As estacões do ano na Suécia!

Oi, Pessoas!
Hoje vim falar um pouco sobre as estacões do ano na Suécia.



Impossível eu já não ter falado desse assunto aqui no blog.
Com certeza nos posts mais antigos deve ter algo relacionado às minhas primeiras impressões sobre o clima e as estações do ano aqui na Suécia.
Mais acho que depois de 5 anos morando aqui, eu tenho um pouco mais de experiência pra falar sobre esse assunto novamente.

Eu sempre fui muito ligada a natureza, sempre fui de contemplar belas paisagens e as coisas mais simples da natureza, o que muitas vezes passa batido para muitas pessoas.
Essa relação com a natureza se intensificou ainda mais quando eu vim morar na Suécia.
Somente aqui, comecei a cultivar plantas em casa. Matei várias de sede e outras afogadas rsrs mas com o tempo fui pegando o jeito.
Eu admiro muito a forma como os suecos respeitam a natureza, e um bom exemplo, é como eles tomam conta do próprio lixo.
Uma das coisas que eu mais amo na Suécia é caminhar na floresta.
Eu sei que vai soar um pouco estranho e perigoso para nós brasileiros, mas é tão libertador que vocês nem imaginam. No comeco eu tinha muito medo,mas depois de um tempo deixei o meu medo de lado e passei a curtir mais esse contato com a natureza,com a calma e paz que a floresta pode nos proporcionar. Tô parecendo uma hippie,né? haha mas é bem assim que eu me sinto mesmo. Mais claro, como boa brasileira, estou sempre alerta. Não tem como esquecer nosso instinto brasileiro de uma hora pra outra. 

Bem, agora acho que chegou a hora de finalmente falar sobre as estações do ano. 
Pra vocês entenderem mais ou menos como funciona, tomem como BASE o que está escrito na foto acima, mas LEMBREM-SE que isso não é uma realidade para todas as partes da Suécia. 
Vou falar somente sobre as estações do ano aqui em Dalarna, que é onde eu moro. 

Vou explicar um pouco a foto:
Na teoria cada estação, tem os seus meses bem certinhos, mas na realidade é bem diferente. 
Por exemplo o inverno, aqui em Dalarna, pode começar em novembro. Em novembro pode comecar a nevar, como já aconteceu várias vezes e é até bom, pois novembro é um dos meses mais escuros da Suécia.
Então eu torço muito para que neve. 
Aqui o inverno costuma termina do meio de abril para o final,mais ou menos.
Mais ou menos pq? 
Porque por exemplo, ano passado(2018), nevou no mês de maio, sim, em maio ainda tinha neve, então vamos dizer que o inverno aqui "pode" ir até maio. 
Na foto acima já mostra que desde abril se conta como primavera, mas nem sempre. 
Vou deixar um vídeo bem legal para vocês sobre isso. 
A primavera na Suécia. Como eu me senti no ano passado. 
Esse vídeo é de uma sueca que mora no norte da Suécia, então ter a primavera assim, deve ser comum pra eles. 


Agora sim vamos falar sobre as estações do ano. 
Vou começar pelo queridinho dos suecos o Verão. 

O verão começa teoricamente em junho, mas por exemplo, esse ano ele chegou de verdade depois do midsommar. Depois do dia 21 de junho. 
Eu digo chegou de verdade, quando você começa a sentir um pouco de calor e não precisa do uso do casaco, antes disso são dias bem claros, mais que ventam frio e a gente fica naquele tira casaco e põe casaco. 
Falando em dias claros, em junho, na verdade já em maio, se ver uma diferença muito grande da luz do sol.
Nessa época o sol não se põe direito. As 22:00 está claro lá fora e mais ou menos por volta de 23 ou 24 horas, fica cinza claro o céu e logo depois amanhece. 
E assim vai até quase o meio de agosto. Cada dia perdendo minutos de luz do sol, mais é gradual.
As datas mais importantes do verão são sem dúvida o dia 8 de junho, que é um feriado nacional, dia nacional da Suécia, onde em muitas cidades comemoram com apresentações tradicionais e esse dia é marcado também, por parabenizar dos novos suecos, pessoas que ganharam sua cidadania sueca recentemente.




