Mais dúvidas sobre o visto de Sambo!!!!!!

Olá, Pessoas lindas! Tudo bem?
Vim mais uma vez escrever sobre como aplicar o visto de Sambo!
Tenho recebido muitos e mails com dúvidas sobre isso e quero ajudar de alguma forma essas pessoas que estão perdidas, como um dia eu estive...



Vou comecar passando algumas informacões sobre como aplicar o visto de forma on line e mostrando também o que é feito quando você tem um filho(a) e precisa aplicar o visto para ele(a) também!
As informacões são de uma amiga que teve seu visto recentemente concedido, a Any Paula, ela humildimente cedeu essas informacões para que eu pudesse compartilhar e ajudar a a quem necessite dessas informacões.

Essas são as palavras da Any Paula:

"Entrei no site (http://www.swedenabroad.com/pt-PT/Embassies/Brasilia/), e olhei toda a documentação necessária para aplicação online  (para mim e minha filha). Ou seja são dois processos distintos no meu caso.

Para mim foram esses documentos: http://www.swedenabroad.com/ImageVaultFiles/id_10292/cf_52/1-6-_Doc.PDF

Para minha filha: http://www.swedenabroad.com/ImageVaultFiles/id_10293/cf_52/docnecessariosmenores2012.PDF

De posse desses documentos, eu fui para segunda etapa, que foi traduzir (por um tradutor juramentado) alguns documentos (português/inglês)  que foram pedidos no site. Nos meus documentos eu traduzi a certidão de nascimento e o comprovante de solteira (retirada no cartório de notas). Já nos documentos da minha filha (menor de 18) foram traduzidos o acordo de guarda, autorização de moradia fixa na Suécia (essa eu mesma fiz com a ajuda de minha irmã que é advogada e autentiquei tudo em cartório) e a autorização de viagem para o exterior (Retirada no conselho tutelar e depois autenticada em cartório).

Depois que tinha todos os documentos (inclusive as traduções) em ordem como pede o site. Eu passei para uma terceira etapa, escanear (digitalizar) todos os documentos (para sambo os comprovantes do relacionamentos também são escaneados). Atenção: É preciso observar que ao digitalizar (transformar em PDF) os documentos eles tem que ficarem me baixa resolução porque tem um limite de resolução por documento que o site da imigração suporta (não lembro bem o tamanho exato, mas ao transformar seus documentos em PDF tem uma opção de resolução para web).

Depois de todos documentos digitalizados aconselho que coloque os documentos em uma ordem. Exemplo: eu coloquei minha 2ª via da certidão de nascimento em português, a 2ª via em inglês, a escritura pública de declaração de solteira em português, a escritura pública de declaração de solteira em inglês e o comprovante de residência juntos em um PDF, Assim quando o site me pediu para enviar a certidão de nascimento já enviei anexado três documentos de uma vez. Explico porque: Quando enviamos os documentos via online o programa do site de imigração faz tipo um sorteio aleatório e não é pedido exatamente todos os documentos então alguns eu juntei para enviar.
Mas o passaporte e o personbevis(do sambo) eu enviei sozinhos.
Depois fui fazendo os procedimentos que o site pedia e enviei tudo.

Sobre a solicitação online é bom saber:

Se você faz solicitação online você vai responder os formulários online. Diga-se de passagem, esses formulários são enormes e em sueco ou inglês (respondi em sueco com ajuda do meu sambo e do google tradutor). Perguntam de tudo sobre seu sambo, sobre a família dele, sobre como se conheceram e quando, e onde iniciaram o namoro.

Se você quiser, pode fazer um teste, criar uma conta online no site www.suecia.org.br - residir e trabalhar na Suécia- por laços familiares. Você depois vai receber um e-mail com um código para entrar para sua solicitação e começar a responder o formulário. Cada vez você avança para próxima página, você salva os dados na página anterior. Se quiser sair do programa , não tem problema, pode continuar dia seguinte, é só escrever o mesmo código de login e continuar.

AGORA : se você não entrar em 48 horas todos os dados serão cancelados e vai precisar começar do zero de novo (isso aconteceu comigo).
Durante solicitação online você vai anexar o documentos escaneados e no final pagar com cartão de crédito. Se vai pagar com cartão internacional do seu parceiro (ou terceiros) é bom o titular está perto (telefone ou skype) pois o banco as vezes pede uma senha extra do cartão para liberar o pagamento.
Depois de tudo feito você sai do site e logo em seguida seu parceiro recebe um e-mail do sistema para ele responder as perguntas dele e escanear os documentos dele. E você receberá um e-mail confirmando recebimento da solicitação e do pagamento.
Aconselho que depois de tudo enviado você entre em contato com a embaixada e pedir que a funcionária olhe seu processo e verifique se falta algum documento na solicitação.
No meu caso aconteceu isso, entrava sempre em contato com a embaixada por e-mail e em um desses contatos fui informada pela funcionária que faltava alguns documentos para serem anexados ao processo. Eu então enviei para o e-mail da funcionária e ela anexou ao meu processo.

Sobre datas e prazos
Eu enviei minha solicitação (online) em 21 julho de 2013 e em 19 dezembro de 2013 foi a minha entrevista. Já me sambo foi chamado para a entrevista  em 17 de fevereiro de 2014. Horas após o termino da entrevista dele fui comunicada via e-mail que minha solicitação (e da minha filha) tinha sido aceita. 

