Casamento na Suécia!

Olá, Pessoas lindas!

Ontem tive oportunidade de ir a um casamento e foi muito divertido ver as diferencas comparadas ao Brasil.



Gostaria de dizer antes, que no Brasil eu fui para pouquissímos casamentos, só para aqueles que eram bem simples, onde geralmente a festa era na casa da pessoa ou dos familiares, onde não precisava de roupas ostentacão! Sempre evitei casamentos com muito glamuor ou riqueza, sempre mandava um presente e as felicitacoes! Sou bem matuta para essas coisas! Ficava imaginando que se não estivesse vestida adequadamente todos iriam falar de mim depois...essas besteiras, e também pensava nas horas da cerimônia na igreja! Meu bumbum doía só de pensar! Por esses e tantos outros motivos eu sempre me ausentei!
Tinha gente que via como falta de consideracao, eu até entendo esse pensamento, mas não vou para um local para não me sentir bem ou para ficar com cara de poucos amigos estragando a festa dos outros!
Se fosse o casamento do meu irmão acho que teria obrigacão...
Ainda bem que minha melhor amiga já era casada quando a conheci rsrs

Aqui eu não tive escapatória, tive que acompanhar o meu sambo no casamento do amigo dele...mas para minha surpresa as pessoas me falaram que eu nao precisava me preocupar muito com o que eu ia vestir, pois casamentos na Suécia são mais práticos! Geralmente se usa vestidos leves que podem ser usados depois no dia a dia! Eu nao acreditei muito não, mas tudo bem! Até de calca social e blusa eu poderia ter ido, mas preferi vestido! Escolhi um vestido simples e fui!
Parecia até que era eu que ia me casar, estava nervosa sem explicacao! 
E no meu pensamento meu bumbum já estava dolorido...

A cerimônia durou exatos 30 minitos! Isso mesmo! 30 minutos!
As pessoas realmente estavam bem a vontade com seus vestidos, muitas mulheres não estavam nem maquiadas!
Fiquei muito emocionada, como nunca pensei que fosse me sentir!
Lindo casamento!
A noiva não jogou o buquê! Não me perguntem o por que!
E também, aqui não se convida piriquito e papagaio pro casamento, com receio de terceiros ficarem falando...só se convida amigos e familiares próximos, sem medo! Falo isso por que no Brasil nos preocupamos muito com que as pessoas vão falar ou pensar... a vida no Brasil é bem assim! 
Aqui cada um vive sua vida literalmente!


Fomos para a festa! Um local muito bonito, simples e pequeno!
No salão várias mesas e um microfone ao fundo! Vários depoimentos de familiares e amigos, vídeos no telão... A partilha da Torta, A valsa e depois muita música pra dancar! Rolou "Ai se eu te pego"...rsrs

O noivo é sueco, mas tem pai norueguês e mãe brasileira, a noiva tem pais chilenos, mas nasceu aqui, então bemm sueca!

Senti falta daquele bolo maravilhoso com ameixa que tanto amo! Docinhos e salgados também não tinha! Tinha frutas, salada, carne, batata , torta, café, queijos, vinhos e open bar!

Lógico que nem todo casamento na Suécia obrigatóriamente é assim, deve ter suas diferencas, isso fica a critério dos noivos, mas gosto do pensamento sueco de não precisar gastar fortunas para que esse dia seja tão especial! 
Essas foram as observacões da minha expêriencia!
Não existe disputa por quem tem o melhor vestido, qual a melhor maquiagem...eu amei isso, não se tem tanta preocupacão com Status! Ninguém vai sair falando que não comeu kkkkkkkkkk que fulana está tão gorda, que beltrana está tão magra!

Eu não sei se essas observacões que estou fazendo se aplica para todo o Brasil ou é só coisa de nordestino... me corrijam se eu estiver tão enganada assim!
Lógico que existem muitos casamentos simples e bonitos no Brasil, não estou afirmando que não existe, mas na maioria das vezes as pessoas fazem casamentos para impressionar, o desejo de mostrar status supera o acontecimento.
Lógico que isso vai do sonho de cada casal!  Cada um se casa como bem entende...Mas na minha cabeca Casamento na Europa era pior que no Brasil em termo de luxo, e eu me enganei feiooo, me enganei rude! rsrs
Por que "todo" brasileiro pensa que quem mora na Europa é rico e se engana muitoooo!
Normalmente os casamentos aqui são pequenos e simples.
É muito comum também o casal não convidar parentes afastados, só por fazerem parte da familia, colegas de trabalho ou amigos dos pais ou amigos dos amigos, vizinhos... até porque, quem paga o casamento são os próprios noivos em geral, então fica bastante caro ou muitas vezes por preferir algo mais intimo somente com as pessoas mais próximas, mas diferente do Brasil, aqui as pessoas que não são convidadas não levam a mal.
E também muitas decoracões são feitas a mão, como também certas comidas da festa, são levadas de casa e não compradas ou preparadas pelo buffet contratado.
 

Fica a Dica: Meninas, não se estressem tanto com casamentos na Suécia!
Vá como vc achar melhor, da forma que você se sentir realmente confortável...
Ninguém vai olhar! Ninguém vai te descriminar! A mente das pessoas aqui é muito aberta! Estão mais preocupados em se divertir e não em reparar coisas fúteis!

