Aprendendo Sueco 2



Hej, Kompisar!
Olá, Amigos!

Se aprender sueco é impossível?
A minha resposta é: Não, não é impossível, mas que é difícil isso é, e muito!
Mas quem sou eu mesmo para falar isso né? Uma mera iniciante...
Talvez para quem fale algum outro idioma seja mais fácil, mas pra quem só fala português é bem complicado, principalmente a pronúncia no meu caso!
Mesmo assim procuro sempre pensar positivo e não me desesperar... por enquanto =P



Quando vejo palavras muito grandes em sueco penso logo que um gato passou em cima do teclado e acho que nunca vou memorizar tal palavra!rsrs





Dei algumas dicas de como iniciar o aprendizado da língua sueca anteriormente:

Recentemente Min Kompis ( Minha amiga) Rúbia Rabimag, Blog dela, me passou outras dicas:

Hoje vim falar um pouco dos sites que mais tem me ajudado a aprender um pouco de sueco:





Dizem que esse livro Mål 1 e 2 também são ótimos para a iniciação do aprendizado da língua sueca, mas infelizmente ainda não tive acesso a eles, pois não vende na minha cidade! Procurei também na internet e não encontrei =/

Outros livros que ouvi falar que são bons são:




Rivstart (A1+A2 e B1+B2) 




O livro lyssna, läs och uttala:




PDF. lyssna, läs och uttala

CD.lyssna, läs och uttala



Na internet tem muito material para quem quer iniciar o aprendizado da língua sueca, principalmente materiais em inglês/sueco, encontro em espanhol/sueco também, mas dificilmente acho em português.

Mesmo assim, isso não está sendo problema pra mim, pois tudo que vejo de interessante eu saio traduzindo!

O google tradutor já é um grande amigo meu, pena que não posso confiar em tudo que ele traduz, tenho um dicionário de sueco/português em casa que facilita minha vida nessas horas dificies!

No YouTube existem muitos vídeos interessantes!
No Facebook existem esses dois grupos que gosto muito:


Aprenda: Sueco/Português

Jag pratar svenska

Sempre tem dicas legais, dá para tirar dúvidas...

Estudo sempre 1 ou 2 horas por dia, mas do que isso cansa! Causa desânimo! 
Se estiver muito empolgada, fico revisando o assunto que aprendi durante o dia!

Sei que aprender mesmo a língua sueca eu só vou conseguir quando estiver lá, pois vou ter a orientação de um profissional e também vou respirar a língua sueca por onde eu for: na rua, no rádio, na tv, na escola, em visita aos amigos do meu sambo... então acredito que o aprendizado vai vim com o tempo, principalmente a pronúncia, de tanto escutar, um dia vou aprender! Tenho que pensar positivo!
Estou estudando um pouco para ter uma base para quando for para a escola (SFI), não gosto de me entregar a desorientação!


Se alguém tiver qualquer outra dica eu agradeceria muitoooo!
Enquanto o visto não sai o que me resta é estudar! =D

Gostaria de agradecer a min Kompis Rúbia, por todo apoio para aprender sueco, min lärare dedicada =D e ao meu noivo que me ajuda também <3


Puss (Beijo)
Vi ses (Até logo)





Comentários

  1. Rafa td bem???

    adoro suas dicas para aprender sueco!!! acho que vc ja vai chegar lá com bastante bagagem e vai aprender rapidinho!!

    Vc tem se dedicado bastante e é bem legal esta sua iniciativa, dá ate uma pontinha de inveja boa, gostaria de ter tido tempo para me dedicar como vc.

    Mas adorei as dicas dos livros, só que cliquei no primeiro livro e nao entendi muito bem o que era para fazer :-/

    Hoje o pessoal do meu trabalho meu indicou os filmes do diretor Ingmar Bergman e consegui assistir no youtube "morangos silvestres" a legenda é em portugues, foi legal, consegui escutar e entender quando eles disseram: Jag forstar e depois Jag forstar inte rsrs

    acho que pq eram as palavras que eu mais usava no curso, mas sabe que ate fiquei feliz rsrs

    Falei p meu namorado sobre o diretor e o filme, pelo visto ele não é fã dele, nao sei como os suecos o veem, mas fiquei curiosa, porque aqui muita gente gosta muito dele

    Dai fiquei pensando se é como na Espanha, aqui nós adoramos os filmes do Pedro Almodovar e lá na Espanha o pessoal nao gosta do Almodovar rsrs.....

    Mas eu gostei e quero assistir os outros filmes dele

    Puss och Kram

    ResponderExcluir
  2. Hej, Andrea! Hur mår du? =D
    No livro Mål 1 é só vc clicar em cima da frase acima,por exemplo:
    Kapitel 1: Hej (s. 6)
    Você clica em: Para ihop
    Vai abrir uma tela e vc espera ela carregar...vai aparecer um exercício, ou explicação!
    E assim por diante, mas o digitalasparet.se e lexin.se são os que eu mais gosto!
    LiveMocha também, fico sempre trocando os sites, assim fica mais divertido e diversificado!
    Tenho me dedicado um pouco sim, mas me sinto muito insegura ainda!
    Eu estou memorizando bem as palavras, mas a minha pronúncia é ruim!
    Quem sabe com o tempo não melhore não é mesmo? =)
    Eu não me mato de estudar não Andrea, eu estudo 1h por dia, e nem todo dia eu estudo!
    No Blog da Rúbia ela tem postado vídeos com algumas pronúncias e tem me ajudado bastante!

    Nesse link aqui também tem dicas bem interessantes:
    http://diariodeumateimosa.com/suecar/

    Eu também fico toda boba e feliz quando consigo entender algo que escuto em sueco :D
    Vou procurar sim pelo filme "morangos silvestres", obrigada pela dica!

    Você vai esperar o visto, ou vai agora em Junho para a Suécia? Alguma novidade sobre o seu processo?

    Vi ses!!!!

    Puss Puss



    ResponderExcluir
  3. Ola! Da pra baixar on lime o Mål 1•
    https://kupdf.net/download/ml-1_5c3385bee2b6f5b47862a83c_pdf

    ResponderExcluir
  4. mål 2

    https://tracamre.firebaseapp.com/2/M%C3%A5l-2-%C3%B6vningsbok.pdf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andrea!
      Obrigada pela sua contribuição! :)
      Seus links vão ajudar muito as pessoas que lerem esse post.

      Abraço
      /Rafaela

      Excluir
  5. Ol'a tenho pdf de alguns livros. Seria legal trocar se alguem tambem tiver.
    email: apfl@live.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.