Desvaneios de uma mãe de primeira viagem...

Esses primeiros meses depois do parto foram os mais difíceis da minha vida, mas agora que 4 meses se passaram começo a ver uma luz no fim do túnel e vejo que a vida de mãe pode ser sim prazerosa apesar de todo cansaço. Cansaço é uma coisa que uma pessoa só sente quando tem filhos, antes disso não existe cansaço, acredita em mim. Meu bebê foi um bebê que teve muita cólica nos primeiros meses de vida e foi bem difícil, pedimos dicas a todas as pessoas que conhecemos e seguimos a risca todas as orientações do posto de saúde, mas o que realmente ajudou foi ter paciência e esperar o tempo passar. Quando ele fez três meses simplesmente passou, sim, assim como ligar e desligar uma luz. Vai entender... Tenho aprendido muito sobre esse mundo competitivo que é a maternidade, mas principalmente tenho aprendido muito sobre mim. Tô percebendo que maternar é bem mais instinto do que qualquer outra coisa. Quando ele fez três meses, ele começou a interagir muito mais comigo e com o pai e ficamos derretidos com qualquer pequena coisa que ele faz ou aprende. Eu arrisco dizer que quem optar por não ter filhos, não vai conhecer o amor verdadeiro, mas passei a respeitar ainda mais aquelas pessoas que não querem ter filhos, pois realmente requer uma dedicação surreal.
Em muitos momentos tive saudade da vida que tinha antes de ser mãe, não tenho vergonha de falar isso, pois sei que isso passa pela cabeça de todas as mães,TODAS, mas hoje não vejo mais minha vida sem meu filho. Hoje minha vida tem muito mais significado e mais alegria. Hoje tenho uma percepção diferente do tempo, meu filho só tem 4 meses e esse tempo passou tão rápido, ele se desenvolveu tanto, aprendeu tantas coisas novas, se tivesse passado esse tempo sem ele, 4 meses teriam passado e nada teria mudado na minha vida, só as mesmas coisas de sempre, trabalhar, limpar... Tenho aprendido muito com meu filho, a vida não é só trabalhar, é muito mais que isso e existe sim felicidade nas coisas simples e não é preciso ter filhos pra perceber isso, mas com filho fica ainda mais evidente. Ele se fascina com coisas tão simples e me faz refletir sobre o que realmente é importante na vida. Hoje penso em coisas da vida que nunca pensei antes de ter filho. A maternidade realmente muda a gente, principalmente nosso jeito de pensar sobre tudo.
O que é mais chato nisso de ter filho são os palpites e opiniões até de quem nunca teve um filho, é necessário todo um jogo de cintura para lidar com isso, mas ultimamente eu me faço de doida mesmo e a vida segue. É engraçado também observar o quanto a gente muda depois que tem um filho, o quanto a gente amadurece em muitos aspectos, um monte de coisas que antes era super divertido, não tem mais graça e coisas que nos incomodavam imensamente anteriormente, já passam batidas.
Esse ano foi um ano muito difícil para todos nós, mas pra mim tem sido difícil e desafiador, pois a todo momento tive que me proteger do vírus por estar grávida e em outro momento por estar com um filho de poucos meses em casa. Essa pandemia fez com que o pós-parto fosse muito mais difícil. Eu sempre achei que ter um filho longe da família ia ser muito difícil, mas está sendo muito mais do que eu podia prever. Gostaria muito de ter essa tal rede de apoio que todo mundo fala, mas por aqui só eu e meu marido mesmo. Gostaria de estar reunida com minha família nesse momento, compartilhando dessa nova fase com as pessoas que mais amo, em vez disso temos que manter distância dos amigos e familiares o que não ajuda nesse primeiro momento onde a mãe ainda não se identifica como mãe e não consegue mais se achar como pessoa. Eu pelo menos vivi esse momento de não me reconhecer mais, mas sinceramente não sei se todo mundo passa por isso. Senti muita solidão mesmo estando com o meu filho lindo e meu marido. Tive baby blues decorrente do parto traumático e como um bônus a amamentação não funcionou e em vez de me cercar das pessoas que amo, tive que me afastar por conta da pandemia, e olhe que nunca fui uma pessoa dependente socialmente falando e agora tô reclamando de não poder encontrar pessoas, vai entender... Ver as pessoas e não poder dar um abraço ou um aberto de mão também é bastante triste.
Com certeza você já ouviu falar que as pessoas romantizam muito a maternidade,de verdade, as pessoas romantizam 10 vezes mais do que a gente imagina, tenho vivido isso intensamente na pele. É maravilhoso ter seu filho no colo, mas existe todo um processo por traz disso que ninguém comenta e que mesmo que as pessoas nos alerte sobre, não dá para se preparar para maternidade, só mesmo passando por ela pra entender.
Eu nunca gostei do Natal, pra mim sempre foi uma época de muito estresse, capitalismo, essas coisas... Quando morava no Brasil lembro dos meus natais sempre trabalhando e chegando em casa muito cansada, encontrava minha mãe e meu irmão em casa e sempre comprávamos um kit festa e comíamos juntos, depois íamos dormir, as vezes rolava presentinhos e as vezes não, mas estávamos sempre lá unidos, rindo de alguma coisa juntos. Venho de uma família pequena e não tenho essa lembrança que a maioria das pessoas tem de família reunida e mesa farta. Natal pra mim é isso, família e amor. Aqui na Suécia meus natais sempre são com a família do meu marido, nunca me senti 100% completa nos natais que passei aqui, apesar que aqui o Natal é mais bonito por conta da neve, mas faz uns bons anos que não neva nessa época de Natal por aqui... Esse ano é o meu primeiro Natal como mãe, espero que meu filho possa dar mais sentido ao meu Natal. Me preocupei em armar a árvore no dia 1 de dezembro e deixar a casa mais em clima de Natal, pretendo seguir com isso todos os anos pela frente, cada ano buscando coisas novas. Ele adorou o pisca pisca e as cores das luzes, ele está nessa fase de ficar encantado com as cores, é tão bonito ver ele admirando. Ele é tão pequeno.
Acredito que esse será o último post do ano, então gostaria desde já desejar um Natal lindo para todos vocês e agradecer por todas as mensagens e comentários de carinho que vocês me mandam. Significam muito, de verdade! E um feliz ano novo cheio de esperança! Boas festas para todos nós e espero que eu possa compartilhar mais momentos e conquistas da minha vida com vocês no próximo ano! Até o ano que vem, Pessoas! Tudo de bom pra gente! Boas festas e respeitem as recomendacões sobre o corona vírus. Vamos sair dessa!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.