Trabalhar como barnskötare na Suécia 2!

Oi, Pessoal!


Hoje vim falar um pouco mais sobre como está sendo a minha experiência como "vikarie": substituta (barnskötare: auxiliar de sala, babá) nas creches e escolas aqui na Suécia.
O tempo passou super rápido, já tenho 3 meses trabalhando em escolinhas.
Está sendo bom, lógico que como todo trabalho tem seus pontos ruins, mas tem me feito mais bem do que mal. As vezes encontro pessoas super agradáveis, com quem troco bastante informacões, como as vezes encontro muita gente desagradável e que simplesmente se aproveitam de você e te fazem trabalhar mais do que você deve. Isso acontece em qualquer lugar, não é mesmo? Não tem jeito, mas o que se aprende é muito mais valioso que tudo isso, tanto para a vida, quanto na comunicacão em sueco.

Depois que a neve foi embora e a primavera chegou, as  crianças brincam muito mais horas nos parquinhos da escola e é uma maravilha para as professoras e para mim como vikarie não precisar agasalhar tão bem as criancas nessa época. Elas costumam também comer o lanche da tarde (mellanmål- mellis) fora da sala de aula, ao ar livre sentados em mesinhas de madeira como mostro na foto a baixo ou sentados em naqueles "lençóis" ou toalhas que usamos para fazer piquiniques.





Tive a oportunidade também de ir assistir apresentacões teatrais nos dagis (creches) e foi super divertido ver o trabalho que as professoras fazem junto com as criancas para as apresentacões, sem contar que as criancas adoram. Gosto também da oportunidade que as criancas tem de poder mostrar fotos de alguma viagem que fizeram ou sobre um brinquedo que elas gostam muito no momento do samling que é quando eles ficam juntos em um círculo junto com os professores e as vikaries que estiverem no local para comer uma fruta, cantar músicas, ouvir histórias...
As professoras costumam ensinar as criancas a plantar flores em vasinhos ou caixinhas de leite vazias nessa época e mostram como uma borboleta nasce por exemplo, mostrando do ovo até a borboleta adulta e depois de um tempo soltam a borboleta no ar.
A tecnologia também está presente nas escolas, como o uso do tablet. É incrível como os pequenos ficam vidrados em tablets assistindo algum desenho animado ou jogando algum jogo para a idade deles.

Estou cada dia mais fã das atividades diferenciadas das escolinhas suecas! :)



As criancas costumam também ir também para a floresta. Lá eles fazem algumas atividades como brincadeiras proposta pelas professoras, cantam, ouvem histórias, lancham e ficam lá em contato com a natureza. É super divertido fazer isso com eles. Isso depende claro de escola para escola e depende também da faixa etária das criancas. Os pais as vezes estão presentes nesses passeios pela floresta.





Tive a oportunidade de nesses três meses trabalhar com criancas maiores também, de 6-8 anos e me perdoem se vocês tiverem filhos nessa idade, mas tenho que falar: Que criancas terríveis!!!!!! Meu Deusssss do céuuuuuu!!!!!!!! rsrs =D 

As criancas de 6-8 simplesmente não escutam, gente! Eles fazem o que eles querem. Eles já entendem como as coisas funcionam, mas sempre fazem o que tem vontade ou fazem tudo ao contrário do que é pedido e na minha funcão eu não posso gritar ou puxar uma crianca pelos bracos para que ela me escute. Então é complicado, o máximo que posso fazer é tentar conversar e convencer...




Essa escola de ensino fundamental em que trabalhei 8 horas, possuía 32 alunos, três professoras estressadas, uma vikarie que era eu e mais uma språkpraktikant que estudava o sfi D. Isso mesmo 5 pessoas e foi difícil conter a energia dessa garotada. Alguns dos alunos dessa classe foram para aula de natacao, então eu acredito que nessa classe existiam mais criancas. Fiquei pensando no Brasil, onde um professor toma conta de muito mais alunos sozinho. Meu Jesus, como conseguem? Porque nessa idade essas criancas acham hiper divertido se baterem ou zombarem uns dos outros. Rola MUITO bullying. Muito mesmo. Dentre esses 32 alunos somente 4 eram estrangeiros e eram alunos super calmos.

Não quero generalizar e dizer a vocês que em todas as escolas da Suécia são assim, lógico que não, mas esse aqui é o relato da minha traumatizante experiência rsrs
Brincadeira gente, acho que também é uma questão de costume. Eu estava muito voltada para as criancinhas, quando me deparei com criancas maiores que me respondiam e gritavam comigo e me diziam coisas feias, lógico que estranhei. Somente quando o dia estava terminando é que eu pude perceber qual o tipo de atitude que eu deveria ter tomado desde o início, então estou aprendendo com o tempo. Pretendo trabalhar em outras escolas com a mesma faixa etária para que eu posssa ter a certeza se realmente não é minha praia trabalhar com criancas dessa idade ou não, pois sinceramnete acho que não é só porque uma experiência foi ruim que eu tenho que generalizar. As vezes faz bem tentar outra vez em um outro lugar para ter uma opinião mais concreta.

Existiram algumas vantagens em trabalhar com essa faixa etária, como por exemplo: as criancas não precisam de ajuda para se vestirem, irem ao banheiro ou comerem. Nada de fraldas, pessoal! Eles são muito mais independentes. Foi interessante observar também os cadernos que cada uma delas tinham, cada caderno com uma matéria e do quanto eles amam matemática. Eu odiava matemática na época deles e continuo odiando ainda hoje rsrs
Eles também costumam assistir vários filmes suecos antigos e clássicos.

