Sueco 1, Sueco 2 och Inglês básico.





Olá, Pessoas lindas! 
Hoje eu vim contar para vocês como está sendo estudar Sueco 1, Sueco 2 e Inglês básico esse semestre.



Eu vou começar pelo mais fácil de explicar, vou começar com o inglês! Pra quem já lê os meus posts a algum tempo sabe que eu não sei falar inglês, sou uma completa analfabeta em inglês e sempre foi o meu sonho falar inglês. Então já que agora eu entrei para o nível do ginásio sueco pensei, por que não? Já que meu sueco está "melhorzinho"? 


Infelizmente eu fui a única que me inscrevi no curso de totalmente iniciante em inglês aqui onde moro, no comeco do semestre, então na primeira semana a professora deu aula só para mim e foi perfeito, mas logo a direção informou que eu teria que me juntar ao grupo de inglês 3, pois era inviável dar aula somente para um aluno e eu comecei no inglês 3, e não entendia nada né? Ficava lá "boiando",mas como no SFI eu entrei numa turma onde tinham pessoas de vários níveis, achei que em algum momento iria me encaixar na turma e começar a entender alguma coisa, mas pra minha grande felicidade 5 pessoas se inscreveram depois de duas semanas que as aulas tinham começado e também eram totalmente iniciantes.  Agora somos em 6 na classe de inglês básico. Tudo muito basicão mesmo. Tipo SFI B. Eu tenho 3 aulas por semana de inglês, duas aulas consistem em contéudo mesmo e uma outra é a de pronúncia, junto com várias pessoas de outros níveis de inglês.

Eu estou muito feliz de estar estudando inglês, sempre quis estudar no Brasil, mas nunca tive recursos e nem tempo para tal, infelizmente, pois hoje sei mais do que antes que o inglês é fundamental. Estou realizando um grande sonho, de verdade, principalmente por não estar pagando nada por isso. Uma observação legal que eu fiz de mim mesma, foi que dessa vez, eu não me senti mal na classe por não entender quase nada. Eu me senti muito bem, diferente do sueco. Na minha primeira aula de sueco eu quase chorei, muitas pessoas falavam em inglês e tentavam conversar comigo, mas eu até entendia a pergunta, mas não sabia responder. Escuto muita gente falar que as vezes você sai do SFI falando mais inglês do que sueco, então o sueco foi muito duro pra mim, me sentia TOTALMENTE PERDIDA, no inglês não. Eu consigo entender bastante coisa e isso com certeza está ligado ao fato de assistir muitos filmes e seriados com legendas em sueco e/ou português e escutar muita música americana.
Tenho que também falar aqui que a minha professora é MARAVILHOSA. Sabe aqueles professores que fazem você se apaixonar pela matéria? Ela é uma delas. Uma sueca muito carismática e competente. Estou tendo  muita sorte! 
Muitas pessoas não gostam de fazer sueco junto com o inglês, por que acabam por misturar as duas línguas na cabeca. Para mim está sendo bem positivo. Eu até estou aprendendo mais palavras em sueco ao mesmo tempo (aquelas que não tive a oportunidade de conhecer ainda e algumas expressoes também).




Já com o sueco não está sendo esse conto de fadas que citei acima. Primeiro por que eu estou estudando sueco 1 e 2 ao mesmo tempo.  Eu poderia ter pego somente 1 de cada vez? Poderia, mas preferi pegar os dois de uma vez para estar livre dessas matérias no verão e pegar o somente sueco 3 no próximo semestre. Quero muito fazer um curso e preciso dos 3 suecos para entrar, então queria encurtar o tempo para começar esse curso no começo do ano que vem.
Ainda não sei se fiz a escolha certa, pensei que iria dar conta dessas três matérias sem problemas, até porque não tenho filhos e decidi junto com meu sambo que só iria estudar esse semestre. Não iria procurar trabalho, nem prática. 

Gente está sendo bem difícil. Principalmente o sueco 1. O sueco 2 por incrível que pareça está mais leve. Isso se deve a grande pressão de uma tal prova, chamada prova nacional, mas eu não sei ainda muito sobre ela, só sei que a nota dela é que vai dizer se eu conclui o curso ou não. Sei que ela consiste em 3 fases, uma de leitura e interpretação (ler e responder perguntas sobre o texto), apresentação oral de algum tema,( nós teremos 5minutos pra apresentar algo para todos) e uma parte de escrita onde teremos que fazer citações e referências e temos que escrever não sei quantas palavras, mais ou menos 2 folhas de A4 frente e verso. 

