não me senti segura em usar nada no cabelo.
Também me antecipei nessa primeira consulta e perguntei se eu poderia escolher o tipo de parto que queria ter e a resposta foi um Não bem grandão. Até comentei que no meu país de origem era muito comum o parto cesário, mas ela me informou que na Suécia se tentava o parto vaginal primeiro e se houver alguma complicação a mãe era submetida a uma cesariana de emergência. Me informou que em Falun(Falu lasarett= a maternidade mais próxima da minha casa) existe um grupo que cuida de mulheres que tem medo do parto, eles dão todo o suporte para você ter o parto normal. O nome do grupo se chama Aurora. Lá eles tem psicólogos e especialistas em parto normal, que vão explicar todos os benefícios do parto normal e bla bla bla... tipo lavagem cerebral. Bem ainda tava muito cedo pra eu me desesperar sobre o assunto, então deixei ir... e pensei também, se é uma regra para todos, não tinha muito o que fazer.  No mês seguinte estive lá com meu marido e ela perguntou sobre doenças da minha parte da família da do meu marido. E me passou um remédio forte para os enjoos, pois eu já tinha perdido 7 quilos desde a última consulta. Nessa consulta foi retirado bastante sangue para exames e me foi dada uma vacina contra influensa. O próximo passo seria fazer a primeira ultrassonografia, na semana 14. Essa primeira ultrasonografia é a chamada ultrassonografia morfológica no Brasil, para ver se o bebê está se desenvolvendo bem e se não tem alguma má formacão ou doenca.
OBS: Na Suécia a primeira ultrasonografia é feita a partir da semana 12, mas como não tinha vaga nesse período, ficou para semana 14.É possível fazer uma ultrasonografia mais cedo em clínicas particulares mediante a pagamento se assim a grávida desejar, ao longo de toda gestação eu só tive direito a 2 ultrassonografias gratuitas.  Meu corpo começou a mudar por volta do 5-6 mês de gestação, nesse período fiquei com a barriga mais redonda e não conseguia mais murchar.  Os bicos dos meus seios ficaram mais escuros e pontudos e eu sentia os seios bem quentes as vezes, perguntei a parteira se precisava preparar o seio para a amamentação, ela disse que não.
Na semana 14 eu fiz a minha primeira ultra. Uma parteira novamente fez todas as medições e depois nos informou que estava tudo bem com o bebê, que ela não via nenhuma anomalia, que tudo estava se desenvolvendo bem.  Na semana 18 fui fazer a segunda ultrassonografia para ver como o bebê estava e para saber o sexo do bebê. Nesse intervalo de tempo entre a primeira e a segunda ultra, eu não encontrei com a parteira, mas podia ligar pro posto de saúde se acontecesse qualquer coisa ou se surgisse alguma dúvida. A última consulta que tive com ela foi antes do Natal e ela me informou que depois da semana 12, mesmo com enjoos, eu deveria começar a tomar o ferro.  Muitos suecos falaram pra gente não pedir pra saber o sexo do bebê, eu escutei isso da maior parte dos suecos que eu tenho contato, isso porque existe uma certa "tradição", se é que posso dizer assim, de só saber o sexo da criança no nascimento, mais me desculpem, eu não ia aguentar essa pressão! Hahahahaha :) Tanto eu quanto o meu marido estávamos curiosos para saber o sexo e eu estava esperando um menininho.
OBS: O aborto é legalizado na Suécia até a semana 18. Mais informações: https://www.svt.se/nyheter/inrikes/fakta-det-har-galler-for-abort-i-sverige
Eu recebi um certificado (intyg) de que eu estava grávida com 5 meses da parteira, nele tinha o dia previsto do nascimento do meu filho. Esse papel eu entreguei no försäkringskassan para dar entrada no processo de licença maternidade.  Mais informações:https://www.forsakringskassan.se/privatpers/foralder
Meu enxoval foi bem simples e básico, como os dos suecos costumam ser. A maioria das coisas que eu comprei foram usadas e em ótimo estado. Comprei a maior parte do meu enxoval pelos vários grupos de compra e venda do Facebook, existem os específicos de coisas de criança. E na Suécia tudo pra criança é bastante caro, como na maioria dos países. Eu acho um pouco diferente isso dos suecos fazerem enxovais tão simplistas e comprarem bastante coisas de segunda mão, até por que no geral, eles tem mais condições financeiramente falando, do que nós brasileiros, mas isso só reforça ainda mais o quanto eles não se importam em usar/comprar coisas usadas,como a cultura de brechó é popular aqui.
Eu engordei 6 quilos na gravidez inteira, acho que devido a eu ter perdido muito peso nos primeiros meses e por continuar com enjoos durante toda a gravidez. Logo depois do parto eu já perdi os 6 kilos que ganhei, mas as formas do meu corpo mudaram bastante, mesmo eu tendo o mesmo peso de antes.  A parteira também pergunta se você tem a intenção de amamentar. Sim, aqui na Suécia eles perguntam e se você optar por não amamentar, sua decisão é respeitada. Tá bom vai, respeitada mais ou menos, dependendo da profissional, você poderá notar uma virada de olhos, mas se você está segura da sua decisão, isso não será um problema. Eu disse que tinha a intenção de amamentar, então ela me explicou um pouco como funcionava a amamentação, mas sinceramente? a teoria não tem nada haver com a prática.  Aqui na Suécia existe também o curso dos pais, para treinar os pais de primeira viagem, mas devido a pandemia, esse curso foi cancelado. Depois que você tem o bebê costuma ter também uma reunião de mães, para conversar sobre coisas da maternidade, tipo grupo de mães, mas também foi cancelado por conta da pandemia. Eu queria ter feito baby shower, mas também devido a pandemia, não fizemos.  A partir da semana 33 as consultas passaram a ser duas vezes no mês, em vez de apenas uma.
