Verdades sobre o Visto de Sambo!!!



Olá, Minhas Amigas(os) que esperam o visto de sambo, como eu!
Venho por meio deste post passar algumas informações que talvez vocês não saibam!

***Obs: O que vou comentar nesse post é somente sobre o Visto de Sambo! Não sei nada a respeito dos outros vistos (outros vínculos familiares, estudante, trabalho, aur pair, casamento, entre outros), mas sei que através desse site Swedenabroadvocês podem obter mais informações ou no site Consulados.suecia.BR e entrando em contato com os consulados espalhados pelos Brasil pedindo informações.

Antes eu gostaria  de contar um pouco da minha história para quem ainda não sabe!

Em Janeiro quando voltei da Suécia com meu noivo e estávamos aqui em Recife, demos entrada no visto permanente por vínculo familiar (Sambo) no consulado de Recife com o cônsul Sergio Lobo Jardim, no dia 18 de Janeiro. Preenchemos todos os formulários necessários, entregamos as documentações e pagamos a taxa!
Dia 21 de Janeiro a papelada foi enviada para Brasília- DF.

***Obs: Nós não sabíamos que o visto poderia ter sido solicitado de forma on line.
Nós dois até achávamos que seria mais rápido pelo consulado de Recife.

Eu relato isso tudo no link abaixo:


Em Fevereiro, eu não me recordo bem a data, mas sei que foi depois do carnaval, uma moça de Brasília me ligou para agendar a minha entrevista, que poderia ser feita lá em Brasília, SP ou no RJ. 
Eu escolhi SP, pois pude ficar na casa dos parentes do meu noivo.
Minha entrevista foi feita somente no dia 21 de Março, por escolha nossa.

Eu relato tudo sobre a minha entrevista nesse link abaixo:



E é justamente por conta desse link acima que estou aqui hoje fazendo esse post, pois os comentários do post ‘’Entrevista para o visto de Sambo’’ superou as minhas expectativas!
Pude perceber que existem muitas brasileiras perdidas nas informações divergentes que cada consulado brasileiro fornece!

Minha entrevista correu de forma super tranquila! 
Tudo estava na mais perfeita ordem! Eu estava muito feliz e esperançosa, minha vida era um mundo de sonhos, duendes e fadinhas.

O cônsul em SP, ele me falou as seguintes informações no fim da entrevista:

*Que era muito difícil um visto ser negado para a Suécia;( a não ser que eles encontrassem alguma mentira no meu relato)
*Que não existia muitas solicitações de permanência para o local que eu ia morar , então meu visto seria concedido rapidamente;
*Que no máximo 3 meses ou até antes eu estaria na Suécia.

Eu não sei se ele estava sendo muito positivo, mas NÃO está sendo bem assim!
Já fazem 5 meses que enviei a papelada  e 3 meses que fiz a entrevista!


No fim de Abril meu noivo recebeu uns formulários do Migrationsverket, que ele preencheu e enviou novamente! Já faz mais de um mês e nenhuma informação nos foi passada.

Sem saber o que estava acontecendo, nós dois entramos em contato com a imigração, eu aqui no Brasil e ele na Suécia, para saber do andamento...

Entrei em contato com o consulado geral de SP para saber algo sobre o meu visto e recebo depois de dois dias, esse e mail:

E-mail do consulado de SP para mim:

No momento, a previsão atual de prazo para aprovação de um pedido de vínculo de família é em torno de 7 meses (online) ou 12 meses (solicitação por entrega de documentos em papel).

O grande fluxo de refugiados chegando à Suécia neste ano tem influenciado o ritmo normal do processamento de todos os tipos de permissões de residência.
Para acompanhar o andamento, podem usar o seu número de dossiê e a seguinte função de busca no site do Dept. de Migração.

O Consulado vai apenas, como você, ser notificado sobre a aprovação por e-mail, mas nós não acompanhamos o andamento de cada processo, uma vez que ele depois da entrevista e o envio para a Suécia encontra-se sob responsabilidade do Dept. de Migração na Suécia.
Tenho plena compreensão que estas informações não são das mais animadoras e que dificultam o planejamento ref. à sua mudança para a Suécia, mas essa é a situação atual.

