Språkpraktik!!!! Meu primeiro estágio na Suécia!!!!

Oi, Pessoas lindas!

Hoje vim contar para vocês como está sendo a minha primeira experiência como praticante numa empresa sueca.
Språkpraktik quer dizer em uma traducao minha, um estágio para aprender a língua, "Prática da Língua".




Como vocês já sabem eu terminei o SFI em Abril e iria ficar até metade de agosto em casa, pois o SAS (Svenska som andra språk) aqui na cidade que moro só comecou em agosto.

Consegui essa oportunidade através de uma parente do meu sambo que lembrou de mim, pois estava precisando de ajuda com coisas simples no setor administrativo da empresa em que ela trabalha.

Comecei em Maio e fiquei até Agosto, mas deu tão certo a prática para a empresa e para mim que ganhei uma continuacao por mais três meses.
Recomecei em setembro e terminarei em novembro. Para continuar com a prática tive que mudar meus estudos para distância, pois não existia a possibilidade de estudar pela manha e fazer a prática a tarde, então para não parar de estudar escolhi continuar a distância.

Eu achei que seria moleza estudar a distância, mas posso afirmar que vc acaba estudando muito mais do que no presencial. Não é fácil, mas se vc tiver determinacao você consegue. Precisa realmente ter foco. Encontro minha professora uma vez por mês e entrego exercicios, textos toda semana atrávez do site da escola e envio sempre e mails para minha professora com dúvidas, perguntas...está funcionando super bem, mas não é fácil.

A experiência está sendo a mais satisfatória possível, eu estou gostando muito e aprendendo muito também, gostaria que todas as pessoas que realmente querem aprender sueco tivessem a oportunidade que estou tendo, pois a maneira mais rápida de se aprender uma língua é estar cercadas de pessoas que só falam aquela determinada língua, aqui no estágio todos os dias eu escuto muito sueco e tenho que falar sueco, tenho que deixar minha vergonha de lado, meu medo de falar errado e apenas falar, perguntar e ousar falar mesmo...

Na escola era diferente, eu tinha que falar sueco somente na sala de aula e nem era tanto assim, nos intervalos sempre me juntava com os latinos e falavamos sempre em espanhol, no meu caso "portunhol", mas até meu espanhol que era só um "enroleixon" agora está bem melhor por estar sempre em contato com eles. Muitos falam em inglês na escola. Na escola eu aprendia muitas pronúncias erradas também, pois são muitas nacionalidades juntas no SFI, aqui na prática não, todos no meu setor são suecos, então vai ficando mais fácil identicar os sons, aprender palavras novas. As pessoas aqui me corrigem quando eu falo errado e isso é muito positivo para mim também, ninguém rir de mim quando eu falo errado, eles me incentivam por que sabem que eu quero aprender. 

Tem pessoas aqui no meu setor que eu entendo de primeira e outras que eu preciso me concentrar mais, pois as vezes essas pessoas não tem uma boa diccao ou tem um jeito muito peculiar de falar, muitas vezes não passam nenhum tipo de expressão, ou falam rápido demais, dai fica bem difícil saber o que as pessoas querem...Tenho que perguntar, tenho que falar com as minhas palavras o que eu entendi, para não fazer nada errado e isso me forca a falar e tentar e continuar tentando rsrs
Aqui não tenho como me acostumar com uma forma de falar, como acontece na escola, nos acostumamos com o jeito de falar da professora e quando chegamos na rua não entendemos nada do que as pessoas dizem... por que eu encontro pessoas diferentes todos os dias.

Na primeira semana foi super difícil para mim. Um monte de gente nova, me fazendo perguntas, eu toda insegura, tímida, nervosa, não entendia quase nada do que eles falavam...mas os dias foram passando e foi ficando cada vez mais fácil entender como tudo funcionava, o que eu teria que fazer...

A maioria das pessoas do setor que trabalho são bem legais, algumas mais abertas e dispostas a ajudar e outras mais fechadas.
Tem as que falam com vc só quando vc está do lado do seu chefe, outras que só falam quando está dentro da empresa, outras só quando precisam e assim por diante, mas a maioria das pessoas são bem legais e positivas, me incentivam a estudar, perguntam muito sobre o Brasil e sempre tentam me inserir nas conversas.

Aqui também não tem isso de "cara feia" no outro dia quando você falta porque estava doente ou não tem "cara feia" por que vc precisa fazer um exame médico, ou coisas assim. Você não precisa pedir permissão, você só precisa avisar que precisa ir, mas só a nível de informacao mesmo...

Minha chefe é muito boazinha. Ela é uma querida na verdade. Muito paciente, alegre e trata todo muito de igual para igual, eu não tenho medo de conversar nada com ela.
Ainda não posso falar com 100% de certeza que todas as empresas na Suécia são assim, mas a forma deles trabalharem é muito calma.Lógico que existe um estresse ali, outro aqui, mas nada comparado como trabalhar no Brasil.

Tudo é motivo para uma FIKA.
Pela manhã todo mundo checa seus e mails e depois 15-30 minutos de FIKA.


Para quem não sabe o que é FIKA é uma pausa, um momento para tomar café e conversar com amigos, familiares, conhecidos. Café muitas vezes acompanhado de algum doce (bolo, torta, bolinhos, bolachas ou sanduíche ), se vc não bebe café, vc pode tomar chá, leite... é um momento para desfrutar o "jogar conversa fora", saborear o Café até por que os suecos sao um dos maiores consumidores de café. Eu acho que essa tradicao " att fika" é uma das maiores aqui na Suécia.