***É importante frisar que a pessoa tem que levar para entrevista todos os documentos  enviados via online. Na hora da entrevista o funcionário pede pra ver os documentos.
 E quanto ao personbevis tem que ser atual. ele só é valido por 90 dias. Ou seja se você enviou sua solicitação via online e foi chamada para entrevista 3 meses após o envio, é melhor solicitar outro personbevis atualizado para a entrevista. "





Se você é casada com um sueco no Brasil ou na Suécia, ou nos dois países ainda assim você precisa solicitar o visto, segundo esse site:

http://www.swedenabroad.com/pt-PT/Embassies/Brasilia/Trabalhar-e-residir-na-Suecia/Permissao-de-permanencia-na-Suecia-por-vinculo-familiar-sys/Fatos-basicos-sys/ 

Nesse link vc pode visualizar: Como solicitar o visto, os documentos necessários e as taxas a serem pagas.

Esses são os documentos necessários para a solicitacão do visto:
 http://www.swedenabroad.com/ImageVaultFiles/id_10292/cf_52/1-6-_Doc.PDF

Deixo também disponível para vocês o site da Imigracão Sueca:
http://www.migrationsverket.se/Privatpersoner.html

Para maiores esclarecimentos, deixo também o e mail da agente da imigracão da Embaixada de Brasília, Andrea Rojas: andrea.rojas@gov.se
Ela me ajudou muito com relacão as minhas dúvidas, ela é muito profissional e sempre responde aos e mails.

Aqui vai os endereços da embaixada e consulados pelo Brasil:
http://www.consulados.com.br/suecia/


Embaixada da Suécia - Brasília – DF
Telefone:(0xx61) 3442-5200
ambassaden.brasilia@gov.se
Horário de atendimento pelo telefone:
Segunda à quinta-feira: 08.00-13.00 e 14.00-17.00.
Sexta-feira 08.00-13.00

Consulado Geral da Suécia - Rio de Janeiro – RJ
consulado@sweden.com.br
Telefone:(0xx21) 3582-7701

Consulado Geral da Suécia São Paulo
contato@consuladosueciasp.org.br
(11) 5506 9994
Atendimento:
Segunda a sexta-feira das 09.00 às 13.00 h

Bem pessoas, espero ter ajudado de alguma forma!
Qualquer dúvida, estou aqui!

Vi ses snart! =D


















Comentários

  1. Oi!! Espero que tenha ajudado nesse texto enorme!!!! ehehehehe
    Desculpa os erros gramaticais (culpa de uma digitação rápida..eheheh). E obrigada Rafa por tudo!!!! Espero mais posts sobre seus estudos de suecos..hehehehe. Até mais!!! beijos :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada você Any, por todas as informacões!!!
      Em breve notícias sobre meus estudos =D

      Beijos =*

      Excluir
  2. Oi, gostei muito do post e ja esclareci umas duvidas sobre o visto. Pretendo dar entrada no meu esse mês, mas tenho uma duvida. No site eles dizem que meus documentos precisam ter até 90 dias, pois bem, tenho uma certidao de nascimento atualizada (2 via) que tirei em dezembro de 2013, mas estou com medo de usa-la e nao aceitarem por que tem mais de 3 meses. Você acha que é possivel eles negarem o visto por causa da minha certidão? Ou seria melhor ter que tirar uma outra mesmo? espero que possa responder, beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Pelo que sei, eles não vão analizar o pedido se os documentos não estiverem corretos.
      Eles costumam avisar se algo não está de acordo com o solicitado, mas se vc não quiser ter problemas acho melhor você providenciar tudo de acordo com os prazos que eles estipularam.
      Acho que seria melhor você tirar outra, pois nada passa despercebido.
      De qualquer forma, as coisas mudam constantemente na embaixada, é importante você tirar suas dúvidas com a própria embaixada para ter mais certeza.

      Para maiores esclarecimentos, deixo também o e mail da agente da imigracão da Embaixada de Brasília, Andrea Rojas: andrea.rojas@gov.se

      Embaixada da Suécia - Brasília – DF
      Telefone:(0xx61) 3442-5200
      ambassaden.brasilia@gov.se
      Horário de atendimento pelo telefone:
      Segunda à quinta-feira: 08.00-13.00 e 14.00-17.00.
      Sexta-feira 08.00-13.00

      Consulado Geral da Suécia - Rio de Janeiro – RJ
      consulado@sweden.com.br
      Telefone:(0xx21) 3582-7701

      Consulado Geral da Suécia São Paulo
      contato@consuladosueciasp.org.br
      (11) 5506 9994
      Atendimento:
      Segunda a sexta-feira das 09.00 às 13.00 h

      Até Mais!
      Boa Sorte!

      Excluir
  3. Ola, me tire uma dúvida: Se eu casar antes de aplicar o visto e voltar para o Brasil e preparar tida a documentação online, será que demora muito para minha entrevista para eu voltar para perto do meu branquinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Tudo bem?
      Você pode se casar quando você quiser,independente de visto, mas isso não vai fazer com que o seu processo acelere. Falo isso com experiência própria. Nem mesmo uma gravidez vai acelerar seu processo. Não existe nada que você possa fazer para acelerar o processo. Só esperar mesmo.
      Eu entendo o tamanho da saudade que vc está do seu companheiro, eu passei pelo mesmo e sei o quão triste é.
      Mais essa foi a minha realidade e é a realidade de muitas pessoas que estão também esperando o visto ou entrando no processo para vir morar aqui.
      Eu comecei meu processo em janeiro de 2013, muita coisa mudou, mas agora a espera é ainda maior. Eu esperei 9 meses.
      Procure grupos no Facebook sobre "Quero morar na Suécia", você vai encontrar várias pessoas na mesma situação que você. Essa é a minha dica, para que vc se sinta mais amparada.

      Te desejo sucesso e muita sorte!

      /Rafaela

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.