Moda na Suécia.

Olá, Pessoas lindas.
Hoje vim falar um pouco de como é a "moda"( jeito de se vestir) na Suécia e deixar aqui alguns sites de lojas famosas e populares que eu conheço.

Quando eu falo que vou falar sobre moda, não é de forma profissional, até porque não é um assunto que eu domino ou que me interesso. Vou falar sobre a minha percepcão de como os suecos se vestem, no geral, principalmente na cidade onde vivo e até mesmo nas cidades que visito na Suécia.
Eu moro em uma cidade pequena na Suécia e aqui, de maneira geral, as pessoas se vestem de maneira bem clássica e discreta, sempre com as mesmas cores: PRETO, BRANCO, CINZA ou tons pastéis, que são aquelas cores mais clarinhas. Não é por falta de opções e sim por uma questão de preferência.
Lógico que isso vai depender das estacões do ano, do ramo que a pessoa trabalha e da personalidade de cada pessoa, mas no geral, não vejo as pessoas serem ousadas aqui no modo de se vestir e nem na forma que cortam o cabelo ou na mudanca de cor do cabelo.
Isso é no geralzão ,tá? Lógico que vai sempre existir as excecões, aqui e ali.


Eu vejo as pessoas aqui "ousando" mais em roupas com cores mais vibrantes ou estampadas, durante o verão, que dura geralmente uns três meses, nas outras estações os suecos daqui, preferem cores mais discretas.
Casacos e roupas de academia é algo a parte, eu consigo ver bastante gente usando casacos com cores mais variadas, mas roupas do dia-a-dia, geralmente seguem esse padrão. Preto, branco e cinza. Todos se vestem muito parecidos.
Sapatos a mesma coisa, nada muito chamativo.
Em festas ou baladas, podemos ver um pouco de glitter, mas nada muito escandaloso.


Os adolecentes também se vestem muito parecidos por aqui. Lembro que assim que entrei na escola de sueco, vi um grupo de 5 garotas suecas vestidas exatamente iguais e pensei que fosse algum tipo de uniforme da escola, haha 
Não era, era o estilo daquele grupinho mesmo.
Tênis branco(um clássico, muitas de All Star), calca preta, blusinha branca ou cinza, jaqueta preta de couro sintético e o corte de cabelo fio reto. Algumas delas estavam maquiadas, mas não todas.
Hoje em dia, as adolecentes se maquiam bastante, com aquele tipo de maquiagem das Kardashians, sabe? tudo bem marcado, cílios posticos e tudo que tem direito, mas acho que isso é uma tendência no mundo inteiro. No Brasil não é muito diferente.

As criancas se vestem com mais cores e estampas, principalmente do seu filme ou desenho favorito e o que é bem legal aqui na Suécia é que existem roupas "ditas" como de menina e menino, mas também existe o neutro, que serve para os dois. Os suecos não gostam muito de separar, roupas de meninos e meninas, eles vêm tudo como roupa de crianca, como brinquedo também, brinquedos não tem isso de ser de menino ou menina. Eu sinceramente acho isso incrível, pois cor realmente não tem gênero.
Então não estranhem se vocês verem uma menina usando roupas com cores ou temas que para "nós" seriam para meninos, por que isso aqui é, de certa forma normal. Eu vi muitos exemplos quando trabalhei nas creches aqui onde moro.
Quando eu cheguei aqui na Suécia, foi um paraíso pra mim. Logo eu que sempre tive tantas dificuldades em comprar roupas plus size no Brasil, quando me deparei com a maioria das lojas com secões grandes de plus size, eu enlouqueci. Eu nem posso descrever em palavras o quanto facilitou a minha vida e o quanto a minha auto estima aumentou. Me senti super representada.  Aqui quem usa tamanho 56, consegue comprar roupas sem problemas, isso não de agora, muito antes de eu chegar aqui, os tamanhos já eram bem democráticos. 
Eu sei que hoje está muito melhor no Brasil, mas na época que eu morava lá, achar uma calca tamanho 46 que me servisse, era muito difícil. Eu sentia uma certa pressão para me encaixar nas roupas que existiam lá e aqui eu posso ser quem eu sou e usar o que eu quiser, não só o que é tendência.