Diferente das creches que costumam abrir as 6 horas da manhã e fechar as 5 da tarde, na escola do ensino fundamental eles têm aula das 8 as 14, depois desse horário eles podem permanecer na escola, mas não para ter aulas e sim para esperar pelos pais no fritidshem que significa "centro de recreacão". Lá eles podem fazer as licões da escola, podem brincar com jogos de tabuleiro, futebol, pintar, desenhar, brincar no parque,  isso vai depender muito da equipe que assumir a responsabilidade pelas criancas quando os professores forem embora. Eles que propõem o que será feito e muitas vezes deixam as criancas livres para escolher.

Infelizmente no verão muitas creches fecham, pois muitos pais tiram férias e ficam com as criancas, então o trabalho com vikarie diminuie ou se torna quase inesistente. Sabendo disso, procurei trabalho de verão na empresa que fiz o meu estágio por 6 meses e tive a sorte de ser chamada e comecei hoje. Estou muito feliz.  :)

Em setembro volto novamente a trabalhar com as criancas nas escolinhas e creches =D
Já estou sentindo saudades delas...



Um bom verão para todos vocês!!!!!!!!!!!!!!!








Comentários

  1. Oi Rafaela
    Eu estou na Suécia há três meses.
    Estou na escola.
    E buscando um estágio.
    Pode me me dizer por favor, com quantos meses de SFI você pode estagiar?
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gnade! :)
      Eu não sei se existe alguma regra, mas se houver, com certeza a escola ou até mesmo o Arbetsförmedligen podem te responder.
      Eu comecei o meu primeiro estágio assim que terminei o SFI, pois esse era o requisito básico que a empresa pedia, mas já conheci outras pessoas que faziam o SFI e praticavam.
      Procura saber mais sobre o assunto no Arbetsförmedligen, pergunta sobre o Integsjobb.
      http://www.arbetsformedlingen.se/For-arbetssokande/Stod-och-service/Stod-och-insatser-A-O/Instegsjobb.html

      Espero ter te ajudado um pouco.
      Sucesso!

      Rafaela

      Excluir
  2. Oi Rafaela, tudo bem?

    Pretendo me mudar pra Stockholm no comeco do ano que vem e tenho a intencao de trabalhar em creches como professora assistente tambem. Tenho uma duvida: eles contratam sem o curso de barnskötare e so com o SFI de nivel de sueco? Eh uma area relativamente facil de achar emprego para estrangeiros? Eu tenho experiencia de quase 3 anos e um curso tecnico que fiz em Childcare na Australia, sera que ajudaria? Esse emprego que voce tinha era como casual de agencia, que eles te ligavam dizendo onde e quando tinha disponibilidade?

    Tenho intencao de fazer o curso na Suecia tambem, mas a minha duvida era se eu poderia conseguir emprego enquanto estou cursando ja que tenho a qualificacao da Australia.

    Desde ja obrigada!

    beijos,
    Thieli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thieli. Tudo bem?
      Aqui na cidade que eu moro, que é pequena, a procura por pessoas para trabalhar com criancas nas escolas é muito grande, imagino que em Estocolmo seja ainda maior. Acredito que você näo terá grandes dificuldades de encontrar trabalho nessa área.
      Aqui geralmente eles costumam contratar pessoas que tenham pelo menos o sueco básico, ou seja, com pelo menos o curso do SFI concluído, mas não sei como funciona em Estocolmo.
      Eles inicialmente contratam sem o curso de barnskötare, mas depois de um tempo eles exigem o curso. Existe um limite de horas para trabalhar como vikarie sem o curso, depois dessas horas você precisa ter o curso para continuar trabalhando ou para se manter em uma escola só, mas como não vivo em Estocolmo não sei se isso vale para lá também.
      Acho que seu curso e a sua experiência podem te ajudar bastante sim, mas para saber se seu curso é equivalente ao curso de barnskötare você teria que enviar seu diploma do curso para o órgão responsável, eles aceitam documentos em sueco ou em inglês:
      https://www.uhr.se/bedomning-av-utlandsk-utbildning/

      Esse emprego era casual sim, eles ligavam quando precisavam.
      Assim que você chegar aqui, entra em contato com a prefeitura do lugar onde você vai morar, eles geralmente costumam ajudar com informacoes sobre isso.

      Espero ter te ajudado um pouco.
      Boa sorte e Muito sucesso :)

      Beijos
      Rafaela

      Excluir
  3. Oi Rafaela. Meu marido está com uma oportunidade de emprego em Estocolmo. Eu yrabatra com educação aqui no Brasil ja ha uns 18 anos. Fui professora na educação infantil por 15 anos e atualmente sou diretora de uma creche e pre escola. Sou formada pedagoga e gostaria de saber se minha formação e experiência daqui contribuiriam para eu arrumar uma oportunidade dessas na Suécia. Também gostaria de saber quanto dá para tirar por mes com esse tipo de trabalho. Gosto muito do que faço é é gostaria de continuar na mesma area. Outra coisa, nan falou nada além de português. Isso dificultaria as coisas ou costumam dar trabalho para quem se propõe a aprender tbm?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Angelica!Tudo bem?
      Sua experiência com pedagogia facilitaria sim, mas acredito que eles vão pedir para validar seu diploma. Se eles validarem 100% você já pode comecar a procurar trabalhos como professora, mas se não, você terá que estudar em uma universidade aqui e completar seus estudos, para que eles sejam válidos aqui também.
      Outra coisa importante é que você tem que falar sueco.
      Sobre questão de salário, nao da pra te dar uma ideia, pois é muito relativo.

      Espero ter ajudado.
      Boa sorte!
      Rafaela

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.