Tirando carteira de habilitação na Suécia.

Olá, Pessoas lindas!
Hoje quero falar um pouco de como está sendo a minha saga para tirar a carteira de habilitação na Suécia.
 


Todos nós, brasileiros que vivemos na Suécia, sabemos que quem já tem habilitação brasileira, pode dirigir aqui na Suécia, durante 1 ano sem problemas. Se você não sabia está sabendo agora. Depois disso a única saída é tirar a carteira de habilitação sueca.

Aqui na Suécia funciona mais ou menos assim, você pode aprender a dirigir na auto escola e pagar os olhos da sua cara para tirar sua habilitação ou pedir uma autorização ao o que seria o "DETRAN" daqui, para aprender com uma pessoa acima de 25 anos e que tenha a carteira de habilitação sueca por no mínimo 5 anos e que tenha feito o curso de introdução que eu vou falar a seguir.

A primeira coisa que eu fiz para iniciar esse processo foi entrar no site do Transporte Styrelsen (transportstyrelsen.se/sv/vagtrafik/Korkort/) e solicitar a minha permissão para tirar a habilitação (gratuitamente), essa permissão se chama "körkortstillstånd". Depois de preencher esse formulário, existe um aviso final pedindo um exame de vista, que custa mais ou menos 200 koroas suecas, que pode ser feito em qualquer ótica e eles mesmo enviam o resultado para o Transporte Styrelsen. Logo após fazer isso, fui em uma auto escola e marquei um curso de introdução de condução que eu e o meu instrutor, no caso meu marido, devemos fazer. Esse curso custou para nós dois 900 koroas suecas. 

OBS: Nessa etapa de preenchimento do formulário, eu tive um pequeno problema, pois o meu número pessoal não estava cadastrado no sistema deles, mas resolvi isso rapidamente, ligando para a central e informando que estava tentando fazer a aplicação no site e não estava obtendo sucesso, em alguns minutos eles resolveram e eu consegui conclui a solicitação. Logo depois fui a um oftalmologista e fiquei esperando a permissão em casa, que chegou depois de uma semana. A permissão vale por 5 anos. 

Como é o meu marido que vai me ensinar a dirigir, ele também precisa preencher um formulário solicitando a permissão para ser o meu instrutor (handledare). Os pré-requisitos como eu já informei acima são: ter mais de 25 anos e tem que ter no mínimo 5 anos de carteira de habilitação sueca. 

Se você não tem ninguém para te ensinar em casa, você já pode marcar a aula de introdução e em seguida as aulas práticas na auto escola de sua preferência, mas preparecem para gastar muito, muito, muito dinheiro. 

Depois das permissões em mãos e o curso de introdução feito é só comprar a placa de "övningskör" e começar a dirigir com seu instrutor o máximo que você puder para economizar bastante em aulas na auto escola e conciliar as aulas práticas com a teoria também.

A parte teórica pode ser estudada em casa, eu mesma já comprei meu livro e estou lendo aos poucos, mas existem diversos aplicativos com simulações de provas e com conteúdos, vários vídeos no YouTube que podem ajudar a economizar ainda mais, pois existem sim aulas de teoria nas auto escolas, mas como eu já falei, tudo custa e não é barato, posso garantir. 
Então minha dica é, sejam curiosos e procurem o máximo de informações possíveis na internet , até com colegas, parentes que já tiraram habilitação aqui. 
As dicas que já recebi até agora foi de não me prender ao livro, ler o livro só uma vez e ir marcando as partes que talvez possam ser interessantes e começar a fazer as simulações da prova, pois é nas simulações que se aprende mais a teoria. Então fica a dica. 

Eu optei por aprender a dirigir em carro manual, pois aqui na Suécia existe uma regra, quem aprende em carro manual, pode dirigir tanto carro manual como carro automático, mas que opta em aprender a dirigir e tirar a sua habilitação em carro automático, só pode dirigir automático, então eu prefiro fazer em manual para ter as duas opcões.

Meu foco é aprender o máximo possível com o meu marido e depois que me sentir mais segura, começar a intercalar aulas com uma auto escola e aulas com meu marido. 

