Inglês 5 / Engelska 5

Oi, Pessoas!




Hoje resolvi escrever um pouco sobre os cursos de inglês que fiz aqui na Suécia.
Eu nunca falei especificamente sobre esse curso aqui no blog. Eu sempre comentei sobre ele nos posts sobre o curso de sueco, mas vou escrever aqui pra quem tiver curiosidade de saber como funciona um curso de inglês na Suécia, baseada claro na minha experiência. 

Porque eu quis fazer o curso de inglês se na Suécia se fala sueco?
Primeiro porque é de graca e eu sempre tive vontade de aprender inglês no Brasil, mas nunca tive condicões para pagar um curso bacana no Brasil;
Segundo porque falar inglês nos dias de hoje é SUPER necessário, por questoes pessoais e principalmente profissionais. 

Eu estudei o curso básico de inglês (engelska 4 ou grund) e o inglês 5 (engelska 5) gratuitamente na escola de adultos, chamada de Komvux. O curso básico eu fiz presencial e o inglês 5 a distância.
Não sei se existem cursos particulares de inglês na Suécia, acredito que sim, mas em cidades grandes.

A primeira vez que fiz a inscrição pro curso, eu ainda estava no SFI, mas fui impedida de fazer, pois eu ainda não tinha o básico de sueco e tinha pouco conhecimento de inglês. Comecei o curso básico logo após terminar o SFI e me perguntaram se eu gostaria de fazer um teste de nivelamento, mas eu não quis, pois o meu inglês é muito "the books on the table" rsrs então comecei a estudar o inglês básico.

O curso básico consistia em 3 livros de inglês, chamado Stepping Stone volumes 1,2, e 3 dos autores Birgitta Dalin, Jeremy Hanson e Kerstin Tuthill. 
Ótimos livros. Super recomendo pra quem quer iniciar os estudos em casa. 
Nós estudávamos 3 ou 4 capítulos e fazíamos pequenos testes. 
A junção desses testes e outras atividades me dava direito de fazer a prova no final do semestre. 
Entre essas outras atividades, estava em ler pequenos livros e participar de uma discussões com os colegas de classe e individualmente com a professora, explicar o que entendi e responder eventuais perguntas.
Tivemos outras atividades também como apresentações orais. A primeira foi apresentar pra turma uma receita de comida e modo de preparo. Bem difícil pra quem não tem muito vocabulário. Eu ensinei a fazer brigadeiro. rsrs
A segunda apresentação foi falar sobre uma pessoa importante para a humanidade.
Fizemos muitos exercicios de escuta na sala também, com varios sotaques diferentes.

A professora em momento nenhum falava em sueco durante a aula, somente em inglês. Se tivessemos alguma dúvida, no inglês básico por exemplo, podiamos fazer a pergunta em sueco, mas a professora respondia em inglês, somente no caso do aluno não entender nada da explicacão era que a professora explicava rapidamente em sueco, mas isso não acontecia com frequencia e no inglês 5, não se falava mais sueco na sala.
As aulas tinham duracão de 1 hora e meia, duas vezes na semana, mas existia um dia de aula de conversacão a parte para todos os alunos do curso de inglês, de diferentes niveis, mas essa aula não era obrigatória. Essa era a aula que eu mais aprendia, pois eu escutava inglês o tempo todo, mesmo que eu não pudesse falar.

A prova consistiu em 4 etapas.
A primeira prova foi a de escuta, a segunda de leitura e a terceira de "redacão".
A 4 "prova" foi a juncão de tudo que foi feito na sala de aula, todas as atividades e apresentacões.

A prova não foi fácil, principalmente a prova de escuta. Eu achei os dialogos muito rápidos.
Eu pensei que ia ser uma prova bem mais simples, já que o curso era básico, mas me enganei bastante.
Textos grandes, com várias palavras novas que somente são compreendidas se você compreender o contexto.
Tive que improvisar bastante e me sai até que bem, muito melhor do que eu esperava. :) Nota C.

O Inglês 5 eu fiz a distância, pois nessa época eu comecei a trabalhar 100%.
O curso a distância para mim não foi muito bom, pois eu não tinha interacão com a turma. Acho que com colegas de classe, praticando, se aprende muito mais rápido.
Encontrava a professora apenas uma vez por mês e todas as semanas tinha que enviar os exercicios que estavam dentro do plano do curso.
Nesse curso eu enviei muitas, muitas licões de escritas, tipo redacões.
Li o livro " The boy in the striped pyjamas" e apresentei para a professora como prova oral do curso.
Li ele até o final e no comeco foi enlouquecedor, não entendia muita coisa, mas no final deu tudo certo.
Nesse curso usamos o livro WORLDWIDE ENGLISH 5 dos autores Christer Johansson, Kerstin Tuthill e Ulf Hörmander. Maravilhoso! Muitos textos. Amo livros assim.

A prova teve o mesmo esquema do curso básico, mas num nível muito mais avancado, é claro.
Tenho que confessar que terminar foi um grande desafio, pensei várias vezes em desistir, mas ao mesmo tempo sabia que se não terminasse esse curso dessa vez não voltaria a faze-lo, pois a quantidade de textos que li e escrevi poderia entrar para história, então conclui. Eu não tive tempo para me dedicar tanto quanto gostaria, mas no final deu tudo certo e eu consegui a nota D, de Deus que me ajudou, porque ne? rsrs

Pretendo fazer o último curso que é o inglês 6 quando eu tiver mais tempo para me dedicar.

O que posso concluir desses dois cursos que fiz é que eu ainda não falo inglês, mas que consigo compreender bastante coisa que antes para mim era impossível. 
Posso até arriscar fazer algumas perguntas ou soltar algumas expressões, muito timidamente, com aquele medo horrível de pagar um mico que todas as pessoas que estão aprendendo um novo idioma têm, pecando bastante na gramática ainda, porque a pronuncia eu nem vou falar, né? Joel Santana rsrs brincadeiras a parte, nada se compara com o inicio de tudo, eu melhorei sim no inglês, mas posso ficar melhor, principalmente se eu praticar mais.
O curso de inglês aqui na Suécia tem uma qualidade muito boa, tive uma professora excelente e foram raríssimas as vezes que falei em sueco com ela, principalmente no inglês 5.
Acredito que não é dificil ser aprovado em cursos de inglês aqui na Suécia, o dificil é você conseguir se comunicar bem, sem ter ninguem para conversar e praticar.  Idioma é algo que tem que ser exercitado todos os dias. Não tem jeito.
Se o seu objetivo é obter notas, não vai ser um problema.
As provas tem o seu grau de dificuldade, mas não é nada impossivel. Basta dedicacão!


Espero ter ajudado, Pessoal!
Beijos e até a próxima...






















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.