Considerações finais: Eu realmente não tenho nada do que me queixar da parteira que me acompanhou durante toda a gravidez. Ela sempre foi, desde a primeira consulta, muito solicita e simpática. Sempre aberta para qualquer questionamento. Muito segura nas suas respostas, o que era tudo que eu precisava, alguém que me explicasse as coisas com certeza no que estava falando, pois quando você é mãe de primeira viagem, muitas dúvidas surgem e também uma insegurança fora do normal, e tudo o que vc quer é alguém que tenha certeza do que está falando. 
Parto: Não tive dificuldades para ter acesso ao hospital, a primeira vez que liguei explicando que estava sentindo contrações ( 3 no intervalo de 10 minutos) já me mandaram ir para o hospital, sem rodeios. A data prevista do nascimento do meu filho era dia 17 de Julho, no dia 19 eu comecei a sentir contrações fortes pela manhã, fui até Falun, mais me mandaram pra casa, pois eu tinha as contrações, mais não tinha dilatado nenhum centímetro. Voltei pra casa e a noite voltei novamente para a maternidade, pois não conseguia fazer nada a não ser sentir dor. Passei a noite lá, em observação.  No dia seguinte tinha progredido para 3 centímetros de dilatação e me internaram. Recebi todos os tipos de recursos para aliviar as dores das contrações, como banho na banheira quente, almofadas térmicas, massagem, bola de pilates, lustgas(um tipo de gás que te deixa grogue), entre outros, fui muito bem tratada por todos os profissionais que lá estavam, não tenho do que reclamar. Não precisaram nem ler a minha carta de parto (förlossningsbrev) e nem pediram pra ler, mas recebi tudo que desejava, até por que era o meu primeiro filho e eu não tinha ideia do que era um parto. Mesmo quando pedi a epidural não demorou. E se eu puder deixar uma mensagem para você que vai ter bebê nos próximos meses é : Epidural é vida! Depois de uns bons centímetros de dilatação, bolsa rompida, a mais alta dose de ocitosina e muitas e muitas horas sem acontecer absolutamente nada no trabalho de parto , houve complicações e foi necessário uma cesariana de emergência. As dores começaram dia 19 e somente no dia 21 de julho meu bebê nasceu, exatamente no dia do meu aniversário. Vou deixar alguns links que podem servir de inspiracão para fazer a sua carta de parto (förlossningsbrev): https://www.babyhjalp.se/forlossningsbrev/ https://rullavagn.nu/artikel/5-misstag-de-flesta-gor-i-sitt-forlossningsbrev-och-en-superbra-mall/ https://rullavagn.nu/artikel/mall-for-forlossningsbrev-sa-skriver-du-brevet-med-allt-personalen-pa-forlossningen-behover-veta/ https://theodora.vimedbarn.se/mitt-forlossningsbrev/ https://www.devote.se/1114436/mitt-foerlossningsbrev-27945583 https://annaileby.com/mitt-forlossningsbrev/ https://ptbyemma.se/2019/07/02/att-skriva-forlossningsbrev/ https://www.familjeliv.se/forum/thread/65155011-mitt-forlossningsbrev-forsta-barnet https://www.elisamatilda.se/om-mitt-forlossningsbrev/ https://www.minbebis.com/forum/mitt-foerlossningsbrev-vad-tror-ni-31889 http://mammastrang.blogspot.com/2009/05/mitt-forlossningsbrev.html
Considerações sobre o parto: Como falei acima, não tenho do que reclamar com relação ao tratamento que recebi na maternidade, todas as minhas vontades foram respeitadas, todas as vontades feitas, mas achei que me deixaram sofrer muito tempo sem nenhum tipo de progresso no trabalho de parto, foi necessário haver uma complicacão com o bebê para eu ter direito a cesariana. Todo esse sofrimento abalou bastante o meu psicológico e a recuperação da cesariana levou ainda mais tempo, pois o meu corpo estava em choque, eu passei por dois tipos de parto de uma vez, então a conclusão que eu tenho não é muito positiva: eles vão fazer de tudo para que você tenha parto normal, mesmo que isso custe o seu psicológico.  Depois do parto fiquei dois dias (48 horas completas) em outra ala da maternidade chamada BB, para observação depois da cirurgia. Foram as 48 horas mais longas da minha vida. Logo depois da cirurgia, voltamos pro mesmo quarto, recebemos o café da manhã e logo depois fomos separados, pois devido a pandemia, o pai não podia entrar junto na ala de observação, podia ficar somente no parto. Somente a mãe tem direito a comida do hospital gratuitamente, o pai não. Gratuitamente entre aspas porque depois de alguns dias recebi uma fatura de 300kr pelo tempo no hospital. Pelo tratamento e alimentacão que recebi lá, esse valor não passa de um valor simbólico. Mesmo com lembranças negativas do meu trabalho de parto, agradeço pela vida do meu filho. Ele é muito lindo e o amor só cresce com o passar do tempo.  Diferente do que as pessoas falam, eu estou construindo uma relação de amor com meu filho, esse amor não é instantâneo assim que o bebê nasce, pelo menos não foi assim pra mim e realmente é o amor mais puro que alguém pode sentir por outra pessoa. Depois do parto você pode ter acompanhamento psicológico gratuito se assim desejar, independente de como tenha sido a sua experiência no parto. E esse é o meu relato, pessoal. Gostaria de somente escrever palavras belas aqui, mas não seria a realidade, então não serviria de nada.
Pretendo deixar vocês atualizados sobre essa minha nova fase aqui no blog.  Até a próxima, pessoas!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.