Suécia "sofre" com geração de crianças mimadas!
Olá Pessoas lindas!
Recentemente li uma repostagem muito interessante sobre a educação das crianças na Suécia e gostaria de compartilhar a matéria com todos vocês e principalmente com as Brazucas mamães que já vivem na Suécia.
Gostaria de saber a opinião de todos!
Espero que gostem!!!!
( Fiz um ctrl c/ Ctrl v Bonito! Haha =P, mas o que vale é a troca de informações, opiniões... )
O que fazer?
Passar a educação que nos foi dada ou se enquadrar nos padrões suecos?
''Após proibir palmadas, Suécia "sofre" com geração de crianças mimadas
A proibição das punições físicas a crianças foi incorporada ao código penal da Suécia em 1979
A Suécia, primeira nação do mundo a proibir as palmadas na educação das crianças, se pergunta agora se não foi longe demais e criou uma geração de pequenos tiranos.
"De uma certa forma, as crianças na Suécia são extremamente mal educadas", afirma à AFP David Eberhard, psiquiatra e pai de seis filhos. "Eles gritam quando adultos conversam à mesa, interrompem as conversas sem parar e exigem o mesmo tratamento que os adultos", ressalta.
O livro "Como as crianças chegaram ao poder", escrito por Eberhard, explica porque a proibição das punições físicas - incorporada de forma pioneira ao código penal da Suécia em 1979 - levou, pouco a pouco, a uma interdição de qualquer forma de correção das crianças.
"É óbvio que é preciso escutar as crianças, mas na Suécia isso já foi longe demais. São elas que decidem tudo nas famílias: quando ir para a cama, o que comer, para onde ir nas férias, até qual canal de televisão assistir", avalia ele, considerando que as crianças suecas são mal preparadas para a vida adulta.
"Nós vemos muitos jovens que estão decepcionados com a vida: suas expectativas são muito altas e a vida se mostra mais difícil do que o esperado por eles. Isso se manifesta em distúrbios de ansiedade e gestos de autodestruição, que aumentaram de maneira espetacular na Suécia", diz o psiquiatra.
Suas teses são contestadas por outros especialistas, como o terapeuta familiar Martin Forster, que sustenta que, numa escala mundial, as crianças suecas estão entre as mais felizes. "A Suécia se inspirou sobretudo na ideia de que as crianças deveriam ser ouvidas e colocadas no centro das preocupações", afirma Forster. Segundo ele, "o fato de as crianças decidirem muitas coisas é uma questão de valores. Pontos de vista diferentes sobre a educação e a infância geram culturas diferentes".
O debate sobre o mau comportamento das crianças surge regularmente nas discussões sobre a escola, onde os problemas de socialização ficam mais evidente.
‘’É óbvio que é preciso escutar as crianças, mas na Suécia isso já foi longe demais. São elas que decidem tudo nas famílias’’
David Eberhard
Psiquiatra
No início de outubro, o jornalista Ola Olofsson relatou seu espanto após ter ido à sala de aula de sua filha. "Dois garotos se xingavam, e eu não fazia ideia de que com apenas 7 anos de idade era possível conhecer aquelas palavras. Quando eu tentei intervir, eles me insultaram e me disseram para eu ir cuidar da minha vida", conta à AFP.
Quase 800 internautas comentaram a crônica de Olofsson. Entre os leitores, um professor de escola primária relatou sua rotina ao passar tarefas a alunos de 4 e 5 anos: "Você acha que eu quero fazer isso?", disse um dos alunos. "Outro dia uma criança de quatro anos cuspiu na minha cara quando eu pedi para que ela parasse de subir nas prateleiras".
Após um estudo de 2010 sobre o bem estar das crianças, o governo sueco ofereceu aos pais em dificuldade um curso de educação chamado "Todas as crianças no centro". Sua filosofia: "laços sólidos entre pais e filhos são a base de uma educação harmoniosa de indivíduos confiantes e independentes na idade adulta".
Um de seus principais ensinamentos é que a punição não garante um bom comportamento a longo prazo, e que estabelecer limites que não devem ser ultrapassados, sob pena de punição, nem sempre é uma panaceia.
"Os pais são instruídos a adotar o ponto de vista da criança. Se nós queremos que ela coopere, a melhor forma de se obter isso é ter uma relação estreita", afirma a psicóloga Kajsa Lönn-Rhodin, uma das criadoras do curso governamental. "Eu acredito que é muito mais grave quando as crianças são mal-tratadas (...), quando elas recebem uma educação brutal", avalia.