Aqui eu também não tenho dificuldades de encontrar sapatos, eu calco tamanho 40 no Brasil e aqui na Suécia 42. No Brasil, eu tinha que muitas vezes recorrer a sapatos masculinos.

Aqui na Suécia temos uma facilidade muito grande, pra quem não gosta de ir até a loja provar as roupas ou calcados, como eu, a maioria das lojas tem sites onde você pode comprar pela internet e eles entregam na estacão mais próxima do "postnord" (correios da Suécia) ou até mesmo na sua caixa de cartas, dependendo do volume do pacote.
Muitas vezes as lojas enviam com frete grátis e as vezes eles cobram uma pequena taxa de enviou e de retorno da mercadoria.
Se você não gostar da roupa ou do sapato, você devolve para a loja sem grandes complicacões. É só enviar o pacote novamente para a loja.
Isso facilita muito a vida, pois é muito prático.
Juro que não sei mais o que é comprar roupas e sapatos em lojas físicas.

Com relacão a cores, eu não tenho muitos problemas e acredito que nenhum outro imigrante tem(se vocês tiverem escrevam nos comentários), pois as opcões de cores existem. No ínicio achava muito estranho os suecos se vestirem todos de preto e não ter nenhuma gracinha do tipo "tá de luto" ou serem taxadas de roqueiras, mas continuo usando as cores que gosto e estampas que gosto sem problemas, mas não vou negar que depois de um tempo, a gente vai "asuecando" e não acha mais tão estranho o jeito discreto que os suecos se vestem e acaba, em algumas ocasiões, se vestindo igual ou parecido. Eu continuo me vestindo "da mesma forma"(dentro do possível) que me vestia no Brasil, com as coisas que acho bonitas, mas hoje sou mais livre e escolho minhas roupas sem pensar muito no que as pessoas vão pensar, pois ninguém se importa.
Eu sentia muita pressão em ser magra no Brasil e de ser de uma certa forma, de seguir um padrão, de ter uma certa vaidade, que hoje eu não tenho na Suécia. Aqui as pessoas são menos paranóicas com aparencia física. É isso que eu vivo e vejo ao meu redor.

Vou deixar aqui o link de algumas lojas que eu costumo comprar roupas e sapatos:

H&M 












Em grandes cidades aqui na Suécia, o jeito de se vestir muda.
As pessoas geralmente tem a mente mais aberta e ousam mais em cores e formas. As cores do cabelo mudam, a quantidade de maquiagem aumenta bastante, procedimento estéticos também, principalmente nos lábios. As pessoas mostram mais o seu estilo através de suas roupas. Vou mostrar alguns exemplos com as fotos abaixo.
É válido ressaltar que podem existir mulheres mais clássicas e discretas nos grandes centros também, como também podem existir mulheres com muito estilo em cidades pequenas. Falar sobre "jeito de se vestir" vai sempre variar, pois é muito relativo e pessoal.

Obs: Eu sempre falo nos meus posts que os suecos que vivem em cidades grandes são diferentes, mais abertos, mas isso é só uma impressão minha, ok? possa ser que seja o oposto. Possa ser que essas pessoas sejam ainda mais individualistas e reservadas e que vivam em suas bolhas. Não é a minha realidade, então não posso falar com propriedade. É que no geral, pessoas que moram em grandes capitais, tem mais atividades pra fazer, saem mais, tem acesso a coisas e lugares que pessoas que não moram em cidades pequenas não têm, mas é muito relativo dizer isso.
Se você mora em uma cidade grande aqui na Suécia, me conta como as pessoas são, como elas se comportam, o que comem rsrs






Até aqui, eu falei muito das mulheres, até porque eu tenho mais propriedade pra falar, mais agora chegou a hora dos homens.
Nessa foto abaixo eu poderia dizer que são homens que vivem em grandes cidades, mas existem pessoas com estilo em pequenas cidades também, do mesmo jeito que pode existir homens básicos em grandes cidades.


