Vantagens e Desvantagens de morar na Suécia!



Olá, Pessoas lindas! 

Hoje vim contar para vocês quais as vantagens e desvantagens de morar na Suécia, logicamente pelo meu ponto de vista... NÃO ESQUECAM DISSO.




Vantagens:

Em primeiro lugar para mim vem:

1) A Seguranca: Para mim, poder andar na rua a qualquer hora com meu celular sem aquela sensacao de medo ou de ter que estar sempre alerta é: MARAVILHOSO. Lógico que pode acontecer, mas é muito difícil. Em dois anos morando aqui eu ainda não presenciei ou ouvi falar de nenhum caso. 

2) Educacao: Você pode estudar o que você quiser gratuitamente e ainda pode receber uma ajuda de custo para estudar (bidrag).

3) Transporte público: Ele funciona e também temos ciclovias por toda parte. 

4) Licenca Maternidade para pai e mãe: Sao 480 dias divididos para os pais.

Mais informacoes aqui: Ledighet

5)Para quem tem emprego fixo: 5 semanas de férias \o/


6) Menores indices de corrupcao: A Suécia tem um dos menores indices de corrupcão do mundo. Aqui também existe a lei da transparencia, qualquer pessoa pode ter acesso. Mais informacoes aqui: Transparency.org


7) Natureza: a beleza do país e as reais estações do ano. Um lugar novo a cada estação. Muitas florestas e lugares ao ar livre. Muita beleza para um lugar só. Meu Deus! Quando vou me acostumar? rs





8) Conciencia ambiental: As pessoas aqui fazem mesmo a reciclagem em casa. Levam a sério de verdade. É muito comum ver as pessoas nos locais de deposito de lixo fazendo a separacao do lixo. Você também pode trocar por dinheiro ou comida as garrafinhas pets e latinhas em qualquer supermercado. ( ***Na verdade você estará recebendo o seu dinheiro de volta, pois o dinheiro que você vai receber estava incluso na sua nota fiscal, mas de qualquer forma é uma otima maneira de ajudar o meio ambiente também.) Aqui você também paga pelos sacos plasticos nos supremercados, como forma de incentivo para que as pessoas usem mais as sacolas retornaveis. 




9) Direitos iguais para homens e mulheres: Aqui existe uma preocupacao maior pelos direitos iguais para homens e mulheres. Aqui na Suécia não tem nada que um homem possa fazer que uma mulher nao possa e vise e versa. Eu acho que se existe algum tipo de preocupacao em igualar os direitos para os dois lados,  já é um grande avanco, mas claro, muito ainda tem a ser feito, sem dúvida. Aqui não tem essa de profissão de homem e profissão de mulher, por exemplo.





10) Saúde: A saúde aqui é Ok. Minha opiniao. Não sou especialista para falar sobre o assunto, eu particulamente já ouvi muita coisa desagradavel sobre a saúde na Suécia, mas como não tenho provas ou experiencias proprias, prefiro não dar tantos detalhes. Nós temos até um certo valor para pagar por remédios prescritos pelo médico, por ano  aqui na Suécia. Isso eu poderia dizer que é uma vantagem, mas não venha para Suécia com a idéia de "plano particular gratuito", porque não é o que você vai encontrar. Eles tentam economizar o máximo na saúde. Os suecos acreditam muito que o corpo sozinho consegue dar conta de qualquer problema, com descanso e muita água. Um analgésico as vezes também pode ajudar, independente da dor que você esteja sentindo. Tenha calma e relaxe.

