Gosto e Não gosto na Suécia!!!!!

Olá, Pessoas lindas!
Hoje o meu post vai ser sobre as coisas que gosto e as coisas que não gosto aqui na Suécia, coisas básicas, nada pesado...somente pequenas observacões!
Estou escrevendo esse post para fazer um comparativo no futuro...
Tudo vai ser baseado no lugar onde vivo e também nas minhas experiências.


Eu gosto do modo independente como as pessoas costumam viver aqui. Alguns chamam de frieza, eu no momento chamo de individualimo ou reserva. As pessoas aqui vivem a vida delas, não se importam de forma nenhuma com a sua, não existem fofocas, isso eu acho fantástico, pois de onde vim o que tinha de gente vivendo a minha vida não era brincadeira.... Algumas pessoas dizem que vou sentir falta disso com o tempo, mas eu acho que não!

Apesar de sentir falta de algumas comidas do Nordeste, eu me alimento muito bem aqui. 
A culinária sueca é deliciosa, eu adoro! Tanto que tenho que me controlar o tempo todo para não ficar mais gorda do que já sou!rsrs 
Gosto principalmente da variedade da comida vegetariana.

Gosto do jeito que as pessoas se vestem aqui, todas muito chiques, com seus casacos e botas e cachecóis e luvas e gorros....e kkkkkk eu sei, eu sou muito abestalhada, mas realmente fico encantada como os homens e mulheres se vestem bem aqui. Sempre muito elegantes... eu tenho que aprender essa "chiqueza" também rsrs

Gosto da liberdade que as pessoas tem de se tatuar até o pescoco e não sofrer para arrumar emprego. Pessoas com looks e cabelos extravagantes é visto como coisa super normal, ninguém para pra ficar olhando. O pessoal sai com o cabelo igual como acordou....hahaha baguncado e não tão nem ai! Enquanto eu no Brasil era escrava da escova e continuaria sendo aqui se os salões não cobrassem tão caro. As suecas são lindas!!! Tudo bem, vocês venceram, existem excessões como em todo lugar, mas eu não sinto uma paranóia tão grande por beleza como existe no Brasil. Talvez eu pense assim por ainda não estar vivendo em sociedade efetivamente, mas acho que as pessoas são mais tranquilas com relacão a aparência aqui. Como por exemplo, até o dia de hoje, eu não vi ninguém de aparelho nos dentes aqui...

Gosto da facilidade de encontrar sapatos do tamanho do meu pé 39/40, aqui 41 e também roupas...aqui fazem roupas pra gente que come! =D

Gosto do modo como os suecos decoram suas casas, sempre com muito requinte. Amo o uso de velas para iluminar a casa principalmente no inverno, dando sempre um ar bem aconchegante e calmo.

Gosto de olhar a neve caindo e ver a neve brilhante no chão a noite... Nunca pensei que veria neve na vida, então ainda me fascino quando vejo!

Gosto de passear por aqui e me sentir em uma capa de caderno bem bonita hahahaha =D
Paisagens lindas!

Gosto de como a natureza é respeitada aqui, gosto muito da coleta seletiva e acho que todo país deveria seguir o exemplo da Suécia nesse sentido.

Gosto de assistir a Tv sueca, mesmo sem entender muita coisa e perceber a competência dos suecos em criar bons programas sem precisar de apelacão com nudez ou qualquer coisa do tipo....
Gosto de ver a inocência televisiva que não existe no meu país.

Gosto de andar nas ruas sem ter que apertar a bolsa no ombro com medo de assalto...

Gosto do silêncio que existe nos apartamentos, da civilizacão das pessoas.

Gosto de caminhar até a faixa de pedestre e perceber que o carro que vem, já está reduzinho a velocidade por que eu vou passar....

Gosto de ver que aqui as pessoas não vivem pra trabalhar e sim trabalham para viver.
Eu ainda não trabalho, mas a impressão que tenho é que a exploracão trabalhista não chega nem perto da do Brasil.

Gosto de ver que aqui os homens cooperam na limpeza da casa, na criacão dos filhos de forma muito efetiva.

Gosto de saber que existem matérias na escola como, aprender a cozinhar, a costurar....entre outras habilidades.

Gosto de poder beber água da torneira e saber que não vou morrer hahaha =D

Gosto de entrar em um banco sem ter que ficar "nua" hahaha =D  gosto de não me sentir uma ameaca...bem diferente do Brasil....

Gosto de muitas outras coisas com certeza, mas essas são as que lembro no momento...
Lembrando que só estou na Suécia a 2 meses e só conheco o inverno!

Coisas que não gosto....

Não gosto do frio... bem lógico né? mas sei que quanto mais roupas você usa, menos frio você sente, então menos mal...
Para sair de casa eu tenho que me programar, pois é tanta roupa pra vestir que perco a hora.

Outra coisa que é boa e ruim ao mesmo tempo é a pontualidade sueca: Impecável, mas as vezes me atrapalha por ser muito brasileira...

