Suécia, Inverno 2018!

Oi, Pessoas lindas!


Primeiro post do anooooo ÊÊÊÊÊÊ!!!!!!!!!!! Vivaaaaa!!! :)
Espero que esse seja o primeiro de muitos posts durante o ano!



Gente, me explica o que aconteceu nesse inverno de 2018 aqui na Suécia, por que eu buguei. Sério!
Que inverno rigoroso foi esse? Jesus!

Sugou todas as minhas forças e parecia que nunca ia ter fim. Eu realmente pensei que não ia ter fim, tava sem esperança... 

Igual quando você está vivendo uma situação muito difícil na vida e não vê luz no fim do túnel. Assim foi o meu inverno.

Eu não via um inverno assim desde 2012, quando eu vim para a Suécia como turista.
Aqui em Dalarna começou a nevar e a ficar muito frio já em novembro de 2017 e depois que começou a nevar não parou mais até antes de ontem. (10 de abril 2018).
Nunca vi tanta neve na minha vida em 4 anos de Suécia. Foi muito intenso. Não sei mesmo de onde saiu tanto frio e neve assim.


Várias viroses, resfriados e "magsjukas" no ar. Tive magsjuka pela primeira vez na vida e não desejo nem ao meu pior inimigo, que eu nem tenho.


Acho que vai demorar mais um pouco pra toda essa neve sumir, mas a notícia boa é que o gelo dos telhados já estão derretendo e em breve toda a rua vai estar livre de neve. Que emoção!!!!

Já está bem mais claro aqui, o sol tem aparecido com mais frequência, para nossa alegria, principalmente depois que mudamos para o horário de verão.
Estou feliz! Não aguentava mais tanta escuridão, frio e neve, logo eu que sou uma apaixonada por neve, não aguentei esse ano, mas assim é a vida e o tempo, sempre nos surpreendendo.

Espero que vocês tenham uma ótima primavera que já está entre nós, ou não? :)
Já escuto a música do caminhão do sorvete...
Já vejo as plantas florecendo...
É pessoal, acho que a bonanca chegou :) 

Fiquem com esse vídeo maravilhoso hahaha


Beijos, Pessoas! 

Comentários

  1. oii!
    Cheguei no seu blog procurando conteúdo para aprender sueco do zero haha e vi que a postagem que eu estava lendo era de 2013 :P agora me ficou a dúvida, quanto tempo levou pra aprender a língua? haha
    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ba! Tudo bem?
      E se eu te disser que ainda estou aprendendo? Você acreditaria? :)
      Todo dia aprendo uma expressão nova, uma palavra nova, mas já consigo me comunicar bem em sueco, afinal moro aqui a 4 anos. O meu me comunicar bem se basea em entender o que se diz e responder a altura,hoje eu não preciso mais perguntar 3 vezes para ser entendida, mas ainda não me considero fluente, acho que tenho bastante coisa ainda pra aprender e aprimorar, mas nada comparado ao inicio de tudo.
      Eu levei cerca de 2 anos para entender de fato o que tavam falando, passei 9 meses no SFI e logo depois comecei um estágio gratuito que foi a salvacão da minha vida. Foi lá que eu aprendi sueco de verdade, conversando com as pessoas. Na escola a gente só aprende o basicão mesmo e as vezes nem isso...
      Nesses últimos anos eu venho aprimorando a pronúncia, como falar o mais correto que eu puder, novas palvras pra aumentar ainda mais o meu vocabulário...
      É isso, pra aprender uma nova língua requer esforco continuo e paciência, mas isso não significa que você não possa aprender mais rápido que eu, cada pessoa tem o se tempo de aprendizagem. A vergonha/timidez atrapalha muito no aprendizado.
      Minha dica é faca muita amizades com suecos e se atreva a falar, a gente perde muito tempo com timidez boba, os suecos gostam de ajudar quem está interessado em aprender e isso é maravilhoso. Se tiver a oportunidade procura estágios, pois é na prática que a gente aprende mais.

      Te desejo muita sorte!
      Espero ter te ajudado um pouco.

      /Rafaela

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.