Två år i Sverige!!! Dois anos na Suécia!

Olá, Pessoas lindas!





Dia 2 de dezembro de 2015 comemorei 2 anos na Suécia! (Morando aqui)
O que dizer? Eu não sei, o tempo passou super rápido...

Um dia desses chegava a Suécia uma menina muito corajosa e cheia de sonhos em uma terra TOTALMENTE desconhecida.

Antes de fazer esse post, eu comecei a ler alguns posts anteriores, da epoca que eu tinha acabado de chegar aqui...QUANTA BESTEIRA eu nao escrevi ao longo desse tempo hein? hahaha nossa senhora... mas foi bom relembrar meus pensamentos iniciais ao chegar aqui e comparar o quanto eles mudaram de certa forma.

Hoje eu posso afirmar que a vida está bem melhor do que quando eu cheguei a dois anos atrás...

Como assim Rafa?

1) Hoje eu não dependo do meu sambo para ir para todos os lugares como meu tradutor, hoje eu me viro sozinha mesmo não tendo o sueco fluente.  Eu tenho ainda que percorrer um longo caminho pela frente para me tornar fluente, mas perdi muito tempo com vergonha de falar mesmo que errado no comeco, hoje eu estou mais "cara de pau" e tento falar de diversas formas possíveis até ser entendida e acabo aprendendo muito dessa forma. Hoje me sinto mais independente, ainda não tanto como gostaria(financeiro), mas nada se comparado com o inicio de tudo. Estou me expressando melhor em sueco e estou muito orgulhosa de mim mesma por isso, pois trabalhei duro nisso e a prática que fiz influenciou MUITO nisso, mas continuo estudando. Esse ano iniciei o Sueco 1 e Sueco 2 e também o inglês básico. Tudo está caminhando bem. =) 


2) O frio no comeco era dificil, mas hoje sei que nao é um problema, enquanto existir roupas de inverno eu estou tranquila, lembro até que quando cheguei aqui usava segunda pele e umas blusas bem quentes chamadas de "Tröja" com um tecido chamado "akryl", bem quente e eu ainda sentia frio, hoje se eu colocar segunda pele eu morro de calor, é legal lembrar disso...rsrs
Um problema para mim no inverno é a escuridão. Me deixa extremamente desanimada e sem forcas. A solucao é tomar toda a vitamina D existente no universo rsrs e estar ocupada para não estar pensando nisso o tempo todo. O que me alegrou foi que fui para o Brasil, passar natal e ano novo com minha familia. Ano retresado  eu não pude ir e me senti extremamente triste, apesar de ser muito mais bonito o natal daqui por conta da neve na minha opiniao. O natal do ano passado foi o pior da minha vida! Passei aqui na Suécia com os familiares do meu sambo e alguns amigos dele, mas não é a mesma coisa, todo mundo com a sua família e eu sem a minha, partiu de fato meu coracao. Sem contar que no ano novo não tem NADA para fazer aqui onde eu moro. Depois de dois anos sem ir ao Brasil, finalmente fui em dezembro e foi MARAVILHOSO e pretendo fazer um post para contar tudo a vocês!!!! Aguardem! Quero fazer disso uma rotina. Todos os anos quero ir ao Brasil nessa epoca! Foi perfeito!

3) A saudade da família não passa e eu acho que nunca vou me acostumar com essa saudade, mas saber que posso ir pelo menos uma vez no ano para o Brasil já me deixa extremamente feliz. Pensar também que no futuro vou poder pagar para que meus familiares venham aqui, me deixa ainda mais feliz. Eu moro aqui, mas estou sempre preocupada com os meus familiares no Brasil, apesar de nos comunicarmos todos os dias atraves das redes sociais ou Skype, mas tudo isso é para um bem muito maior, então estou seguindo em frente, mas não é fácil...