Curso de introdução para condutores e instrutores 
 
 
 
Esse curso pra mim e pro meu marido teve duração de três horas, pode ser feito juntos  ou separados, sem problemas,mas eu e meu marido preferimos fazer juntos, o que foi muito legal. 
Esse curso é obrigatório e somente depois dele é que geralmente os formulários que foram enviados para o Transporte Styrelsen são aprovados. O meu foi aprovado antes de fazer o curso, mas o do meu marido foi aprovado somente depois. Então é melhor que o seu instrutor aplique o formulário somente depois do curso, pq no caso do seu instrutor enviar antes de fazer o curso, ele vai receber uma carta pedindo que ele faça o curso, então melhor poupar tempo, né? rs

O curso em si, consiste em explicar o que seria um bom ou mal instrutor e um bom ou mal aprendiz, vamos dizer assim.
É mais sobre ajudar os instrutores a pensar como planejar as aulas, mostrar que nós aprendizes, não sabemos as coisas mais lógicas sobre um carro ou sobre as regras, pois pra quem sabe dirigir tudo isso é muito automático. 
Quais os pontos que devem ser ensinados primeiro, as partes que serão estudadas por nós, essas coisas. O curso foi muito legal e não é nenhum bicho de sete cabeças. 
Em três horas você participa de muitas discussões com as pessoas na sala, assiste vídeos, tira intervalos para banheiro e fika, então não é tão intediante como se pensa. 
Eu acho que na minha sala tinham umas 20 pessoas, muitos deles pais com seus filhos de 16-18 anos. Sim, aqui na Suécia é permitido que uma "criança" de 16 anos comece a treinar com os pais, mas obter a habilitação, somente com 18 mesmo.  

Sei quais são as próximas etapas e vou expor aqui, mas pretendo sim fazer mais alguns posts sobre a minha experiência futuramente. 

Sei que antes de marcar a prova teórica e prática tenho que fazer mais dois cursos que se chamam Risco 1 e Risco 2. (Riks 1 och Risk 2).

No Risco 1 vão ensinar sobre os riscos de dirigir sobre o efeito de álcool ou drogas, doente ou cansado. 
No Risco 2 tem foco em direção defensiva e situações de risco relacionados ao clima. 

Somente depois desses  dois cursos é possível se inscrever para fazer a prova teórica e prática. Você escolhe quando quer fazer esses cursos. É só se dirigir a auto escola mais próxima e marcar. 

Também é necessário se dirigir a uma auto escola para marcar as provas teórica e prática se você não quiser esperar meses para fazer essa prova independente de auto escola. Geralmente o professor da auto escola pede para marcar, quando vê que o aluno está seguro e que tem grandes chances de ser aprovado, mas se você também quiser fazer uma tentativa, é possível. É possível fazer essas provas contactando somente o Transportsyrelse, mas é um pouco mais demorado. 

Geralmente as provas são marcadas em dias diferentes. Primeiro a teórica e depois a prática. 
Se você não passar de primeira na teórica, não significa que você não possa fazer a prática. 

Se você fez a prova prática e passou, você tem 2 meses para passar na prova teórica, e vice e versa. Caso nesses 2 meses você não consiga passar, terá que repetir a prática novamente. 

Caso você seja aprovado nas duas provas você terá sua carteira dentro de 5 dias úteis.

É sempre bom lembrar que a prova teórica contém 70 perguntas e o candidato deve acertar 52 perguntas em 50 minutos para obter a aprovação.  A prova prática costuma durar entre 30 a 40 minutos, mais ou menos, não mais que 1 hora. 

Se você não fala sueco, é possível sim fazer as provas em inglês e em alguns outros idiomas, mas geralmente não é muito recomendável que os candidatos façam a prova teórica em outros idiomas, pois a tradução não é das melhores e pode causar confusão. 
Eu já conheci algumas pessoas que fizeram a prova em outros idiomas, sem ser o inglês ou sueco e acharam a prova confusa, sem sentido, então fica a critério de vocês, se vocês querem arriscar ou não. Impossível não é, só é um pouco mais complicado. Se você tem tempo e dinheiro, não custa tentar no idioma que deseja. 

E para terminar eu gostaria de dizer que se você já sabe dirigir, já tem sua carteira de habilitação no Brasil, isso não determina que você vai tirar habilitação na Suécia com muita facilidade, como muitos pensam. 
Vai ser mais fácil sim, pois já existe uma certa habilidade no volante e talvez anos de experiência, mas as regras aqui são diferentes. Aqui na Suécia eles se preocupam muito em dirigir pensando no meio ambiente, eles são extremamente chatos com isso, a maneira de pensar, a atitude quando se dirige um carro aqui é diferente. 
Então minha dica é, compre o livro, estude e pague algumas aulas na auto escola para receber algumas dicas. Não precisam ser muitas, mas o suficiente para aprender o que é diferente. Blz? 

Me desejem boa sorte e boa sorte também para quem está iniciando o mesmo processo. 
Prometo postar o andamento das coisas assim que tiver novidades. 
Torcam por mim, pois eu vou precisar! rs
 
 

Até a próxima! 
 
 
Fontes:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.