Não existem muitas clinicas particulares como no Brasil e as que existem estão localizada em grandes centros. 
A maioria dos partos são normais, com exceção somente de gestantes com complicações ou  grávida de gêmeos.
A saúde na Suécia pode variar bastante de estado para estado, como por exemplo, aqui em Dalarna se precisarmos de uma consulta com algum especialista, temos que nos delocar para Falun (uma cidade maior)  e uma consulta com um especialista pode demorar até três meses.
 *** Se alguém tiver alguma coisa para falar a respeito da saúde na Suécia ou quiser comentar alguma experiencia,fiquem a vontade, podem comenta lá em baixo. Super agradeco! =) Se é para acrescentar informações, comentários sempre serão bem vindos.  =D


11) Qualidade de vida: Aqui em casa somente meu sambo trabalha e eu acho que nós temos uma vida bem confortável. Não somos ricos, mas planejando bem só o salário dele, podemos fazer muitas coisas que no Brasil jamais teríamos a mesma oportunidade. Imagina quando eu conseguir um trabalho? 
Moramos em um bom apartamento, temos um carro e planejamos ir para o Brasil todos os anos. 
Aqui nada é "barato" como a maioria dos brasileiros pensam, esse tal de barato ou caro está muito relacionado ao salário que se ganha.





12) Religião: 85% da população da Suécia não acredita em Deus, ou seja, são ateus. 
(mas talvez não por muito tempo, pois a quantidade de imigrantes e refugiados mulculmanos no país só cresce). 
Eu acho muito bom viver num país onde ninguém vai te recriminar por você não ter uma religião. Adoro isso! 

13) Sol da Meia Noite: No verão temos sol (ou pelo menos luz do dia) das 04:00 às 23:00, ou até meia-noite. Aurora Boreal: No inverno temos luz do dia apenas das 09:00 às 14:00, isso QUANDO aparece um solzinho, o que quase não acontece; mas para compensar temos a maravilhosa aurora boreal! É algo fantástico! Muito lindo!





14) H
omosexualidade: A Suécia é um dos países que mais apoia a comunidade LGBT. 

Lembram disso:
swedish-peace-group-trolls-russian-submarines-with-gay-defence-system





15) Aborto: O aborto é legalizado na Suécia. Dependendo de quem está lendo esse parte do post pode achar que é uma "vantagem" ou uma "desvantagem" não sei...isso vai ficar a critério da religiao de cada um. Eu vejo como um direito. Na Suécia se a mulher quiser abortar ela tem esse direito.
Mais informacoes:
Abortlagen



16) A comida na Suécia não é ruim, na minha opinião. Dá pra comer bem na Suécia, principalmente se você for vegetariano, como eu. Aqui temos opcoes de comida na maioria dos lugares. Eu só sinto falta de frutas e verduras frescas. ( a maior parte dessas frutas e verduras vem de outros paises).





Desvantagens:


1) A Suécia é um país muito frio e o inverno é bem longo.


2) O frio para mim não chega a ser um problema, pois existem roupas especificas para o frio, mas a escuridão é um grande problema para mim. Quase não temos luz do sol no inverno e isso me deixa muito deprimida e com vontade de dormir quase que o dia inteiro. Mesmo tomando toda a vitamina D existente no universo. Mesmo indo para terapias que imitam luz do sol. A escuridão do inverno é uma das piores coisas da Suécia, sem nenhuma dúvida, mas para quem gosta de esportes de inverno, o inverno é simplismente sensasional. Eu já provei alguns, mas não é pra mim =/


3) A língua sueca não é uma língua fácil de ser aprendida. Existem muitos sons que não temos na língua portuguesa e a gramática também é diferente.


4) Os suecos não são as pessoas mais sociaveis do mundo. Eles são bem reservados, então se você está acostumado a fazer amizades na fila do banco, prepare-se, por que aqui as chances disso acontecer são minimas. No geral eles são pessoas bem agradaveis e civilizadas. 

5) Se você é uma pessoa muito social, que não vive sem amizades, que ama sair e badalar, você está vindo para o país errado. Não que aqui não tenha balada, lojas e tal até tem, principalmente em grandes cidades, mas se você for morar em cidades pequenas esses lugares que proporcionam diversão se limitam e muito. Você terá que ter dinheiro para ficar se deslocando sempre.


6) A Suécia é um país socialista, então se você quer ficar rico, aqui não é o lugar certo.


7) Voce não vai ficar rico se mudar para Europa, ou para Suécia. Voce só se mudou para Europa, não enriqueceu. Esqueçam essa vida de glamour dos filmes. Aqui todo mundo trabalha e estuda.