4) Hoje eu tenho mais consciência que não é fácil fazer amigos aqui e depois que entendi isso minha vida mudou muito para melhor! 
Onde moro existem muitos brasileiros e muitos latinos e até determinado momento eu pensei que isso ia ser maravilhoso para mim. Eu nunca ia estar sozinha, sempre que precisasse de conselhos iria ter, apoio e assim por diante... mas em alguns momentos eu quero mesmo estar sozinha e ir em busca de informacoes sozinha mesmo... 
Eu conheci muita gente legal nesse meio, gente que quero levar uma amizade para toda vida, mas existem outras que não me agregam em ABSOLUTAMENTE nada! Sem contar das fofocas e intrigas que rolam nesse meio. Vixe maria... 
Eu tinha uma ideia muito romantica no comeco, pensei que aqui os brasileiros eram mais unidos, até por que estamos em outro país, mas não é assim que funciona. Pelo menos não onde moro.
Aqui sinto forte a inveja das pessoas quando você avanca mais rápido do que os outros ou quando vc obtêm alguma oportunidade que outros nao tiveram acesso. Uma disputa incansavel de quem fala melhor a língua sueca. Muita gente frustada por não tem um trabalho, as vezes por nao falar o sueco tao bem quanto gostaria, as vezes por precisar estudar longos anos até conseguir o que deseja, as vezes pelo seu diploma não ser valido aqui...as lamentacoes sao muitas e essas mesmas pessoas tentam te desistimular de alguma forma mostrando que tudo é mais dificil do que realmente é, so por que estao frustadas...
Possa ser que eu tenha falado um monte de besteiras aqui, mas possa ser que alguém se identifique comigo, mas o meu propósito de estar dizendo tudo isso é de alertar, digo tudo isso para que vocês possam estar preparados para encontrar pessoas assim, mas sinceramente espero que não encontrem, só desejo coisas positivas para vocês :)
Prefira sempre pensar positivo! Cada caso é um caso.

5) Hoje felizmente posso somente estudar, que sempre foi meu sonho no Brasil. Aqui posso estudar e ainda ganhar uma ajuda de custo por isso. Para mim está sendo perfeito. Já não me sinto "um peso financeiro" para o meu sambo. Por que sinto que estou fazendo algo e estou sendo remunerada por isso que é um direito meu aqui na Suécia. Não tenho que ficar pedindo tudo a ele, isso me deixa feliz, mesmo não sendo muito, para mim é uma ajuda enorme, não sei bem como explicar isso, mas é que não me acostumo com a ideia de ser sustentada por alguém. Por isso que estou sempre estudando e procurando trabalho. Não está sendo fácil, mas eu sou bastante persistente e tenho fé que um dia vai chegar a minha vez.


6)Hoje as tradicões aqui já não sao mais estranhas e nada é mais tão novo. Com o tempo você vai aprendendo como as coisas funcionam, lógico ainda tenho muito o que aprender, mas nada está mais as cegas... e você vai se tornando cada vez mais parte do todo, mesmo sendo um imigrante.


Muitas vezes me pergunto, "Como tive tanta coragem de deixar tudo para trás para viver uma vida completamente nova aqui ? "
Eu juro que não sei, não sei de onde saiu essa coragem, mas hoje eu estou aqui e faria tudo outra vez. Esperaria novamente 10 meses pelo meu visto aprovado, teria vindo mesmo sem nunca ter feito uma viagem internacional e teria vindo mesmo sabendo que poderia ter dado tudo errado.
Está valendo muito a pena.

Vontade de desistir e voltar? Tive MUITAS vezes essa vontade por diversos motivos.
Se me senti triste? MUITAS VEZES! Frustacoes? Inumeras... mas fui mais forte do que todas as dificuldades e estou aqui. Não é fácil viver aqui se você não tem objetivos de vida.
As coisas não pioraram para mim, as coisas só melhoraram com o tempo e não se preocupe, vai melhorar para você também, tenha paciência, seja positivo e tudo dará certo.

Beijos, Pessoas lindas!

Bom estar de volta!

Mycket kärlek = Muito Amor =)

Hej då!

