Processo de adaptação em outro país!






Lendo a página do Facebook ''EU AMO UM SUECO'', encontrei um artigo científico muito legal e gostaria de compartilhar com vocês!
Se chama :
Stress e processo de adaptação em pessoas que mudam de país:
Uma revisão de literatura
Dos autores: Bruna Krimberg von Mühlen, Diego Dewes, José Carlos de Carvalho Leite.

Esse artigo me fez pensar muitoooo no que posso sentir quando estiver na Suécia! Me fez pensar além, de como será minha nova vida na Suécia! 
Acho que todos que pensam em mudam de país, deveriam fazer essa reflexão e ficar cientes do que possam passar, pois são muitos os desafios a vencer!




Como todos os leitores do blog já sabem, fui a Suécia ano passado como turista, para ver como seria a minha adaptação ao país, ao clima e para vivenciar de fato uma vida a dois!
Posso afirmar que como turista, achei o país incrívelmente lindo, limpo e organizado.
Pode até nem ser no dia a dia, mas como turista minha visão foi simplesmente maravilhosa! As pessoas me trataram muito bem, lógico, todos parentes, amigos do meu noivo, mas mesmo assim ouvia falar que as pessoas eram frias e realmente elas podem até ser, reservadas não sei, vivem muito a vida delas pelo que observei, entretanto não se pode esperar que os suecos tenham o nosso comportamento, ou que qualquer outro povo tenha! Cada nacionalidade é única e cá pra nós, nem todo brasileiro é receptivo e caloroso como se pensa! Nem todo brasileiro samba e sorri! Existem Brasileiros extremamente mau educados e metidos a merda! Existe muito brasileiro frio, mesmo vivendo em um país tropical! Existem muitos brasileiros tímidos, e por que não? #desabafei
Somente vivendo na Suécia posso falar seriamente sobre quem realmente são os suecos na minha opinião, mas inicialmente posso dizer que são pessoas calmas, reservadas, individualistas e que vivem as suas vidas!

Posso falar também que o frio não é esse bicho de sete cabeças que as pessoas falam...Sou de Recife, Pernambucana, sofro com o calor de no mínimo 31° graus quase todo santo dia,  nunca tinha sentido frio na vida e suportei numa boa, com roupas adequadas, o frio Sueco! Não tem frio que não possa ser suportado com roupas adequadas!
Fui no fim do outono, começo do inverno, e vi um céu escuro quase que o tempo todo e isso me causava muita preguiça, me sentia cansada, mas logo meu noivo inventava de treinar...e tchau preguiça! Para tudo tem uma solução!

Agora, tenho que pensar muito além disso que citei acima...
Estou esperando o visto para me mudar para Suécia, Mudar de País! =O
#chocada hahaha =D
Começar vida nova! Voltar a ser um bebezinho de certa forma!




Bem, o que penso para o futuro é, assim que chegar na Suécia, depois de estar ok com todas as documentações  é procurar o SFI, para iniciar de fato a aprendizagem da língua sueca! 
Me dedicar ao máximo, aprender cada vez mais os costumes suecos e sobre a cultura sueca de modo geral.
Quero me profissionalizar em algo para trabalhar e quem sabe até cursar uma universidade? #sonhomeu
Não conheço muito sobre a educação na Suécia, acho que será mais fácil entender e explicar sobre o processo educacional da suécia quando eu estiver lá!Não sei quais os cursos existentes, nem sobre o mercado de trabalho, mas isso saberei lá e compartilharei com vocês!

Antes de tudo isso, quero viver muito bem e feliz ao lado do meu Sambo, pois acredito muito que o sucesso de uma vida próspera, se inicia em casa! Se tudo está bem em casa, automaticamente você estará bem em outros setores de sua vida!
Quero poder aprender muito na minha vida de casada, quero poder passar por todas as dificuldades que um casamento pode ter e vence los! Conhecer David cada vez mais e ama lo cada dia mais!
Não sei se iremos casar rapidamente, no presente momento estamos tão focados na aprovação do visto que nem falamos muito em casamento, mas pretendemos nos casar sim!

Quero ter filhos, mas não tão rápido assim! Adoro crianças, mas acredito que é preciso aprender sueco primeiro, me estruturar de certa forma, para ter o meu BB! <3






Penso na saudade que vou sentir da Minha Mãe, Meu Irmão, do Meu Cachorrinho<3
Com o tempo vou sentir saudades de sentir muito calor e também da claridade, mas nem todo momento vai ser Outono e Inverno na Suécia não é mesmo? Tenho que aprender a aproveitar as outras estações!
Vou sentir falta da minha independência financeira...
Vou sentir falta dos meus amigos, pois querendo ou não os amigos que tenho hoje na Suécia são amigos do meu noivo que se transformaram em meus amigos! Ainda bem que tenho esse blog e nele já fiz várias amizades... quem sabe não posso conhecer meus leitores pessoalmente ? =D
Vou sentir falta do barulho da minha cidade...das comidas que só aqui tem...dos cheiros...
De poder ir ao salão de beleza... ( Na Suécia é muitoooo caro)
Vou sentir falta do meu sotaque, vou sentir falta do Recife, de Olinda, de Pernambuco e do Brasil como um todo.

Não vou negar que tenho muitos medos e muitas inseguranças, mas espero que com o tempo  isso tudo seja superado! Espero lhe dar bem com os momentos de angústia e solidão, espero lhe dar bem com o preconceito que eu possa vim a encontrar! Abrirei a minha mente para conhecer coisas novas!
Estou feliz em pensar no meu futuro na Suécia, mas estou com os pés no chão!
Estou orgulhosa de mim mesma por ser tão corajosa ao ponto de não desistir de conhecer esse tal desconhecido, que é o Amor. 







Outro artigo que encontrei na mesma página do Facebook foi sobre o regresso ao Brasil, pra quem não pretende passar a vida toda no exterior, veja as dificuldades do regresso!


Até mais, Pessoas!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.