SAS ( SVENSKA SOM ANDRA SPRÅK )


Oi, Pessoas lindas!
Hoje vim falar para vocês como está sendo estudar o SAS a distância e o que estudamos no curso...



Depois do SFI, nós podemos seguir estudando sueco através desse curso chamado SAS ( SVENSKA SOM ANDRA SPRÅK ) que significa Sueco como segunda língua. Depois desse curso tem também o Sueco 1, Sueco 2 e Sueco 3, que equivalem ao ensino médio.
Quando eu vim para a Suécia eu pensei que depois que concluisse o SFI eu estaria falando sueco em um nível muito bom, mas isso não aconteceu, hoje eu sei que o SFI é só o início de tudo, é só uma base e nada mais que isso. Já conversei com várias pessoas sobre o SFI e nenhuma afirmou ter saido falando bem o sueco somente com o SFI, (se você é uma excessão então escreve ai nos comentários ta bom?). Quando eu sai do SFI eu conseguia me comunicar( me virar), mas ainda existiam e ainda existem algumas lacunas, ou seja, meu vocabulário não é amplo e por isso que existe o SAS.
O SAS é um aprimoramento, é um nível mais avancado do sueco, nele você vai assistir alguns filmes e fazer resenhas do que você entendeu, ler livros, novelas, fazer textos mais elaborados com a sua opinião. No SAS temos mais debates sobre diversos assuntos, temos apresentacoes de trabalhos e mal vemos gramática, pois se vc chegou até o SAS entende-se que vc já sabe como funciona a gramática sueca, entao se vc tiver dúvidas sobre alguma coisa você pode perguntar, a professora até me deu um caderno de exercicio de gramatica, mas ela não vai corrigir em sala de aula, isso é algo pra mim, para o meu conhecimento. Ela está sempre aberta para esclarecer dúvidas sobre gramática.
As aulas presenciais acontecem de segunda a quinta das 08:00 as 12:00 aqui onde moro, as tardes são para estudar em casa e sexta feira livre para fazer o que quiser.
A distância eu tenho acesso a todo material das aulas presenciais através do site da escola e tenho alguns textos obrigatórios para fazer e entregar. Ler alguns livros, algumas novelas e fazer uma resenha ou comparacao. Interpretacoes de textos também.
Nesse curso também aprendemos a identificar vários tipos de estilos literários, como conto , saga, artigo...
Mas você pode estar pensando, "Rafaela, mas eu lia livros no SFI e fazia textos, tudo o que vc está descrevendo eu fazia no SFI."
Sim, eu também fazia algumas coisas do tipo, mas no SAS tudo é mais aprofundado, não é da forma como é feito no SFI. Você tem acesso a muitas palavras novas, expressoes novas que vao enriquecer o seu vocabulário.
Uma coisa muito legal no SAS é que as pessoas realmente estão lá para estudar,para aprender,pois as duas semanas que estudei no SAS presencial, antes de ganhar a continuacao do estágio, vi todo mundo muito focado na sala de aula e adorei de verdade, me senti muito bem. No SFI não era assim, tinha muita gente que não sei mesmo por que iam para escola, por que não queriam aprender, só iam para escola para atrapalhar as aulas e desreipeitar os professores. Muitas vezes tive que me queixar a professora pois não conseguia me concentrar.
Espero que todos possam ter a mesma sorte que eu tive de encontrar um turma bacana. #pensamentopositivo


No SAS também é legal por que você pode se inscrever no CSN e receber uma ajuda de custo para poder estudar, mas por exemplo se você estuda a distância você não tem direito ao que se chama "Bidrag Studie = Ajuda de custo para estudar", você só tem direito a receber se você está estudando presencial.
Se eu estivesse estudando presencial e ao mesmo tempo fazendo um estágio remunerado, eu não tenho direito a receber esse Bidrag, pois estou ganhando a ajuda de custo do estágio e não posso ganhar os dois. Temos que escolher entre um ou outro.

Mais informacoes sobre o bidrag aqui:

No SAS vc pode também iniciar os estudos de outras matérias como matemática, inglês em outras turmas.
Muitos estudam as matérias necessárias para estudarem na universidade. Depende muito do curso que vc quer fazer...

Próximo ano pretendo comecar a estudar inglês e sueco :D
Feliz, Feliz, Feliz!!!!!!

É importante traduzir seu histórico do ensino médio ou diploma da faculdade o quanto antes, pois talvez dependendo da carga horária, algumas matérias serão válidas aqui, então você não vai precisar estudar tudo do início.
Quando eu estava acabando o SFI uma pessoa que é formada para ajudar os alunos com informacoes sobre profissoes, estudos (Studievägledare) visitou a minha classe e esclareceu algumas coisas. Ela pediu para que nós perguntassemos ao nosso Handläggare no Arbets se eles podiam ajudar com as traducoes, na epoca fui até lá e eles me ajudaram, traduziram todos os meus historicos escolares gratuitamente e me mostraram o site com o endereco para enviar essas traducoes para um orgao responsavel pela validacao de historicos escolares e certificados. Vou deixar o link aqui em baixo:
Eu não sei se todos os Arbetsförmedligen da Suécia ajudam a traduzir certificados escolares, mas não custa nada perguntar né? O meu demorou cerca de um mês para chegar em casa, mas pode demorar mais...

Bem acho que já falei demais...
Até Mais 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.