Meanwhile in Sweden...




hahaha
Nao, ainda nao tá assim gente! Foi só brincadeira! :P
Falta pouco pra isso acontecer! Gracas a Deus ainda tá tranquilo, mas estou bem curiosa pra ver bem muita neve e sentir esse tal frio tao terrivel que faz aqui!

Estou procurando o máximo de informacoes sobre:

Melhores maneiras e métodos eficazes de se aprender sueco;
SFI;
SAS;
KOMVUX;
Arbetsförmedling...
Quero saber se existem cursos tecnicos/Profissionalizantes e quais os existentes, bem como os cursos de graduacao, quais os pré requisitos para que o meu  diploma de graduacao seja aceito aqui (ou saber se qualquer diploma traduzido para o ingles é valido), Cursos para recem chegados, se existe algum apoio financeiro ao estudar no SFI... minhas dúvidas sao tantas, que quando lembrar todas eu completo aqui! rs

Se alguém souber alguma informacao sobre as minhas dúvidas acima e quiser me ajudar, serei eternamente grata! Nao está sendo fácil conseguir esclarecimentos sobre tudo isso...
Para mim é importante sondar antes de vim para cá em definitivo, quais as possibilidades de estudo, como é o mercado de trabalho... quais os desafios enfrentarei aqui, para que eu possa vim mais preparada e motivada!
A Rúbia do Blog " Brasilianska i Sverige " tem me ajudado muito, mas infelizmente ela nao sabe todas as informacoes, mas sempre me ajuda no que pode!
Nao vou desistir, encontrarei todas as respostas... :D
Prometo que assim que souber de tudo posto para voces!


Meanwhile in Sweden...

Inspirada no post " 10 coisas sobre a Suécia " do Blog " O mundo da Mari" vou mostrar 6 particularidades da Suécia que constatei serem verdadeiras e até muito comuns e que me impressionam até agora!  

O lixo:  No Brasil, eu estava acostumada a separar o lixo organico do reciclavel e as vezes nem isso eu fazia... aqui  é diferente, temos que separar e colocar em tanques que estão divididos em: plástico, papel/papelão, metais e vidros(COM COR E SEM COR). Existem lugares especificos também para se jogar lampadas e pilhas!
Algo tao simples de fazer e que ajuda tanto o meio ambiente. 
É claro que muitas vezes nao separamos tudo, para isso existe o Sopinkast(buraco para jogar lixo), existente nos prédios para que vc possa depositar o seu lixo!
Latas e garrafas de refrigerante sao trocadas por vale compra em alguns estabelecimentos aqui, o que motiva a populacao a separar bem o lixo. Sao iniciativas simples que fazem toda a diferenca! 




Café: O sueco toma muito café (e chá também)! O Brasil pode ser o maior produtor de café, porém um dos maiores consumidores é a Suécia! Sem dúvida! Parece que aqui todo mundo gosta de café!




Systembolaget (loja de bebidas): Na Suécia a venda de bebidas é algo levado muito a sério.  Os supermercados só podem vender cervejas e cidras com menos de 3,0% de teor alcoólico. Destilados, vinhos e cervejas com maior teor alcoólico são vendidos apenas em uma loja chamada Systembolaget. Este monopólio existe para minimizar os problemas relacionados ao álcool com a venda de forma responsável. Não é permitida a venda para menores de 20 anos. A bebida é um produto caro, pois a taxa de imposto é proporcional ao teor alcoólico; quanto mais alto, mais caro. Solucao drastica ou nao, a Suécia tem um controle da venda de bebidas...
www.systembolaget.se



Godis/Doces: Eu nao gosto, mas é muito fácil encontrar esses doces nas lojas aqui. Os godis são vendidos por peso e ficam expostos em caixas de acrílico.



FARMÁCIA/APOTEKET: No Brasil a compra de rémedios é bem "libera geral", aqui se tem um controle maior dos medicamentos vendidos, pois só existe uma fármacia, que é estatal. 
Muitos medicamentos podem ser comprados sem receita médica ao contrario do que muitos pensam, analgésicos, antitérmicos, xaropes, entre outros, sao vendidos sem receitas, os demais somente com prescricao médica.



Limpar a casa na Suécia: É bemmmmmm mais simples! É comum se ter aspirador de pó em casa em vez de vassora, economiza tempo e realmente limpa bem.
Usam máquina de lavar louca em casa...se lavarem a louca a mao é comum usarem um tipo de escovinha para remover a comida do prato. Máquina de lavar roupas e secadora...nao servem somente pra lavar e secar  roupas, lava tenis, lava tapete, lava tudo!rsrs e se vc nao tiver maquina de lavar roupa e secadora em casa, é comum nos prédios terem lavanderia coletiva, é só marcar o dia e a hora!
Tem até uma maquina lá pra ajudar a passar as roupas!
O resto da limpeza é normal, paninho com algum produto pra tirar pó ou espanador, rodo e pano de chao!
Nos apartamentos não tem área de servico, assim não temos tanque, uma pena... =(






Fontes:
www.systembolaget.se
mundodamari.wordpress.com/category/10-coisas-sobre-a-suecia/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.