Atenciosamente,
Vice-Cônsul


Meu noivo ligou para a imigração e depois de mais ou menos 40 minutos de espera no telefone, alguém decidiu atender ele.
Ele perguntou sobre o visto, se estava faltando alguma documentação e a pessoa informou que não, que o processo estava em andamento, ele perguntou se ela tinha alguma previsão de quando teria uma resposta, pois os papéis foram enviados em Janeiro. A pessoa disse que não podia dizer essa informação e que o processo estava em andamento. Qualquer pergunta que ele fizesse a resposta era que estava em andamento.

Eu acho que essa informação nós dois já sabíamos ¬¬

Claro que existem casos e casos, não é por que o meu visto está demorando que o seu vá demorar também, mas estou escrevendo esse post justamente para deixar cientes que talvez ele possa demorar mais do que o normal, pois eu gostaria de ter obtido essa informação antes. Hoje me sinto bastante enganada. Gostaria de confortar de alguma forma as pessoas que estão lendo esse post e estão desesperadas por uma resposta ou qualquer informação da imigração.

Fiquei bastante triste (triste não é bem a palavra) com o e mail, pois o consul me confirma que a decisão do meu visto pode sair até Março de 2014, que é quando completa um ano.
Eu já chorei muito, me descabelei, mas nada disso vai fazer eu me sentir melhor!
Só me resta esperar, pois ficar enchendo o saco da imigração não vai me ajudar em muita coisa sinceramente. #MINHAOPINIÃO

Acredito que verificar o status do meu processo todos os dias no Migrationsverket não tem problema, mas ficar insistindo ligando, mandando e mails, ameaçando, não ajuda muito, por que sinceramente nunca vi nenhum relato de ninguém que insistiu muito para acelerar o seu processo e obteve sucesso, pelo contrário, o que mais vejo é casais frustados de tanto receberem: ''AINDA ESTÁ NO PRAZO'', ou ''ESTÁ EM ANDAMENTO'', e olha que eu leio muitos relatos nos grupos do Facebook de pessoas que esperam os seus vistos e não é pouca gente não! Procuro me informar muito também sobre esse assunto com pessoas que tem experiência e que hoje estão na Suécia! A imigração sempre diz palavras reconfortantes como '' VAMOS DÁ UMA PRIORIDADE PARA O SEU CASO'' ou coisas do tipo, mas nada sai do lugar!
Mais cada um faz o que bem entende, né? Quem sou eu para dizer alguma coisa!
Essa é só a minha opinião!

Eu acho interessante sempre se informar como anda o processo, se está tudo indo bem, se falta alguma documentação, (até por que se estiver faltando algo eles não ligam para avisar ao casal), enfim, esclarecimentos, status sobre o processo, mas ameaças? Cobranças? Só faz com que todos fiquem irritados: o pessoal da imigração e o casal.
Eu mesma não vou desistir de esperar e de me comunicar sempre com o consulado e com a imigração.

Nesse post eu só desabafo um pouco da minha frustração por não entender o desequilíbrio das prioridades que os refugiados tem, com relação a nós, sambos, acho que deveria haver um equilíbrio maior, mas quem sou eu mesmo na fila do pão? #QUEISSOFIQUECLARO

Bem gente, gostaria só de desabafar um pouco a minha angústia de esperar por esse visto!
Gostaria de muitas opiniões aqui nesse post se possível, para que eu possa entender melhor toda a complexidade das políticas de imigração da Suécia.
Não vim com intuito de criticar nenhuma entidade, muito menos a Suécia...
Vim aqui expor minha opinião e tristeza!

Desde que cheguei da Suécia, comecei intensamente a tentar aprender sueco pela internet e estava dando muito certo, mas nem animo para isso eu tenho mais depois da notícia que o consulado me passou... quero dar um tempo para mim mesma, quanto mais eu penso em Suécia e em visto, mas eu me entristeço. 
Então estou tentando viver mais a minha vida aqui em Recife. Estou colocando meus pés no chão literalmente, pois quanto mais ansiosa eu fico, mas frustada eu fico também!
 
A única coisa que sei de verdade, é que, existe muita divergência nas informações passadas para nós. Tudo muda o tempo todo por lá, as informações de concedimentos de visto de 6 meses atras já não são mais válidas para os dias atuais e assim sucessivamente...

