Hallå Allihopa!!!!

Olá, Pessoas lindas! 
Quanto tempo não?
Saudades de vim aqui escrever para vocês...
Eu sei gente, estamos quase na metade do ano e eu não venho postando nada... 
Vou explicar direitinho tudo o que tem acontecido na minha vida...

No meu último post de 2014, eu vim comunicar a vocês que tinha passado para o Curso D no SFI, lembram? Pois bem, as minhas aulas iniciaram na terceira semana de janeiro e de cara eu não gostei da professora  =\
Ela tem um jeito muito autoritário, sabe? Não tem muita dinâmica para dar aula, era sempre as mesmas aulas, passava muito conteúdo e não dava tempo de memorizar tudo ou de aprender tudo que ela nos dava, eu me sentia extremamente irritada e desmotivada, mas acredito que o professor não tem obrigacão de se adaptar ao aluno, o aluno que tem que se adaptar ao professor e foi isso que eu fiz pessoal, estudei para caramba todo o conteúdo que ela tinha disponibilizado no portal da escola, minha vida de janeiro a abril foi assim, revendo conteúdo novos e antigos, tinhamos prova toda semana, isso me estressava muitooooo, eu não via a hora de acabar o SFI, era uma luta ir para escola, mas eu precisava muito terminar e finalmente um dia, na metade de abril ela me chamou em uma sala separada e perguntou se eu gostaria de fazer a prova para terminar o curso D. Gente, eu nem pensei duas vezes, fiz a prova e passei!!!!!!! :D 

O curso D do SFI é meio que uma revisão de tudo, estudavamos muita gramática, tempos verbais, exercicios para escutar conversacoes em sueco e dizer do que se tratava, tinhamos que sempre buscar sinônimos e antônimos das palavras, vimos muitas palavras novas, tinhamos muitas discussoes na classe sobre vários temas e neles tinhamos que tentar explicar nossa opinião e o porque de cada pensamento, liamos vários textos e depois sem olhar pro papel diziamos o que entendemos daquilo com nossas palavras, escreviamos muitos textos também, tipo redacões...foi basicamente isso.

Eu pensei que terminando o SFI eu estaria falando sueco, mas isso ainda não está acontecendo, lógico que nem se compara com um ano atrás quando eu cheguei aqui, hoje eu sei muito mais expressoes, palavras, hoje eu me viro mais, antes eu precisava do meu sambo pra tudo, hoje eu posso ousar mais, mesmo falando errado, esquecendo as palavras... 
Hoje eu entendo que o SFI é apenas uma base, é um caminho, ninguém vai sair falando sueco fluentemente somente com SFI. (pelo menos não conheci ninguém até agora)...
Por esse motivo eu me inscrevi no SAS, o SAS = svenska som andraspråk, (sueco como segunda língua) eu entendo que esse curso é um aperfeicoamento, que equivale ao ginásio sueco. Na verdade eu nao sei muitas informacoes sobre o SAS, até por que eu só comecarei o SAS em agosto, pois não existe vagas para esse semestre, somente para o proximo, infelizmente. Prometo fazer um post sobre o SAS quando eu estiver nele ok?

Bem, estou muito feliz de ter acabado essa primeira etapa aqui na Suécia, que foi acabar o SFI. Pensei até que levaria mais tempo para concluir, pensei que em dezembro desse ano eu estaria indo para o SAS, jamais pensei que poderia comecar em agosto.
Hoje posso dizer que é possível sim terminar o SFI em um ano tranquilamente e em até menos tempo que isso na verdade. Eu só tinha aulas três vezes na semana e tive férias de 2 meses em um ano de escola, existem cidades que você pode ter aulas todos os dias, então as chances aumentam ainda mais de terminar em menos tempo. 

Tudo vai depender da sua dedicacão e se vc tem facilidade ou não para aprender um novo idioma, todo mundo tem uma forma de aprender, de entender, cada um tem seu ritmo.
Eu conheco muitas pessoas aqui que já sabiam falar inglês e que aprenderam super rápido o sueco, mas conheco outras que o inglês só atrapalhou, pq quando nao conseguem falar ou ser entendidos em sueco, eles correm pro inglês e ai fica mais dificil a apredizagem da língua sueca. Já eu como não falo inglês, tenho que tentar explicar/falar mais uma vez, tentar de outra maneira, até conseguir ser entendida, então isso me ajuda muitoooo na aprendizagem.

Eu recebo muitos e mails de pessoas pedindo dicas de como aprender sueco, acho que não sou a pessoa mais indicada para isso, pois estou aprendendo também e estou a pouco tempo aqui, mas posso passar algumas ferramentas que utilizei e utilizo para estudar, pois sei da dificuldade de se achar algo bom para iniciar o aprendizado da língua sueca estando no Brasil por exemplo...

1) Esses posts eu escrevi a muito tempo atrás, talvez tenha dicas legais ainda:



2)Esse site é um site muito usado no SFI e que se eu soubesse da existencia dele antes, teria me ajudado bastante também...


***Existe uma barrinha no canto da tela colorida, onde você vai encontrar as letras GY, SVA, D, C, B, A, essas letras são correspondentes a níveis, então como você está comencando você inicia pela letra A e assim por diante...

3)Existem muitos livros para iniciar a apredizagem da língua sueca, mas esses livros não vendem no Brasil infelizmente, mas eu costumo comprar nesse site: www.bokus.com
Vocês podem pedir para pessoas conhecidas que moram aqui na Suécia para dar uma espiadinha nesse site e mandar alguns livros para vocês no Brasil...é uma idéia!

Ele está disponivel para vc em PDF, por sorte eu encontrei!!!!!! :D
Esse foi o primeiro livro que comprei aqui, e me ajudou pra caramba!!!!!!!

Livro: Mål 1


 ***Esse livro me ajudou muito a comecar também...

4) Dicas de livros:

Dicas de Livros

Mais livros...

Site que ajuda a achar sinônimos em sueco:

Synonymer.se

5) Querem ter ideia de como são os livros do SFI:

SFI-boken LÄS! Kurs A och B
SFI-boken ÖVA! Kurs A och B
SFI-boken SKRIV! Kurs A och B

SFI-boken LÄS! Kurs B och C
SFI-boken ÖVA! Kurs B och C

SFI-boken LÄS! Kurs C och D
SFI-boken ÖVA! Kurs C och D



Tem vontade de morar na Suécia? Eu recomendo a vocês esse post da Maria Helena do Blog Uma Caipira na Suécia, ela explicando tudo direitinho...



Espero ter ajudado um pouco com essas dicas!
Até o próximo post, Pessoas!








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.