Depois de almocar, fika de novo e o chefe incentiva que vc vá para fika, nao importa o que vc esteja fazendo.

Eu percebo que esses 15 ou 30 minutinhos fazem toda a diferenca, pois na hora do almoco por exemplo ninguém fica contando no relogio o tempo que tirou, comem e voltam a trabalhar.
Se vc nao tomou café da manhã em casa vc pode trazer sua comida e comer na empresa, sem problemas.
Aqui tem máquinas de café em todos os andares e frutas todas as manhãs.
Dia de sexta feira todo mundo traz alguma coisa gostosa para comer com os colegas de trabalho, bolo, sanduiches sempre estão expostos na cozinha para quem quiser experimentar. As pessoas costumam tomar café da manha juntas na sexta.

Para ser sincera, eu ainda não me acostumei muito com essa coisa de fika o tempo todo aqui, as vezes acho meio exagerado, mas isso não é um problema deles, é um problema meu mesmo, da minha cultura, o jeito deles pensarem e trabalharem está certo, ninguém se sente bem por muito tempo em um ambiente opressor e estressante, mas eu muito acostumada com a pressão do Brasil, estou tentando me adaptar a esse novo modo.
Eu vejo que o importante não é se vc tira a fika em si, e sim se vc se sente bem na empresa e que o seu trabalho seja executado.

Em junho entraram muitos "Sommarjobbare" aqui no estágio, que são os trabalhadores de verão. Trabalham muitas vezes um mês, dois para conhecer como é a vida de trabalho. 
( mesmo com esse pouco tempo eles podem tirar semanas de férias...)
A maioria são adolescentes que estão frequentando ou já concluiram o ensino médio.
Uma coisa curiosa foi saber que a maioria deles eram indicados pelos próprios pais que trabalham na empresa.
No inicio pensei que só fosse essa empresa que fazia isso, mas meu sambo me explicou que isso é uma prática comum aqui, na empresa que ele trabalha também fazem isso e não tem isso de ficar escondendo que foi indicado nao, não existe hipocrisia.
Achei super legal isso.

Eu já percebi que aqui na Suécia é muito importante vc ser indicado por alguém para conseguir um emprego ou uma prática, isso não quer dizer que vc não consiga nada pelo arbetsförmedlingen, acredito sim que você possa obter alguma ajuda vinda de lá sim, mas se vc tem uma indicacao suas chances aumentam e muito, como também acontece no Brasil.

Meu conselho é não esperar somente pelo arbetsförmedlingen, fazer seus próprios contatos, ir até as empresas que você tem interesse, fazer suas pesquisas na internet, enviar seus e mails, se qualificar e se puder fazer até práticas gratuitas (que é a que eu estou fazendo agora). Além de te ajudar no aprendizado da língua, você conhece pessoas, aprende novas funcoes e ganha até uma referência para trabalhos futuros e refêrencia aqui é algo bastante importante principalmente se você é imigrante.

***OBS: Minha prática no início iria ser 100% gratuita, mas minha chefe junto com o  arbetsförmedlingen conseguiram uma ajuda de custo junto ao försäkringskassan, mas mesmo que fosse de graca eu faria, pois pra mim me ajudou muitooooo com o sueco.

Eu sei que não é nada fácil trabalhar gratuitamente, mas acredito também que ninguém inicia pelo topo, então esse "sacrifício" é bastante positivo na minha opinião.
Para mim só de sair de casa para trabalhar, ter um compromisso, me faz muito bem, me sinto útil,  até por que a vida que eu levo aqui é muito calma. Encontrar pessoas, conversar, me faz bem, me ajuda a pensar diferente, me ajuda a ver que as coisas não são tão impossíveis assim e a entender melhor a cultura sueca.
Me motiva muitoooo de fato.

Minha auto estima é outra depois desse estágio, antes eu estava estudando mais sem grandes expectativas, sem saber como as coisas funcionavam de fato, pois uma coisa é ouvir os outros e outra coisa é viver a experiência.

Sei que existem empresas maravilhosas no Brasil, que devem dar boa qualidade de vida para seus funcionários, quero de verdade acreditar nisso, mas eu não tive boas experiências profissionais no Brasil, tive algumas não tão traumáticas, mas longe de excelentes. Acredito que aqui na Suécia você possa encontrar sim um lugar bacana para trabalhar, pois aqui sou tratada como gente, não como máquina. Estou adorando isso de verdade.

Acho que agora vocês podem compreender um pouco do meu sumico agora, estagiar, estudar, ser dona de casa e ter vida social consome bastante tempo, as coisas aconteceram muito rápido e eu queria explicar tudo com detalhes para vocês, por isso o post está enormeeee, mas espero que gostem! :D

Se você está no SFI e deseja fazer uma prática ao mesmo tempo que estuda, procure mais informacoes no arbetsformedlingen sobre "INSTEGSJOBB".
Infelizmente eu não sabia dessa oportunidade, se não teria iniciado a minha vida de estágiaria a muito tempo.
Boa Sorte!!!!!!



Até Mais, Pessoal!
Beijinhos


Comentários

  1. Aeeee um post fresquinhooooo
    Muito bom ver essa inspiração voltando
    Quero maaaiiiss rs
    Puss Puss

    ResponderExcluir
  2. Ola te add no google+ sempre que posso leio seus post e me identifico muito !!!
    Se puder aceita lá beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com prazer!
      Fico feliz por você se identificar com as besteiras que eu escrevo hahaha

      Abracos
      Rafaela

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.