Nelly.se é um ótimo site para comprar vestidos casuais!
Foi lá que comprei o meu! Recomendo!

Vi ses allihopa!
Hej då!




Comentários

  1. Gostei do post!!!!! Mas posso falar??? Cade a suuuua foto menina?! Até dica do site vc deu para os leitores , mas nem uma focinha sua? posa ficou tao linda pro casório sueco e nem quis expor rhum :(
    Puss puss.'*

    ResponderExcluir
  2. Gente... escrevi um comentário grandão e não sei se foi pq eu não tava logada. Bom pra eu lembrar sempre do ctrl+c!!! Hahaha... Enfim, vou comentar de novo.
    Eu dizia que eu fiquei com a mesma sensacão que você, super preocupada! Não sabia se podia ir de preto, qual o tamanho certo de vestido... quando fui ver, realmente eles não se importam para nada!
    Fui ao casamento de um casal de amigos, e achei super diferente os noivos entrarem juntos na igreja! Ela tbm não jogou o buque, porque disse que se esqueceu só.. hahaha!
    Eu filmei o casamento deles: http://www.youtube.com/watch?v=Qq5ZvBhR_eg
    Depois vou postar lá no blog. =)

    A gente tem que marcar de se encontrar!!! Quando vc vem a Estocolmo?
    Beeijos!

    ResponderExcluir
  3. Que legal, Vic! Bom saber que não sou só eu que me preocupo com essas coisas! rsrs
    Lindo vídeo!
    Não sei quando vou a Estocolmo, mas quando eu for eu te mando um e mail ta bom?
    Vou te aperriar um pouquinho quando eu for =P

    Beijo Grande!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde! Eu sou portuguesa e namoro um paquistanês.ele é casado no Paquistão mas quer fazer segundo casamento comigo na Suécia. Gostaria da saber quem me pode ajudar com as seguintes questões. Que documentos eu e ele precisamos e quanto custa o casamento na Suécia . Desde já obrigada fica o meu e-mail para poderem responder
    lourinho.sofia@gmail

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Por conhecidência, meu último post no blogg foi sobre isso, mas acho que você não leu.
      Tá aqui o link:
      http://sueciaqueridos.blogspot.com/2019/01/como-se-casar-na-suecia-casamento-no_9.html?m=1

      To te mandando o link de outras colegas sobre o mesmo assunto:

      https://umacaipiranasuecia.com/tag/casamento-civil-sueco/

      https://www.brasileiraspelomundo.com/como-e-casar-na-suecia-261457850


      Todas as informações sobre como se casar na Suécia você encontra nesse link abaixo.

      Se você ainda não fala sueco, não tem nenhum problema, tem como alterar o idioma.

      Na mesma página você vai encontrar um chat para tirar suas dúvidas sobre isso. Se isso ainda não for suficiente, nessa mesma página você vai encontrar o número de telefone deles.

      As únicas informações que posso te adiantar são: Os dois tem que estar solteiros e precisam provar isso; maiores de idade e não serem parentes.

      Fica difícil responder as suas perguntas em específico, pois não trabalho com essas burocracias, mas as informações corretas você vai encontrar no site do skatteverket. (site do governo sueco)
      Com relação ao valor que se paga, no casamento no civil, não paga absolutamente nada. No caso de pessoas com visto de permanência. Não sei como funciona em outros casos.

      https://www.skatteverket.se/privat/folkbokforing/aktenskapochpartnerskap/forevigselnhindersprovning

      Espero ter te ajudado um pouco.
      Te desejo muita sorte e felicidades.

      Atenciosamente
      Rafaela

      Excluir
  5. Vc sabe me informa quanto tempo demora para agenda in casamento? Meu visto acaba daqui 45 dias E agora resolvendo nos casar, sou brasileira e Meu noivo dinamarques e estamos em Copenhagen. Mais aqui demora muito para agenda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Tudo bem?
      Eu moro na Suécia e não sei como funciona na Dinamarca.
      Aqui não demora, pelo menos no lugar onde eu moro.
      É só o tempo do documento que eu citei acima chegar em casa e ir no "cartório" marcar, sem complicações.
      O difícil é conseguir data durante o verão que é a época que as pessoas mais casam aqui.

      Minha dica é: procura saber como é aí e dá entrada, se sair antes de você ir embora, vocês se casam.
      Mais acredito que aí também precise provar que você é solteira no seu país de origem.
      Caso você ainda não tenha, pede para algum parente seu ir no cartório no Brasil, onde você foi registrada, e peça uma certidão de solteira, assim eles te enviam ou escaneiam e mandam pra você. Depois você pode traduzir o documento para inglês ou dinamarquês (depende de como são as regras aí, aqui seria assim) e pronto.
      Não são muitos documentos, aqui seria o formulário que eu citei, a certidão de solteira e o passaporte, no caso de você não ter permanência na Suécia.
      Na Dinamarca talvez seja parecido, eu não sei, mas se vocês querem muito se casar, vale a pena ir atrás de algumas informações no órgão responsável.
      Fala com seu namorado/noivo, ele sabe onde procurar mais informacoes. :)

      Te desejo sorte e tudo de bom!
      Rafaela

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.