Mitologia Nórdica


Ao Assistir o filme " Os Vingadores " tive a curiosidade de conhecer mais sobre a mitologia nórdica, já que o filme aborda sobre os irmaos Loki e Thor, deuses nórdicos. Já tinha lido algo sobre os Vikings  (link abaixo), mas sobre os deuses da mitologia nórdica ainda nao, até entao só conhecia o  famoso Thor.

http://sueciaqueridos.blogspot.se/2012/10/conhecendo-suecia-curiosidades.html

Nas minhas pesquisas sobre a mitologia nórdica encontrei:


Mitologia nórdica, também chamada de mitologia germânica, mitologia viking ou mitologia escandinava, é o nome dado ao conjunto de religiões,crenças e lendas pré-cristãs dos povos escandinavos.


A família é o centro da comunidade, podendo ser estreitamente relacionada com a fertilidade quanto com a agressividade de um povo hostil e habituado a guerras, em uma sociedade totalmente rural que visa a prosperidade e a paz para si. Deste modo, a religião é muito mais baseada em atos, gestos e ritos significativos, muitas vezes girando em torno de festividades a certos deuses.


Os principais deuses da mitologia nórdica:

- Odin: deus, rei de todos os deuses.
- Thor: deus dos raios e dos trovões. Filho mais velho de Odin.
- Balder: deus da justiça e da sabedoria.
- Loki: deus do fogo
- Frigga: deusa da fertilidade e do amor.
- Bragi: deus da sabedoria e da poesia.
- Dag: deus do dia.
- Njord: deus dos ventos e da fertilidade.
- Frey: deus da fertilidade e do tempo.
- Ran: deus dos mares.
- Gerda: deusa das almas perdidas.
- Freia: deusa do sexo, do amor, da beleza e da fertilidade.


ODIN – Zeus Nórdico, criador da humanidade, deus sabedoria (adquirida em troca de um olho, para que pudesse beber da Fonte da Sabedoria - Mimir), da guerra, da vitória e da morte; detentor supremo das fórmulas mágicas, da poesia, da profecia, e da caça. Tinha um aspecto assustador: era alto e forte como um gigante. Habitava o palácio de Valaskjálf, a morada dos heróis, em Asgard, o paraiso, de onde podia observar, de seu trono (o Hliðskjálf), o que acontecia em cada um dos nove mundos. Nas batalhas, Odin levava uma poderosa lança (Gungnir) e montava um terrivel corcel de fogo com oito patas chamado Sleipnir. Nos altares que se elevavam em sua honra, Odin era invocado na defesa contra o inimigo por ocasião das batalhas, durante os naufrágios, nas doenças, ou em qualquer situação desesperadora.
FRIGGA – Esposa de Odin. Deusa da fertilidade. Vestia um manto que mudava de cor conforme seu humor. Era invocada pelas mulheres no parto. Chefiava as Valquírias (divindades menores, servas de Odin).
HYR – Deus da batalha. Filho de Odin e Frigg.
BRAGI – Filho Odin com uma amante. Porta-voz e mensageiro dos deuses.
BALDER - Deus da beleza e do equilíbrio; o mais justo dos deuses. Filho de Odin e Frigg. Foi morto por Loki.
LOKI – Deus do fogo, da trapaça e da travessura. Pode assumir a forma de vários animais, exceto de aves. Ele pregava peças e insultava os outros deuses; por isso, é tido como símbolo da maldade. Depois de uma série de crimes (roubos e assassinatos) foi condenado a passar a eternidade numa caverna. Ele está entre as figuras mais complexas da mitologia nórdica.
SIGYN - Esposa de Loki. Quando Loki é castigado e preso numa caverna com o veneno de uma serpente pingando sobre seu rosto, Sigyn permanece com o marido, tentando minimizar o sofrimento dele.
HEL – Deusa da terra dos mortos. Filha do gigante Loki (deus do fogo) e da gigante do gelo Angrboda. Hel foi banida por Odin para as profundezas do mundo inferior que recebeu seu nome, Helheim. Seu trabalho era vigiar o reino subterrâneo dos mortos pecadores. Helheim fica às margens do rio Nastronol, que equivale ao rio Aqueronte da mitologia grega.
THOR – Deus do trovão. Filho de Odin com outra deusa. Por ter uma enorme estatura, é o mais forte dos deuses do panteão nórdico. Sua arma era um martelo de guerra mágico (Mjolnir) que nunca errava o alvo e sempre retornava as suas mãos; com ele gostava de esmigalhar o crânio dos gigantes do gelo, seus inimigos. Usava luvas de ferro também mágicas para segurar o cabo do martelo e um cinturão (Megingjard) que dobrava a sua força.
NJORD - Protetor dos navegadores. Os que o invocavam navegavam tranquilos.
FREYA - Deusa do amor e da luxúria. Detinha poderes de magia e feitiçaria. podia tomar a forma de um pássaro para descer ao mundo dos mortos e trazer profecias.
FREYR - Deus da abundância e irmão de Freyja. Decide quando a chuva cai, dá fartura aos frutos da terra, e é invocado na paz e na prosperidade. Possui um barco (skidbladnir) capaz de carregar todos os deuses. É o patrono da Suécia e da Islândia.
FORSETI - Deus da justiça. É ele que define as disputas entre os deuses e os humanos. Na mitologia, nunca falhou em um acordo. Falando por horas a fio, sempre convence os deuses pelo cansaço. 
NORNAS - Deusas do Destino. Urd conhece o passado; Verdandi, o presente; e Skuld, o futuro. 

Os dias da semana em sueco tem influencia dos deuses da mitologia nórdica: (måndag, tisdag, onsdag, tursdag, fredag, lördag e söndag = Dias da Semana em Sueco)

tisdag – dia de Tyr;

onsdag – dia de Odin;
tursdag – dia de Thor; 
fredag – dia de Frejya. 


Segunda-feira - É o dia de Freyja, a mais célebre das deusas vikings.
Terça-feira - O deus Tyr, filho Odin
Quarta-feira - Governada por Odin, o mais sábio dos deuses.
Quinta-feira - É dedicada a Thor, filho de Odin e de Fjorgyn (deusa da terra, ou a própria Terra). 
Sexta-feira - É o dia de Frigg, esposa de Odin. 
Sábado - É regido pelas Nornas, as três deusas do destino.
Domingo - Este dia pertence a Balder. Seu nome significa "O Glorioso". 

Fontes:
http://br.dir.groups.yahoo.com/group/mitos_e_deuses/message/1108
http://www.recantodasletras.com.br/biografias/2756300
http://www.suapesquisa.com/mitologianordica/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_n%C3%B3rdica

Comentários

  1. Fui fascinada pela mitologia desde que eu era criança. Alguns dias atrás assisti o filme Animais Fantásticos e Onde Habitam e amei. ❤️ As criaturas que aparecem são de natureza diversa e muito impressionantes! A produção é excelente, se você gosta desses temas, é um fato que você vai adorar essa história!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.