Se vocês tiverem curiosidade aqui está o meu post de 1 ano morando na Suécia, lá vocês podem perceber nitidamente o quanto eu estava triste, desmotivada e negativa...

um ano-morando-na-suecia.html

TUDO NO SEU TEMPO!












Comentários

  1. Que boom, Rafa! Que tá conseguindo se dar bem com essa terra gelada! Muita coisa mudou pra mim também nesses pouco mais de dois anos! Muito bom ver que você está feliz!
    Beijosss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Victória! Obrigada! Fico feliz por você também!
      Aos poucos as coisas vão dando certo!

      Beijo grande!

      Excluir
  2. Gostei muito do novo post! Fiquei super animada :)
    Estou morando na suécia a um mês e nossa... como é dificil a adaptação. Quando tu falaste em um tradutor, me vi kkkk
    Mas, daqui a pouco começo o SFI e logo espero também ter um "post" super motivador como esse.
    Parabéns pelos dois anos de grandes conquistas e desafios!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Barbara! A adaptacão é terrivel mesmo, eu chovara muito, me frustava com muita facilidade, mas o tempo passou e as coisas foram melhorando. Principalmente depois que eu consegui me comunicar em sueco, o que não aconteceu rápido...
      Quando a gente respira fundo e pensa em coisas positivas, nós atraimos coisas positivas. É assim que você tem que pensar...amanhã vc estará rindo de todas essas dificuldades de agora.

      Muito obrigada por suas palavras!
      Abracos
      Qualquer coisa estou aqui.

      Rafaela

      Excluir
  3. Oi Rafaela, estou lendo seu blog e me informando sobre muita coisa. Me mudei para a Suécia com meu marido a menos de 1 mês e tudo está sendo tão difícil pra mim principalmente pela língua,lendo sou blog percebo que todos passam por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tudo bem?
      Sim, todo muito passa pelas mesmas situacoes, uns conseguem se adaptar mais rápido, outros não, isso vai depender de pessoa para pessoa.
      Meu conselho é ESTUDAR, ESTUDAR E ESTUDAR sueco.
      Pois enquanto você não falar o idioma daqui, você se sentirá muito perdida(o). Pelo menos esse foi o meu caso.
      Leia muito, se informe, busque informacoes, não somente de uma fonte, de várias fontes, entre em grupos de brasileiros na Suécia existentes no Facebook, leia vários blogs...tudo isso é muito importante para nao viver as cegas aqui.

      Sucesso é o que desejo a você e ao seu marido.
      Qualquer coisa estou aqui.

      Abracos
      Rafaela

      Excluir
  4. Oi Rafaela, eu olhei seu post de como eh a entrevista. Meu namorado deu entrada em setembro de 2015, e resolvi viajar em março pela segunda vez, eu liguei antes pra embaixada de brasilia e eles falaram que estava muito recente o meu pedido so tinha 6 meses e que provavelmente ia demorar pra me ter um convite de entrevista, entao resolvi viajar pra visitar meu namorado, cheguei aqui dia 18, volto em junho. E por coincidência no outro dia que cheguei aqui recebi o convite da entrevista rss,,eu pensei nossa! Sera que tenho que voltar? Mas graças a Deus as entrevistas estao sendo marcadas pra junho no mes que volto isso foi muito bom 😊. Como vc falou eh muito dificil falar sueco e o pior eh que meu namorado se comunica comigo em portugues e acabo as vezes relaxando pra aprender sueco. Algumas coisas que ja aprendi eu tenho vergonha de falar perto dele rss, mas ja sei ir ao supermercado comprar sozinha, vou a academia, eu moro em uma cidade pequena nao sei se vc conhece klippan e tenho amigos brasileiros em Helsingborg. Bom adorei seu post vou tentar acompanhar os proximos. Bjs e....Hej då

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ola! Que sorte a sua! Fico feliz que tudo esteja indo bem. Espero que em muito breve você possa voltar em definitivo.
      Fico feliz que você tenha gostado do meu blog. Talvez os meus primeiros posts irão te ajudar mais do que os atuais, mas fique a vontade para "futucar" tudo! :)

      Abracos
      Rafaela

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.