Acho que a segunda coisa que marca o verão sueco é o ano letivo que se encerra. Sim, diferente do Brasil, por exemplo, aqui o ano letivo termina em junho, geralmente uma ou duas semanas antes do Midsommar. 
Os estudantes do último ano do ensino médio fazem uma grande festa pelas ruas em cima de caminhões e além disso muitos outros tipos de comemorações são feitas, como o baile de formatura, o dia que saem fantasiados nas ruas(säckgång) e várias "aulas da saudade" poderíamos dizer assim, na escola. É bem interessante essas comemorações porque é diferente de tudo que temos no Brasil. 
Geralmente quando esses estudantes estão em cima de caminhões passando por todo centro da cidade, os pais estão com cartazes com uma foto do seu filho quando era crianca. 
Vou mostrar algumas fotos para vocês:




(Säckgång) 







Outra coisa que marca o verão é sem dúvida o Midsommar (meio do verão), que acontece geralmente na terceira semana de junho. Esse ano, 2019, caiu no dia 21 de junho.
É o feriado mais importante da Suécia na minha opinião. 
As famílias geralmente se reúnem e fazem uma grande festa ou muitos vão para locais específicos para ver as apresentações tradicionais.



No verão os suecos estão mais abertos e felizes também, estão mais na rua, não que não estejam o resto do ano, pra sueco não tem tempo ruim, né? Mais eles sabem como ninguém aproveitar os dias de sol. 
Nem posso esquecer de falar sobre a natureza, né? Espetacular! Capas de caderno. 
Grama verdinha e brilhante, parecendo mais um tapete. 
As cores das flores radiantes. Sem contar com os lagos, né? Várias pessoas tomando banho nos lagos, ou passeando nos seus barcos, pescando... 
Piqueniques ou churrascos ao redor do lago, temporada para acampar, muitos viajam com suas "husvagns"(motorhome).
Aumenta mais ainda o número de bicicletas na rua, mais do que o normal.
A criançada fica até tarde na rua, aproveitando até o último minuto do verão.
Muitas feirinhas com coisas de segunda mão, colheita de frutinhas pelos pés das frutas... Amor eterno pelo verão sueco. Pena que passa tão rápido.

Ano passado, 2018, eu acredito que foi o o verão mais quente que a Suécia já teve em muitos anos. 
Gente, eu sou de Recife, eu sei o que é calor, mas ano passado, o calor estava INSUPORTÁVEL. 
Eu fui em todas as lojas que vocês imaginarem e não tinha ventilador. Encomendei pela internet e só chegou quando o verão acabou rsrs
Que sufoco! 
Não aguento mais tanto sol como antigamente. 
Florestas queimaram por toda Suécia, foi necessário chamar ajuda internacional para apagar o fogo. 
Foi proibido fazer churrasco em qualquer lugar.
Mais informacões nesse link:
Skogsbränderna i Sverige 2018

Mais esse verão, está sendo bem mais tranquilo.
E nós já sabemos que o verão está acabando por aqui, quando começam as festas da lagosta(kräftskiva) e quando começa a chover mais do que o normal  e aparecem as neblinas.  Sem contar que as folhas comecam a ficar com um tom mais amarelado.
E também sabemos que o verão está acabando, quando a temperatura baixa e as pessoas comecam a colher "cantarella" um tipo de cogumelo, que os suecos adoram nas florestas.
E assim se encera o ciclo.

 kräftskiva

Outono 

O outono aqui costuma começar no final de agosto, quando a temperatura já baixou drasticamente e as folhas já estão mudando de cor. 
Nem preciso dizer que é a minha estação favorita do ano, né? Fico encantada com as paisagens, as cores das plantas, das árvores, da neblina e da mudança sutil de uma estação para a outra. 
É simplesmente mágica essa estação pra mim. Pena que vai ficando escuro e escuro e cada vez mais escuro. 
Mais os dias de sol no outono é digno de conto de fadas. 
E aquelas folhas pelo chão? aí gente, sou apaixonada.
E acaba geralmente em outubro mesmo, pois como eu falei anteriormente, já pode comecar a nevar em novembro.

