Sueco 3 -Svenska 3 - SVA3

Sueco 3 -Svenska 3 - SVA3

Oi, Pessoas!


Hoje eu vim escrever um pouco sobre como está sendo o curso Svenska 3 para mim e como foi chegar até aqui.

O sueco 3 é último curso de sueco, ele equivale ao 3 ano do ensino médio.
Primeiro fiz SFI B, C e D. Durou 9 meses pra mim. Com aulas 3 vezes na semana, 6 horas por dia.
Não existe um tempo mínimo para concluir o SFI, existe sim um prazo máximo, que na minha época era de 3 anos, mas é possível sim concluir o SFI em menos tempo, principalmente se você tem aulas todos os dias, mas não tenham pressa de terminar o SFI, pois ele é a base de tudo, se você fizer um bom SFI, você não terá problemas no futuro.
Depois fiz SAS. Foram 5 meses. Esse curso eu fiz a distância, pois foi na mesma época que estava fazendo a prática (språkpraktik). Eu tinha que encontrar a professora uma vez por mês e entregar todas as liceõs uma vez por semana.
Eu gostei de ter feito o curso a distância, mas para fazer cursos a distância é preciso muita disciplina. O acesso ao professor  foi é super fácil, eu não tive nenhum problema, mas eu sentia falta de falar com pessoas, da interacão que só temos estudando presencialmente.
Em seguida SVA1, SVA2 e o SVA3.  Cada um com duracão de 5 meses, aulas uma vez por semana e aulas de mais ou menos 2 horas de duracao, no máximo.
No sueco 3 temos que ler bastante, textos longos, variados e cosequentemente escrever mais do que nos cursos anteriores. Os textos variam entre 600 palavras no mínimo e no máximo 800 palavras.
Nesse curso acredita-se que você já sabe fazer citacoes, referências, textos argumentativos, sabemos como funciona a estrutura de vários tipos de texto( crônica, saga, artigos de debate), sabemos diferencia-los, faze -los e além de tudo isso, sabemos analisar um texto, sabemos identificar que tipo de variacão linguística foi usada.
Aprendemos a fazer ESSÄ, PM e Utredande text. (eu não sei traduzir esses tipos de texto para o português, quem souber dá um help). Aprendemos também a aperfeicoar textos argumentativos, como fazer uma apresentacao argumentativa e investigativa. Li também um livro com mais ou menos 400 páginas e próxima semana farei uma resenha sobre ele.
O objetivo do principal do curso ao meu ver, é preparar o aluno para os trabalhos científicos que serão feitos na universidade. Consequentemente acabamos aprendendo palavras novas, novas expressões, até porque temos que ler bastante, mas o objetivo do curso não é que você fale melhor. Acho que até o SAS, o professor está realmente focado em te ajudar a melhorar na pronúncia, gramática e tudo mais, mas a partir do SVA 1 isso diminue bastante, pois entende-se que você já tem um nível bom de entendimento sobre isso. É por isso que destaco a importância de estudar cada curso no seu tempo, sem pressa, sem estresse de querer terminar rápido, pois as vezes perdemos coisas importantes  porque o foco está em terminar o curso e não aprender de verdade.
Eu sinceramente ainda não sei se vou fazer um curso universitário aqui na Suécia, pelo menos isso não está nos meus planos no momento, mas se um dia eu decidir fazer, já tenho o sueco 3, que é um dos pré- requisitos para entrar no curso que quero. Agora só preciso do inglês 6 para fazer o curso de Förskolärare. As outras matérias que preciso para entrar no curso já foram validadas dos meus históricos escolares do Brasil.

Para quem ainda não sabe para que lugar enviar suas notas para a validacão, vou deixar o link aqui em baixo:
www.uhr.se/bedomning-av-utlandsk-utbildning/
Costuma demorar alguns meses. Para mim demorou exatos 8 meses.
Eu estou bem feliz em estar quase terminando o SVA3. Para mim é uma grande conquista.
A prova de sueco 3 vai acontecer agora no final de novembro e diferente do SVA1, vamos receber uma cartilha com todos os textos antes de prova, para poder ler com calma e treinar possíveis textos, treinar argumentacão, possíveis citacões...
No sueco 3 temos apenas duas avaliacões, diferente do sueco 1 que temos três.
No sueco 3 temos a prova de escrita e a apresentacão oral + a soma de todas licões, mas eu pretendo fazer um novo post contando detalhes sobre a prova.
Bem pessoal, espero que tenha dado para entender mais ou menos como funciona o curso.
E se vocês tiverem alguma dúvida com relacão ao SFI, SAS, Sueco 1 e 2, podem pesquisar nos meus posts anteriores, pois eu escrevi tudo bem bonitinho para vocês.
Lógico que bastante coisa já deve ter mudado, mas talvez eles ainda possam dar alguma ideia de como esses cursos funcionam.
Até o próximo post!
Hej då :)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.