Um ano morando na Suécia!!!

Olá, Pessoas lindas!





Antes de mais nada, eu realmente dei uma sumida sim, confesso! Eu não tinha nada interessante para contar a vocês e não quero vim aqui escrever qualquer coisa, não quero fazer disso uma obrigacão e sim algo que me dá prazer...
Espero que vocês possam entender isso!
Agora eu posso entender melhor por que eu não conseguia muitas informacoes na época que estava pensando em morar aqui, o tempo é bem corrido mesmo, estou me dedicando muito aos estudos.

Hoje eu tenho algo legal para compartilhar com vocês, dia 2 de dezembro, fez exatamente um ano que estou morando na Suécia.
Me lembro como se fosse hoje eu chorando que nem uma louca quando o piloto anunciou que estavámos em Estocolmo, depois de esperar 10 meses pelo meu visto:  Enfim Suécia!
Eu queria desbravar o mundo, tinha toda a coragem do mundo, todos os sonhos do mundo e pensava que aprenderia sueco mais rápido do que todo mundo! #SQN hahaha :D
Era só felicidade!!! Agora meus pés estão mais no chão!

A Rafaela de um ano atrás é diferente da Rafaela que está escrevendo esse post! 
Muitas coisas mudaram, ou talvez não mudaram, eu que passei ver as coisas de um jeito diferente.
Eu tinha uma ideia muito romântica da vida e hoje eu consigo exergar melhor as situacoes...
Acho que um tempo longe de casa ensina muitas coisas, não ter a mamae do lado para te amparar te fortalece muito, de certa forma.

A primeira coisa que mudou foram meus pensamentos sobre o que era um casamento kkkkkkkkk tinha uma ideia muito romântica disso. Amo muito meu sambo, mas ele é muito sueco, apesar de ser metade brasileiro e as culturas se chocam! rsrs <3 Ele é maravilhoso, mas casamento é uma luta diária, personalidades diferentes, opinioes divergentes................. a lista é bem longa, mas vivo uma vida muito feliz ao lado do meu namorado, até por que se eu não vivesse, não teria razao para eu estar aqui.

Eu pensei que com um ano vivendo aqui, eu estaria falando sueco, mas infelizmente isso ainda não está acontecendo. Eu consigo entender bastante coisa, consigo falar algumas coisas, mas não tanto quanto eu gostaria, mas é melhor que nada né? Em breve estarei fazendo prova para avancar para o Kurs D, torcam por mim! :D

A saudade da famìlia não passa, só aumenta e doí muito...

Tenho algumas amizades brasileiras aqui onde moro e algumas amizades latinas, isso é bom para mim, mas fazer amizade com suecos é algo bem difícil, talvez por que eu ainda não fale muito sueco, talvez... 
Esse é um fator que me entristece muito as vezes, saudades dos meus amigos do Brasil <3

Eu ainda não me acostumei com a beleza da Suécia, talvez nunca me acostume, hora ou outra estou parada no tempo olhando alguma paisagem...

Ainda não me acostumei com a honestidade das pessoas aqui, para mim é como estar num sonho...

Não podia imaginar que o sol fizesse tanta diferenca no dia a dia, estamos no inverno agora e está sempre escuro. Vou para a escola está escuro, vou dormir está escuro, vivo cansada, mais chata do que já sou rsrsrs é terrível, mas é  bom pensar que em breve é primavera...eu sei que vai demorar, mas tenho que me motivar pessoal :D

Agora que conheco todas as estacoes, posso me programar melhor sobre o que fazer durante o ano... já estou esperando ansiosa pelo verão sueco!!!!!
 
Eu gostaria de falar tantas coisas, sobre o que foi esse um ano para mim, mas no momento as palavras fogem...

Eu estou feliz, mas eu achei que estaria mais.
É que o tempo vai passando e acreditem as coisas só vão piorando ou caminhando muito lentamente...
Sei que é pessimismo da minha parte falar assim, mas é que os obstaculos só aumentam. Eu achei que o obstaculo maior seria somente a língua, mas envolve muito mais que isso.

Lógico que aqui tenho muitas oportunidades de estudo e trabalho que não teria estando no Brasil, mas acreditem é um longo caminho a ser pecorrido, é preciso muita paciência e forca de vontade para continuar e isso desmotiva um pouco as vezes. Independente se você vem pra cá com um nível superior ou não, mesmo assim você terá um longo caminho para percorrer com relacão aos estudos, até por que nem todo diploma é reconhecido aqui. Nem tudo é perfeito. Acho que estou um pouco frustada com essa lentidão, me desculpem.
Aqui eu tenho uma qualidade de vida excelente, não estou reclamando, mas quanto mais imigrantes chegam aqui, mais dificil fica a vida. As oportunidades de empregos são menores e as quantidade de qualificacoes para trabalhar só aumentam, mas essa foi a minha escolha e eu não vou desistir dela.
Penso que agora as coisas sao dificies, mas no futuro quando eu puder me comunicar mais, estiver trabalhando, minha vida será outra, isso me motiva. 
Pra quem vem pra cá sem intencao de estudar ou trabalhar a vida é leve, sem tantas preocupacoes...

Ainda não posso dizer que desfiz as malas na minha cabeca, vou sentir sempre saudades das coisas boas do meu país. Na hora do desespero dá vontade de largar tudo e sair correndo pros bracos de Mainha <3 não vou mentir...
Depois eu respiro fundo e penso em quantas pessoas dariam tudo para estar no meu lugar, o quanto posso no futuro ajudar a minha familia a ter uma vida melhor e o quanto posso crescer profissionalmente aqui, só tenho 26 anos...

Vou caminhar na floresta e me acalmo... 
Apesar de todas as minhas dificuldades com relacao aos estudos, eu gosto muito de viver aqui e é nesse país que quero construir minha familia.



Beijo, Pessoas! 
Até mais!!!!
 








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.