Tirando carteira de habilitação na Suécia.
Olá, Pessoas lindas!
Hoje quero falar um pouco de como está sendo a minha saga para tirar a carteira de habilitação na Suécia.
Todos
nós, brasileiros que vivemos na Suécia, sabemos que quem já tem
habilitação brasileira, pode dirigir aqui na Suécia, durante 1 ano sem
problemas. Se você não sabia está sabendo agora. Depois disso a única
saída é tirar a carteira de habilitação sueca.
Aqui
na Suécia funciona mais ou menos assim, você pode aprender a dirigir na
auto escola e pagar os olhos da sua cara para tirar sua habilitação ou
pedir uma autorização ao o que seria o "DETRAN" daqui, para aprender com
uma pessoa acima de 25 anos e que tenha a carteira de habilitação sueca
por no mínimo 5 anos e que tenha feito o curso de introdução que eu vou
falar a seguir.
A
primeira coisa que eu fiz para iniciar esse processo foi entrar no site
do Transporte Styrelsen (transportstyrelsen.se/sv/vagtrafik/Korkort/) e solicitar a minha permissão para tirar a
habilitação (gratuitamente), essa permissão se chama "körkortstillstånd".
Depois de preencher esse formulário, existe um aviso final pedindo um
exame de vista, que custa mais ou menos 200 koroas suecas, que pode ser
feito em qualquer ótica e eles mesmo enviam o resultado para o Transporte Styrelsen. Logo após fazer isso, fui em uma auto escola e
marquei um curso de introdução de condução que eu e o meu instrutor, no
caso meu marido, devemos fazer. Esse curso custou para nós dois
900 koroas suecas.
OBS:
Nessa etapa de preenchimento do formulário, eu tive um pequeno problema,
pois o meu número pessoal não estava cadastrado no sistema deles, mas
resolvi isso rapidamente, ligando para a central e informando que estava
tentando fazer a aplicação no site e não estava obtendo sucesso, em
alguns minutos eles resolveram e eu consegui conclui a solicitação. Logo
depois fui a um oftalmologista e fiquei esperando a permissão em casa,
que chegou depois de uma semana. A permissão vale por 5 anos.
Como
é o meu marido que vai me ensinar a dirigir, ele também precisa
preencher um formulário solicitando a permissão para ser o meu
instrutor (handledare). Os pré-requisitos como eu já informei acima são: ter mais de
25 anos e tem que ter no mínimo 5 anos de carteira de habilitação
sueca.
Se você não tem
ninguém para te ensinar em casa, você já pode marcar a aula de
introdução e em seguida as aulas práticas na auto escola de sua
preferência, mas preparecem para gastar muito, muito, muito dinheiro.
Depois
das permissões em mãos e o curso de introdução feito é só comprar a
placa de "övningskör" e começar a dirigir com seu instrutor o máximo
que você puder para economizar bastante em aulas na auto escola e
conciliar as aulas práticas com a teoria também.
A
parte teórica pode ser estudada em casa, eu mesma já comprei meu livro e
estou lendo aos poucos, mas existem diversos aplicativos com simulações
de provas e com conteúdos, vários vídeos no YouTube que podem ajudar a
economizar ainda mais, pois existem sim aulas de teoria nas auto
escolas, mas como eu já falei, tudo custa e não é barato, posso
garantir.
Então minha dica é, sejam curiosos e
procurem o máximo de informações possíveis na internet , até com
colegas, parentes que já tiraram habilitação aqui.
As
dicas que já recebi até agora foi de não me prender ao livro, ler o
livro só uma vez e ir marcando as partes que talvez possam ser
interessantes e começar a fazer as simulações da prova, pois é nas
simulações que se aprende mais a teoria. Então fica a dica.
Eu
optei por aprender a dirigir em carro manual, pois aqui na Suécia
existe uma regra, quem aprende em carro manual, pode dirigir tanto carro
manual como carro automático, mas que opta em aprender a dirigir e
tirar a sua habilitação em carro automático, só pode dirigir automático,
então eu prefiro fazer em manual para ter as duas opcões.
Meu
foco é aprender o máximo possível com o meu marido e depois que me
sentir mais segura, começar a intercalar aulas com uma auto escola e
aulas com meu marido.
Curso de introdução para condutores e instrutores
Esse
curso pra mim e pro meu marido teve duração de três horas, pode ser
feito juntos ou separados, sem problemas,mas eu e meu marido
preferimos fazer juntos, o que foi muito legal.