E vocês lembram que eu falei lá na parte do verão que o sol não se põe direito? e então, no outono é o contrário.
Do meio para o final do mês de agosto, já notamos a diferença com relacão a claridade. A luz do sol vai diminuindo gradualmente, ao ponto de nós acordarmos e ser "noite", sim completamente noite.
Eu costumo sair do trabalho as 15:00 horas e esse horário já está escuro nessa época, nos meses de outubro e novembro, principalmente.
A claridade ou luz do sol costuma aparecer das 11:00 da mãnha até as 14:00, mais ou menos.
E, não quero me aprofundar nesse assunto, mas é quando nós encontramos as pessoas um pouco mais desanimadas, deprimidas, sem disposicão, para não entrar na questão do suicídio, pois é isso que a falta de sol faz com a gente. Pertuba as nossas cabeças. Por isso, é super valído ressaltar a importância de se fazer o consumo da vitamina D, de procurar atividades ou ajuda médica nessa época, principalmente nesse período, pois serão ai longos 5, 6 meses, nesse esquema, mas como eu disse, gradualmente e citei muitos "mais ou menos", porque eu não tenho como determinar precisamente quando serão esses dias ou como estará o clima, mas o que eu posso afirmar é que, dias de sol nessa época são raros e quando eles acontecem, a claridade dura poucas horas. Tá sempre meio nublado, mas a natureza FANTÁSTICA!








Inverno 

Como eu já disse anteriormente, o inverno pode começar em novembro onde eu moro. 
O inverno é uma das estações mais bonitas da Suécia. Já perdi as contas de quantas vezes não parei na frente da janela pra ver a neve cair. Pra mim é algo surreal, que eu nunca pensei que ia ver na vida, mas o que eu não suporto no inverno é o frio excessivo que pode fazer. 
Me lembro quando eu vim como turista em 2012, eu vim no mês de outubro, e fui embora em janeiro. Em algum dia de dezembro fez -32 graus. 
Eu pensei que o meu amado iria querer ficar no aconchego do lar comigo, no quentinho, "mysando" (att mysa) comigo Hahahahaha 
Ele me levou para o centro da cidade e eu juro que naquele dia eu pensei que eu fosse morrer de tanto frio. Logo eu que nunca tinha sentido frio na minha vida em Recife, pego um inverno com - 32, não foi legal rsrs imagina a sensacão.


O bom de tudo isso, é que existem roupas que podem amenizar esse frio, mas um pouco de frio a gente passa de qualquer jeito.
No inverno as pessoas costumam muito esquiar e fazer esportes na neve, não é a minha praia, mas é a de muitos. As estacões de esqui estão sempre cheias.

Primavera

A primavera é bem rápida, de repente para de nevar, começa a derreter a neve, começa o festival de quedas no gelo, por isso a prefeitura, costuma colocar pedrinhas nas ruas pra gente não sair escorregando e no dia 30 de abril acontece o "Valborg".


Uma tradicão para marcar o fim do inverno, "comeco" da primavera.
É uma estação linda também, ver as plantas crescendo, uma mudinha de planta crescendo no meio de tanto gelo traz uma felicidade, que vocês não estão entendendo. 
Os dias começam a ficar cada vez mais claros e vamos saindo da escuridão do inverno.
E depois tudo outra vez...

Bem, espero que eu tenha conseguido explicar um pouco de como funciona o clima, as estacões do ano e algumas tradicões por aqui.
Gostaria muito de saber se na cidade que você mora também é assim.
Tenho muita curiosidade de saber como é em outras partes da Suécia.

Beijos e até a próxima!





Comentários

  1. Muito esclarecedor...Estou muito agradecida pelas explicações...

    ResponderExcluir
  2. Sempre tive o sonho de ir na Suécia, na verdade eu sempre gostei mto da Suécia,desde pequeno,ñ sei pq.
    Acho que eu queria ser sueco kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post, consegui tirar minhas dúvida... Obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

Moda na Suécia.