8) Você vai pagar muitos impostos, mas em compensacao eles serão revertidos para o bem da populacao. 

9) A Suécia é um dos países que mais ajuda refugiados. Na teoria isso é maravilhoso, mas na prática não está sendo. Estão meio que perdendo o controle na minha opinião. 

10) Não é fácil conseguir um trabalho só falando inglês. Ao contrário do que muitos pensam, apesar do inglês ser uma língua muito natural para o sueco, você não consegue emprego só com inglês. Você vai precisa falar sueco. Se você só fala inglês, venha com emprego garantido. 

11) A adaptacao pode demorar mais do que se imagina. Você tem que se adaptar com a cultura, língua, clima... são muitos os fatores, tem que estar preparado. 

12) Ser imigrante: Além dos problemas normais que todos os imigrantes passam como adaptacao, apredizado da língua, você terá mais um que é o fato de ser você ser um imigrante. Você sempre será, não tem jeito. Você terá que sempre provar que não está aqui como um aproveitador do sistema e isso não é um trabalho fácil. Tem que se mostrar interessado na cultura sueca, na língua, mostrar que é honesto, vai sofrer preconceito sim, de uma maneira indireta ou direta não importa, vai acontecer algum dia. Você tem que estar preparado para isso também. ( "mas Rafa a gente também sofre muitos preconceitos no Brasil" Super concordo, mas aqui dói com mais intensidade passar por essas situacoes, não sei explicar bem, talvez por estar tão longe de casa, talvez por não saber se defender a altura, talvez por não saber sobre os seus direitos aqui...é tanta coisa junta, mas que essa dica sirva só de alerta, que pode acontecer. Você não estará imune a isso aqui.

13) Seus estudos podem não serem válidos aqui. Talvez você precise procurar outras areas para trabalhar ou estudar algumas matérias durante algum tempo, relacionadas a sua aréa para que seu diploma seja válido aqui. Não basta somente traduzir.

14) Saudades da família você sempre irá sentir, mesmo que você não seja apegado a sua, você vai sentir muita falta dos seus parentes e amigos...

15) Ter empregada em casa ou ir para salão de beleza nos finais de semana, lavar o carro no lava jato? Esquecam! A não ser que vocês queriam dar quase todo seu salario a esses profissionais ou pagar bem caro por esses servicos, tudo bem! Meu conselho é comecem a aprender coisas com os tutoriais que existem no youtube e economize muitoooo dinheiro. Coloquem a mão na massa. É  o que faco! rs

16) A Suécia não é um país com um turismo super aquecido e de diversões  ilimitadas. Não é o país do entretenimento. Esse é um dos grandes motivos dos suecos viajarem tanto. Também por que não é muito barato viajar pela Suécia, sai mais barato viajar pela Europa mesmo. Os suecos amam viajar e aqui os países estão todos grudadinhos né? Uma super vantagem.

17) A Suécia é um país para quem procura tranquilidade, qualidade de vida e para quem quer estudar. Se vc não se adapta bem a rotina, não venha para Suécia, pois aqui é muito calmo. Pra mim é perfeito, pois sou muito calma. Nos grandes centros urbanos a vida pode ser mais movimentada. 

18) Você pode esperar anos para alugar um apartamento aqui na Suécia. Existem filas de pessoas esperando por sua vez. Não é nada fácil conseguir moradia aqui.

19) É muito fácil se deprimir na Suécia. Até por que não existe esse calor humano que a gente tem no Brasil e por mais que você pense que não gosta desse calor humano todo, vc vai sentir falta dele.  No começo não, mas com o tempo sim. Então procure sempre fazer algum exercício físico para ocupar a mente e essa também é uma ótima forma de fazer amizade com os suecos. Eles são muito ligados à exercícios físicos. 

20) Se você gosta de TV brasileira, você terá que pagar pelos canais. (se quiser assistir a programacao na sua TV).