Marie Märestad e o marido, pais de duas meninas, fizeram o curso em 2012, num momento em que eles não conseguiam mais controlar as crianças à mesa. "Nós descobrimos que provocávamos nelas muitas incertezas, que elas brigavam muito (...) Nós tínhamos muitas brigas pela manhã, na hora de colocar a roupa para sair", relembra essa mãe de 39 anos. "Nossa filha caçula fazia um escândalo e nada dava certo (...) Nós passamos por momentos muito difíceis, até decidirmos que seria bom se ouvíssemos especialistas, conselheiros", conta Märestad, que é personal trainer em Estocolmo.
O curso a ajudou a "não lutar em todas as frentes de batalha" e a dialogar melhor. Mas para ela, as crianças dominam a maior parte dos lares suecos. "Nós observamos muito isso nas famílias de nossos amigos, onde são as crianças que comandam".
Segundo Hugo Lagercrantz, professor de pediatria na universidade Karolinska, de Estocolmo, a forte adesão dos suecos aos valores de democracia e igualdade levou muitos a almejarem uma relação de igual para igual com seus filhos. "Os pais tentam ser muito democráticos (...) Eles deveriam se comportar como pais e tomar decisões, e não tentarem ser simpáticos o tempo todo", diz Lagercrantz.
Ele vê, contudo, algumas vantagens nesse estilo de educação. "As crianças suecas são muito francas e sabem expressar seu ponto de vista", afirma. "A Suécia não valoriza a hierarquia e, de uma certa forma, isso é bom. Sem dúvida, esta é uma das razões pelas quais o país está relativamente bem do ponto de vista econômico". ''
Fonte:
Complicado né??!
ResponderExcluirNa minha opniao esse assunto tem dois lados, o bom e o ruim.
Acho ótimo os suecos respeitarem essa lei. Acho interessante a questao das criancas serem respeitadas e nao apenas serem obrigadas a respeitar por quem as vezes nem mereca algum tipo de respeito.
Mas tudo que é demais nao é bom né?
Exagero nao é legal.
Educacao vem de dentro de casa, concordo que nao precisa dar palmadas e sim dialogar, mas tem sim muitos pais que nem ligam para seus filhos, e ainda dao exemplos negativos entao a crianca faz o que quer.
Mas eu apoio essa lei. Só nao apoio criancas abusadas porque aí é demais né?!!
Mas tudo se resolve com uma boa conversa.
Puss puss*
Eu acho muito interessante essa forma de educar as crianças aí na Suécia!
ExcluirFica difícil pra mim dar uma opinião sobre o assunto por não ser mãe...
Eu fui educada com muito diálogo, mas quando não dava jeito eu apanhava e nem por isso sou uma pessoa revoltada ou traumatizada, muito pelo contrário!
Realmente você está certa, nada demais é bom e atenção nunca é demais,quando se trata de educação.
Puss Puss =D
Oi
ResponderExcluirSei lá como anda a coisa no Brasil agora mas quando saí daí não era diferente: crianças brasileiras não respeitam professores e mandam na vida dos pais. E daí qual é o método emmpregado no Brasil que não deu certo? O que falta ao mundo inteiro são pais que estejam dispostos a serem pais, que parem de mimar os filhos ou espancá-los e que saibam que limites não são traumáticos, são necessários.
Concordo com você!
ExcluirEsse é um tema polêmico e cheio de teorias. É obrigação dos pais buscar educar na base do diálogo transmitindo valores e também saber reconhecer e elogiar os bons comportamentos dos pequenos.
ResponderExcluirOs filhos se espelham nos pais, então não adianta o pai dizer para criança não falar palavrão e não agredir o amigo, e no trânsito a criança presencia o pai com palavrões e tudo mais.
Os pais tem que dar bons exemplos e saber lidar com as várias fases de crescimento da criança. Tem a fase do morder os amiguinhos, de chorar por tudo, fase de se irritar facilmente, fase da birra e etc.. É tarefa do pai tentar resolver essas fases com autocontrole e evitar as palmadas.
O que não pode é deixar as crianças mandarem e desmandarem na vida da família. Li um artigo que dizia: "Cabe ao adulto, através de atitudes, IMPEDIR COM QUE A CRIANÇA FAÇA O QUE NÃO PODE. Da mesma forma, cabe aos adultos, através de atitudes, LEVAR CRIANÇA A FAZER O QUE DEVE SER FEITO".
É bem assim mesmo...
Adorei Any!
ExcluirObrigada!!!!! :-D
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