Esse
curso é obrigatório e somente depois dele é que geralmente os
formulários que foram enviados para o Transporte Styrelsen são
aprovados. O meu foi aprovado antes de fazer o curso, mas o do meu
marido foi aprovado somente depois. Então é melhor que o seu instrutor
aplique o formulário somente depois do curso, pq no caso do seu
instrutor enviar antes de fazer o curso, ele vai receber uma carta
pedindo que ele faça o curso, então melhor poupar tempo, né? rs
O curso em si, consiste em explicar o que seria um bom ou mal instrutor e um bom ou mal aprendiz, vamos dizer assim.
É
mais sobre ajudar os instrutores a pensar como planejar as aulas,
mostrar que nós aprendizes, não sabemos as coisas mais lógicas sobre um
carro ou sobre as regras, pois pra quem sabe dirigir tudo isso é muito
automático.
Quais os pontos que devem ser
ensinados primeiro, as partes que serão estudadas por nós, essas
coisas. O curso foi muito legal e não é nenhum bicho de sete
cabeças.
Em três horas você participa de muitas
discussões com as pessoas na sala, assiste vídeos, tira intervalos
para banheiro e fika, então não é tão intediante como se pensa.
Eu
acho que na minha sala tinham umas 20 pessoas, muitos deles pais com
seus filhos de 16-18 anos. Sim, aqui na Suécia é permitido que uma
"criança" de 16 anos comece a treinar com os pais, mas obter a
habilitação, somente com 18 mesmo.
Sei
quais são as próximas etapas e vou expor aqui, mas pretendo sim fazer
mais alguns posts sobre a minha experiência futuramente.
Sei
que antes de marcar a prova teórica e prática tenho que fazer mais dois
cursos que se chamam Risco 1 e Risco 2. (Riks 1 och Risk 2).
No Risco 1 vão ensinar sobre os riscos de dirigir sobre o efeito de álcool ou drogas, doente ou cansado.
No Risco 2 tem foco em direção defensiva e situações de risco relacionados ao clima.
Somente
depois desses dois cursos é possível se inscrever para fazer a prova
teórica e prática. Você escolhe quando quer fazer esses cursos. É só se
dirigir a auto escola mais próxima e marcar.
Também
é necessário se dirigir a uma auto escola para marcar as provas teórica
e prática se você não quiser esperar meses para fazer essa prova independente de auto escola.
Geralmente o professor da auto escola pede para marcar,
quando vê que o aluno está seguro e que tem grandes chances de ser aprovado,
mas se você também quiser fazer uma tentativa, é possível.
É possível fazer essas provas contactando somente o Transportsyrelse, mas é um pouco mais demorado.
Geralmente as provas são marcadas em dias diferentes. Primeiro a teórica e depois a prática.
Se você não passar de primeira na teórica, não significa que você não possa fazer a prática.
Se
você fez a prova prática e passou, você tem 2 meses para passar na
prova teórica, e vice e versa. Caso nesses 2 meses você não consiga
passar, terá que repetir a prática novamente.
Caso você seja aprovado nas duas provas você terá sua carteira dentro de 5 dias úteis.
É
sempre bom lembrar que a prova teórica contém 70 perguntas e o
candidato deve acertar 52 perguntas em 50 minutos para obter a
aprovação. A prova prática costuma durar entre 30 a 40 minutos, mais ou
menos, não mais que 1 hora.
Se
você não fala sueco, é possível sim fazer as provas em inglês e em
alguns outros idiomas, mas geralmente não é muito recomendável que os
candidatos façam a prova teórica em outros idiomas, pois a tradução não é
das melhores e pode causar confusão.
Eu já
conheci algumas pessoas que fizeram a prova em outros idiomas, sem ser o
inglês ou sueco e acharam a prova confusa, sem sentido, então fica a
critério de vocês, se vocês querem arriscar ou não. Impossível não é, só
é um pouco mais complicado. Se você tem tempo e dinheiro, não custa
tentar no idioma que deseja.
E
para terminar eu gostaria de dizer que se você já sabe dirigir, já tem
sua carteira de habilitação no Brasil, isso não determina que você vai
tirar habilitação na Suécia com muita facilidade, como muitos pensam.
Vai
ser mais fácil sim, pois já existe uma certa habilidade no volante e talvez anos de experiência, mas
as regras aqui são diferentes. Aqui na
Suécia eles se preocupam muito em dirigir pensando no meio ambiente,
eles são extremamente chatos com isso, a maneira de pensar, a atitude
quando se dirige um carro aqui é diferente.
Então
minha dica é, compre o livro, estude e pague algumas aulas na auto
escola para receber algumas dicas. Não precisam ser muitas, mas o
suficiente para aprender o que é diferente. Blz?
Me desejem boa sorte e boa sorte também para quem está iniciando o mesmo processo.
Prometo postar o andamento das coisas assim que tiver novidades.
Torcam por mim, pois eu vou precisar! rs
Até a próxima!
Fontes:
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