Para refletir:

Se você quer morar fora pra fugir dos problemas do Brasil, uma dica: você vai continuar com problemas. Alguns novos e alguns iguais.  Não se iludam tão fácil assim. Muitas vezes o problema não está no país que você vive e sim em você mesmo. Tente pensar um pouco nisso, pois existem problemas aqui também. Nem tudo funciona perfeitamente aqui, como a maioria das pessoas pensam. 
Não venha também morar em outro país, para comparar tudo com o Brasil, cada país tem suas regras, devemos apenas segui-las e respeita- las. Penso que não é o país que tem que se adaptar a você, é você que tem que se adaptar ao país. 

Quero terminar o post ressaltando que tudo que falei acima não passa do meu ponto de vista, são minhas opiniões, são minhas observações sobre as coisas ruins e boas aqui da Suécia de acordo com o que vivo e de acordo com o lugar onde moro na Suécia.

Me inspirei em algumas blogueiras que sigo e que escreveram sobre o assunto e quis expor aqui também que eu concordo em muitos pontos com elas.
Na verdade eu até achei que todas falaram basicamente das mesmas dificuldades, isso foi muito interessante observar.

O intuito do post não foi de iludir, foi de falar a realidade de acordo com a minha experiência. Espero que ninguém se sinta ofendido, pois não foi essa a intenção. 

Eu gosto de morar aqui! Eu tenho uma qualidade de vida extraordinária, que jamais iria ter vivendo no Brasil. Existem coisas difíceis aqui, difíceis em diversos fatores, mas dependendo da pessoa e dos objetivos dela, é possível enfrenta-los. O segredo é ter muita calma e paciência. 

Eu quis fazer bem bonitinho, tudo separado (vantagens e desvantagens), mas na hora de escrever saiu tudo que meio misturado, mas espero que vocês possam entender a mensagem.  Sem dúvida as vantagens superam as desvantagens, sem dúvida alguma, só quero que você esteja preparado para as desvantagens, não é legal vim e viver as cegas, sem saber de nada.  

Bem o post ficou enorme eu sei, mas eu tenho certeza que quem está realmente interessado no assunto vai ler até o fim :D

Até o próximo post, Pessoas lindas!!! 

Vi ses!!! 











 -














-














Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniel! Tudo bem? Que legal que você gosta do meu blog, fico super feliz!
      Meu erro já está devidamente corrigido :)
      Muito Obrigada!

      Grande abraco
      Rafaela

      Excluir
  2. Socialista?????Jesus, tá bem longe, é um das economias mais livres do mundo, coisa que no socialismo não existe. Tá bem longe de ser socialista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniel! Tudo bem?
      Esse é realmente um ponto onde muitas reflexões são feitas. A Suécia é socialista ou não? Se os estudiosos não sabem ao certo, quem sou eu, não é mesmo? Muitos especulam sobre o assunto, principalmente quem estuda o socialismo.

      Os países nórdicos – Islândia, Noruega, Dinamarca, Suécia e Finlândia utilizam o modelo nórdico (ou capitalismo nórdico ou social-democracia nórdica) como forma econômica que envolve a combinação de uma economia de livre mercado com um estado de bem-estar social (igualitário).

      "Não é nem totalmente capitalista nem totalmente socialista, é a tentativa de fundir os elementos mais desejáveis de ambos em um sistema híbrido". Mander, Jerry (2013) "There Are Good Alternatives to US Capitalism, But No Way to Get There."

      Se você tiver mais conhecimento sobre o assunto, adiciona aqui nos comentários. Será muito interessante para outras pessoas lerem e aprenderem mais sobre o assunto com alguém que realmente tem conhecimento.
      Se você já mora aqui, melhor ainda, você pode citar o motivo de sua opinião citando exemplos, estatísticas, estudos... Vai ser interessante aprender também! :)

      Grande Abraco
      Rafaela

      Excluir
    2. Espero também, Daniel, que você tenha entendido a minha colocacao no post sobre o socialismo, se você é um empresário e pensa que vai ganhar rios de dinheiro aqui na Suécia, procure se informar melhor sobre isso, principalmente sobre impostos.

      Abracos
      Rafaela

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.