Eu li muitas informações sobre visto lá no ‘’Brasileiros na Suécia’’ (Grupos do Facebook), mas nenhuma informação me ajudou de fato. 
As pessoas que estão naquele grupo, já receberam seus vistos...
Hoje o trabalho da imigração não é mais o mesmo da época deles...

As regras mudam constantemente na Imigração, por isso existem tantas divergências nas informações!

Enfim, não tenho mais o que dizer!
Meu objetivo maior foi escrever sobre o que está acontecendo comigo, foi de esclarecer possíveis dúvidas, confortar pessoas que estão esperando o visto ansiosas  como eu e para obter comentários plausíveis para tentar entender melhor o trabalho da imigração através de pessoas que tenham experiência no assunto.


Beijos e Boa Sorte para todas(os) nós!

Comentários

  1. Eu gostaria de saber como funciona o trabalho da imigracao aqui da Suécia e assim poder te esclarecer algumas coisas, mas infelizmente nao temos acessos a vários tipos de informacoes entao é normal se sentir como vc está se sentindo agora.
    Paciencia é uma palavra que pode até dar raiva nessas hora, mas é a única coisa que devemos ter nessa situacao. Esperar,esperar e esperar.
    Puss och kram =)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rafa.
    Li o seu texto e sei como é ruim essa espera. Esperei por 4 meses, mas a decisão saiu em mais menos 3 meses, por causa da ajuda da menina do RH da empresa do meu namorado. Acho que você leu no meu blog... Eu via muitas pessoas falando nos grupos do Facebook, "brasileiros na suécia" e coisas do tipo, que conseguiram só depois de terem insistido ligando pra imigração, etc. Bom, no meu caso foi praticamente isso, alguém teve que ligar. Segundo a menina, ela disse algo do tipo "é muito fácil, todos os papéis estão aí, e eu não recebo retorno há muito tempo... Não é possível que precise dessa demora se todos os documentos estão corretos". Acho que ajudou pelo fato de ela ser sueca... Mas se o seu noivo também é e liga pra lá e eles não dão resposta, realmente não entendo. Você pode me passar o seu e-mail e eu tento ver com o meu namorado se ele consegue com a menina os telefones das pessoas com quem ela falou. Acho que vocês deveriam ligar sim, muitas vezes ajuda a acelerar o processo pelo que eu tenho visto.
    Se quiser, manda um e-mail para mim: victoriagfreitas@hotmail.com e eu tento ver essas coisas pra você. Sei como é ruim ficar longe assim... Beijos!
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Vicky pelo seu apoio e compreensão! =D
      Vou te mandar um e mail sim!
      Eu e o Meu novo já sabemos quem está tomando conta do nosso caso, sabemos o nome dela e o número de telefone, meu noivo sempre liga e as respostas são sempre as mesmas...''está em andamento'' ou ''todas as documentações estão ok''.
      Recentemente a pessoa responsável pelo meu processo entrou de férias e só retornará dia 5 de agosto, e não tem ninguém no lugar dela substituindo, ou seja, o processo está parado. ( Pelo que eu saiba)
      Por ser verão na Suécia é comum o pessoal tirar férias nesse período!
      Uma amiga, que aplicou o visto on line recebeu a notícia que a responsável pelo caso dela também entrou de férias!
      Já fazem 5 meses desde da entrevista.
      Minha papelada foi para Brasília em Janeiro.

      Beijos
      Seguimos em Contato.

      Excluir
  3. Oi Rafam encontrei seu texto 03 anos depois e agora estou passando pela mesma situação. Só que agora o tempo de espera é de até 16 meses. É um inferno ter que ficar tanto tempo longe da pessoa que voce ama. Estou muito deprimida com toda a situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tatiane!
      Entendo a sua frustacão, pois eu passei pela mesma coisa. :(
      Infelizmente não tem formula mágica, é só esperar.

      Sucesso!

      /Rafaela

      Excluir
  4. Olá. Nada mudou então desde quando vc escreveu isso para hoje. 2020 e está igual. Estou me acabando na tristeza aqui de esperar eles e nada. Isso fere os direitos humanos. Já estou estudando sobre isso.. Juro que vou fazer algo pra mudar essa merda, nem que seja pra mim, mas se for pra todos, que seja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isa!
      Entendo a sua frustacão, pois eu passei pela mesma coisa.
      Te desejo sucesso!

      /Rafaela

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.