As aulas de sueco 1 consistem em  ler livros da literatura sueca (livros com 200, 300 páginas com palavras que você nunca vai usar no dia a dia ) e fazer resenhas sobre eles, ler crônicas, ler artigos e debates, fazer análises ou textos reflexivos, aprender a fazer citações e referências, assistir filmes e fazer revisões, fazer apresentaçoes orais para a classe (quase toda aula fazemos isso) e ao fim temos que entregar um relatório científico, que seria uma mini monografia, com no máximo 12 páginas falando de algum assunto que você se interesse. Nesse trabalho tem que conter resumo, método de pesquisa, análise, fontes e tudo mais. Esse curso me lembra muito a cadeira de "Metedologia Cientifica", que vemos na faculdade no Brasil, que é a matéria que te prepera para fazer trabalhos acadêmicos. O sueco 1 é tipo um ensaio para os trabalhos acadêmicos da universidade, na minha humilde opinião. 
Por mais que eu esteja me ferrando no sueco 1, eu tenho que admitir que, é maravilhoso que os suecos possam se preparar ainda no ginásio, a fazer trabalhos acadêmicos. No meu ensino médio eu só tinha que fazer redações e me preocupar com o vestibular. Pelo visto até agora, aqui é bem diferente, as preocupacoes são outras. Além de estudar tudo isso, nós temos acesso a mais vocabulário, acesso à muitas palavras novas e formas de se expressar, até por que são muitas as apresentacoes orais. Aprendemos também a escrever de forma mais culta e interpessoal.

O problema não está sendo o curso em si, o curso é bem positivo na minha opinião, o problema é que talvez pra quem olhe de fora, talvez pense: "há mais ela está estudando passo a passo tudo isso" a resposta é: NÃO! É tudo de uma vez! É tudo em uma aula só! Eu tenho somente uma aula de sueco 1 por semana, então passamos a semana toda estudando em casa e no dia da aula é tipo uma explosão de informações! Sem contar que você tem que ir para escola somente com as dúvidas, você já tem que ir sabendo tudo, o professor está lá não pra te explicar os detalhes ou algo importante que talvez vc não se deu conta da importância. Ele só quer saber se você tem dúvidas. Isso está sendo bem estressante e diferente pra mim. As vezes eu tô lendo um livro e pensando na história do outro livro, que estou lendo ao mesmo tempo. Só me toco quando sinto falta de algum personagem. rsrs 
Já aconteceu várias vezes.



Então vamos pro sueco 2 né? No sueco 2 está sendo mais leve, tenho que também ler livros de literatura, assistir filmes antigos, mas discutimos mais as coisas na classe e em grupo. Lógico que existem as atividades individuais, mas o clima é mais leve, por que não temos a tal da prova nacional. Eu ainda não sei detalhes sobre a prova para concluir esse nível, mas só de saber que não se trata de prova nacional, estou feliz. No sueco 2 também tenho 1 aula por semana e muitas lições para fazer em casa. Nós estudamos mais os dialectos existentes na Suécia, comparamos a linguagem antiga dos livros e filmes com a nova linguagem, aprendemos sobre as línguas existentes na Suécia (minoritetsspråkens), a linguagem dos jovens e dos adultos, aprendemos mais sobre a cultura sueca, sobre as influências de outras línguas que existem no sueco, a influência do inglês no sueco, então são temas bem legais de serem discutidos.

Tenho que falar também que a professora infelizmente não é uma professora que tenta despertar o interesse dos alunos sobre a matéria, muito pelo contrário, ela bombardeia os alunos com informações dadas de uma vez. Talvez o problema nem seja a professora realmente, mas nesse curso a quantidade de conteudo que temos que aprender é imensa. Me sinto como se não estivesse preparada para esse nível de sueco, me sinto "burra" sabe? As vezes da vontade de desistir de tudo, aí eu penso: "O que eu vou fazer em casa?" Tenho que continuar. Desejem-me sorte por que, nao está sendo fácil.