Não gosto de ter que deixar o meu calcado na entrada da academia... eu sei que quando voltar o sapato vai estar lá, mas minha mente ainda muito brasileira ainda receia deixar algo em algum lugar sem supervisão... com o tempo espero me sentir mais segura! =D

Café ou chá? Nenhum dos dois! Não gosto, mas aqui todo mundo gosta... eu prefiro água ou chocolate quente.

Eu conheci somente o inverno sueco, nenhuma outra estacão...o inverno é lindo, mas é bastante escuro e talvez por esse motivo causa muita preguica....pelo menos em mim! Isso eu não gosto!

Não gosto de ter que ficar passando hidratante na pele, pois o clima aqui é muito seco, a pele fica toda ressecada. Sem contar que no meu bolso sempre tem um creme especial, tipo cacau, para passar nos lábios e no nariz, pois se eu não passar chega a sangrar.

Não gosto do fato de ter que estudar muito, não somente sueco,  tudo novamente para entrar em uma universidade ou fazer um curso profissionalizante, mas entendo que é necessário! 
Eu ainda não entendo bem como funciona a educacão aqui na Suécia, acho que já comentei com vocês isso em algum post anterior, mas não adianta perguntar pra ninguém...o negócio é vivênciar... Quando um dia eu souber mais ou menos como funciona farei questão de relatar aqui, por enquanto só tenho um montão de dúvidas... Nenhuma informacão que encontrei até agora é precisa.
Quem me ajuda com algumas informacões é a Rúbia do Blog "Carioca da Clara Suecando", mas até ela tem as dúvidas dela!
 

Bem gente essas são as minhas observacões por enquanto, mas ainda não vivo em sociedade, então muitos outros comentários vão vim por ai! Espero que tenham gostado um pouco ^^

Acho que são dos pequenos detalhes que tiramos os pontos positivos e negativos de tudo na vida!


Gostaria de partilhar com vocês um post de uma amiga muito querida chamada Rúbia Rabimag do Blog "Carioca da Clara Suecando" onde ela relata a sua visão sobre a vida de um imigrante na Suécia, achei o post bastante realista, espero que gostem!

A vida de um imigrante na Suécia


Li uma reportagem recentemente e também gostaria de compartilhar com vocês...ainda não sei muito sobre o assunto, então prefiro não falar nada, somente compartilhar....

Suécia alerta que ódio a africanos atingiu níveis alarmantes no país

Outra:

Suécia recusa Jogos de 2022 para não usar dinheiro público


Fontes:
Blog "Carioca da Clara Suecando"
Exame.abril.com.br
Noticias.r7.com

 Vi ses!!!!!!











Comentários

  1. Oba!!! Olha um post aí. Muito legal seu texto, adorei a parte de deixar o calçado na porta da Academia... Se fosse no Brasil você não sentia nem o cheiro do sapato..kkkkk. Eu tive essa mesma impressão com as bicicletas que no inverno ficam estacionadas fora dos apartamentos ou lojas. Passa lá todo o inverno, eu sempre pensava se fosse no Brasil.. kkkk
    Observei muita dos acontecimentos do seu post, como o respeito à faixa de pedestre, a pontualidade (os trens, metros e ônibus), adorei sempre ter um cafezinho nas lanchonetes (sou viciada em café), as comidas são maravilhosas, só não gosto da mistureba do doce e salgado muito comum no cardápio sueco. Muito lega seus links das matérias. Beijos e tudo de bom pra você!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É incrível né Any? Como as coisas ficam no seu lugar aqui!
      Gosta de café, então está vindo pro país certo!!!!! =D hahaha
      Beijos linda!
      Tudo de bom para vc também e vem logo pra Suécia!

      Excluir
    2. Sim..incrivel! Se Deus quiser estarei aí o mais breve possível! :D

      Excluir
    3. Por acaso achei seu blog aie ja comecei a ler e estou amando..rs!! Estive a primeira vez na Suécia em 2012 no inverno, e fiquei maravilhada com tudo, principalmente com a segurança, anda sem medo é fantástico. Esse ano estive ai em Agosto. Amo esse lugar!!!

      Excluir
    4. Oi, Ana!
      Eu também vim a primeira vez em 2012 no inverno!
      Eu também amo a Suécia, é um país maravilhoso!
      Fico feliz em saber que você gostou do blog!

      Abracos
      Rafaela

      Excluir
  2. Que lindo!!! Eu li tudo... quero comentar cada coisinha... mas to pelo celular agora. Haha... Rafa, se precisar de qualquer coisa, não deixa de falar comigo... A gente pode se encontrar e tomar um chocolate quente, tbm prefiro. Kkkk
    Só não chamo pra almoçar fora pq, ao contrario de vc, eu nao me dou bem com a culinaria sueca... :p
    Beijos.. beijos... chama sempre q precisar, sério. :**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victória! Tudo bem?
      Bom saber que não sou a única a não gostar de café ou chá! haha assim me sinto uma pessoa mais normal! ^^
      Nem se preocupe, quando eu precisar eu vou te aperriar( chamar, incomodar )! =D
      Beijo Grande =*

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.