O que eu acho de mais diferente aqui na Suécia, com relacão ao jeito de se vestir dos homens é que eles usam cores sem grandes problemas, até porque cor não tem um gênero, não são todos, mais eles não tem tantos problemas em usar acessórios, como cachecol, chapéus, lencos, bolsas, ocúlos e isso não afeta em nada sua masculinidade. Podem ser muito vaidosos com cabelo e barba.



Acredito que na Suécia em geral, homens e mulheres são mais livres para escolherem o que querem e gostam de vestir. Existem roupas e tamanhos para todos os estilos e isso impulsiona as pessoas a serem quem realmente são e se expressarem através de suas roupas, uns mais que outros.



E você que vive aqui na Suécia:
Qual a sua percepcão sobre como os suecos gostam de se vestir?
Fiquem a vontade nos comentários.

Beijos e até o próximo post!
Espero que tenham gostado desse.

Comentários

  1. Olá, boa noite! Meu comentário na verdade é uma pergunta rsrs... 😅

    Após a permanência de residência for liberada, qual o prazo para eu viajar a Suécia? Tipo: após a decisão, posso aguardar uns 3 meses no Brasil para depois viajar e dar entrada nos documentos? Ou tenho que viajar imediatamente?

    Obrigado por sua atenção! 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Você pode vir quando quiser, um dia depois ou três meses depois, sem problemas.
      Eu chguei aqui depois de três meses da decisão, pois eu trabalhava no Brasil.

      Espero ter ajudado!
      Sucesso.

      Rafaela

      Excluir
  2. Eles são um povo muito bonito, pelo menos eu acho, principalmente as mulheres.
    Obs: desde quando usar chapéu e óculos afeta a masculinidade de alguém?é claro que depende do chapéu e do óculos, mas no geral nada haver isso aí

    ResponderExcluir
  3. Eu como mãe de uma menina a irá nascer, jah estou bem desesperada. Não sei onde você viu que as roupas de criança são coloridas. Eu não me importo com relação a minha filha brincar c brinquedos de menino ou usar super heróis. Mas eu gostaria de ter a liberdade de comprar uma roupa mais colorida p ela. Uma roupa com babadinhos, florzinhas e pompom. É incrivelmente difícil encontrar aqui isso. E a maioria das roupas dela eu preciso importar de Portugal, Inglaterra ou outros locais. Isso é bemmm chato.
    As cores a mais encontro são terrosos, nudes, branco, cinza.
    É bem ruim. Eu só não fico mais triste, porque eu pude trazer algumas coisas do enxoval da Inglaterra. Mas mesmo assim, eu fico bem incomodada de n encontrar nas lojas. Mesmo as mais caras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Glaucinha. Tudo bem?
      Eu tenho um filho de 1 ano e 6 meses, sempre comprei roupas pra ele aqui na Suécia, acho de tudo, roupas com personagens da Disney, roupas neutras, roupas para ocasiões especiais, todos os tipos de roupa, até bons casacos. Acho que é uma questão de gosto mesmo ou talvez não frequentamos as mesmas lojas aqui na Suécia. Amo as roupas da HM para crianças, além de fofas não estragam facilmente na secadora. Gosto da Polarn&Piret também, mas só compro na promoção por serem bem caras. Além de Kappahl, Lindex e Ellos.
      Uma pena você não gostar das roupas de crianças daqui, mas que bom que você tem condições de comprar roupas fora. Sempre que for viajar, já trás os tamanhos maiores para vários anos, assim você não precisa comprar aqui. É uma opção 😉
      Te desejo um ótimo parto e muitas felicidades com sua bebê ❤️

      Abraços
      /Rafaela

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!