Eu estarei fazendo o meu melhor sempre e não vou desistir. Esse estresse todo que mencionei, não está sendo só vivido por mim, mas por todos da classe. Algumas pessoas já desistiram na primeira, segunda semana, somos no total mais ou menos de 10 a 12 pessoas. Ano passado no SAS a sala estava com uns 30 alunos mais ou menos.

Os que escolheram fazer um curso de cada vez estão mais tranquilos, mas a minha escolha foi me estressar mesmo... cada um sabe da sua necessidade, nao é mesmo?
Eu não tenho feito mais NADA da vida, só estudado. Nada de seriados ou Youtubers. Nada de divertido, mas no final valerá a pena. =D Pensamento positivo.


Mas nem fiquem desanimados, por que essa é somente a MINHA experiencia! Isso foi mais um desabafo na verdade. Possa ser que esses cursos sejam super legais para vocês, pois isso vai variar muito de escola para escola, professor pra professor e de estado para estado aqui na Suécia. As coisas variam muito de estado para estado aqui, então fiquei tranquilos, mas fiquei LIGADOS que o sueco 1 e sueco 2 são cursos onde vocês vão precisar ler bastante, isso é um pouco chato, eu sei,  mas com isso nós aprendemos muito também. O curso não é fácil, vai exigir máxima dedicação, então estejam preparados.

Boa sorte, Pessoas lindas!!!!


Comentários

  1. Oi Rafaela. Você resumiu bem como é o svenska som andra språk no Komvux. Como você falou, o curso varia muito dependendo da cidade e professor. Eu estudei sueco do grundläggande junto com o sueco 1 do ginásio. Gostei porque o grundläggande estava muito chato, devagar, parecia a mesma coisa que o SFI. Depois eu fiz o sueco 2 e 3 junto.
    O que reparei que muitos alunos estrangeiros que chegam no sueco do ginásio se assustam e até tem comportamentos do SFI. O que eu quero dizer, que muitos chegam pensando que ainda vai ser uma continuação do curso de sueco, mas não é. Claro que acabamos aprendendo o sueco também, mas o foco não é esse e sim já é mais avançado, saber escrever mais formal em sueco, em diferentes gêneros, já é uma preparação para a universidade. Boa sorte com os seus estudos! Você já pensa no que vai fazer depois que acabar o sueco 3? Abraços, Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ricardo! Tudo bem? Que legal receber o seu comentário!
      Pois é, na minha classe tem muita gente assustada mesmo, pensando ainda no sistema do SFI, mas é totalmente diferente, muita gente já desistiu, mas eu pretendo continuar firme.rs
      Eu penso em fazer um curso para trabalhar com criancas em escolas, como barnskötare.
      Pensei também em seguir estudando para ir para universidade, para me tornar förskolärare, mas "desisti" diante da quantidade de materias que tenho que estudar até chegar lá, mas não descartei essa possibilidade ainda, mas quero primeiro fazer o curso de 1 ano e meio mais ou menos, assim vou ter mais certeza se é com isso mesmo que quero trabalhar.

      Obrigada pelo seu apoio.

      Abracos, Rafaela

      Excluir
    2. Legal. Vá em frente, também estou no mesmo processo. Eu estou na universidade estudando para förskollärare. No meu caso eu somente precisava do sueco 3 para entrar, porque eu já tinha diploma como professor no Brasil. Há um programa especial para professores estrangeiros, então estudo somente 2 anos. Talvez você deveria repensar e tentar estudar outras matérias para poder entrar na universidade também. Há outros estrangeiros no meu curso que fizeram isso. Você sabe, está em falta de professor, então seria uma boa escolha. Entendo caso não queira estudar todas as matérias, já fazer o curso como barnskötare também já é uma boa opção. Abraço!

      Excluir
    3. Obrigada pelo incentivo =D

      Abracos e muito sucesso!

      Rafaela

      Excluir
  2. Respostas
    1. Lena, SFI é uma sigla em sueco para "SVENSKA FÖR INVANDRARE"
      (SUECO PARA ESTRANGEIROS).
      Uma escola gratuita para estrangeiros que querem aprender sueco.

      /Rafaela

      Excluir
    2. Ah sim, entendi. Achei que eral geral, tipo todos os idiomas. Obrigada, estou adorando o blog.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.