Trabalhar como barskötare na Suécia!

Oi, Pessoas lindas!



Então pessoal, estava eu cá com meus botões pensando, já que eu ando estudando tanto, por que não arrumar alguma coisa para fazer a mais, para me ferrar nos estudos? hahaha
Brincadeira pessoal. Vou comecar de novo.

Cá estava eu com os meus botões, procurando empregos de verão, muito comuns aqui na Suécia nessa epoca de junho, julho e agosto, és que me deparo com uma vaga de trabalho não somente para o verão, um trabalho como substituta em escolinhas para criancas, aqui chamadas de "förskolan" (pré-escolar).
O trabalho seria para trabalhar como "Vikarie" que significa substituta exercendo a profisssao de "Barnkötare" que em uma traducão livre seria babá, mas nessa situacão acho que está mais para "uma auxiliar de classe", digamos assim.

Comecei a trabalhar a um mês atrás e só hoje depois de ter alguma boa nocão de como é o trabalho vim aqui contar para vocês como está sendo. Não dá para ficar falando aqui as experiências que ainda não tenho né? Preciso de um tempo para observar, para não falar mais besteiras do que falo aqui.

Eu decidi comecar a trabalhar como "Vikarie" = substituta, pois próximo ano quero muito fazer um curso de "barnskötare" = babá, auxiliar de classe, que tem duracão de 1 ano e meio, então pensei que ter a experiencia antes de fazer o curso seria algo maravilhoso, muito positivo mesmo, pois já pensou fazer 1 ano e meio de curso e na prática descobrir que não é a minha praia? #cabelosempé
Também aceitei o trabalho pois quero juntar uma grana para ir para o Brasil no final do ano. Foi maravilhoso ano passado! Super recomendo viajar se vc tem o mesmo problema que eu, problemas com a escuridão do inverno.

Eu não esperava ser chamada para essa vaga até por que meu sueco não é fluente ainda e também pela quantidade de curriculos que já mandei e nunca obtive nenhuma resposta. (olha ai o pessimismo, pessoal)...mas dessa vez foi diferente.
Fui chamada para uma entrevista uma semana depois de enviar o currículo e lá a responsavel pelas substitutas me explicou que o trabalho era bastante flexível principalmente para mim que estudava, pois na minha carta de apresentacão eu mencionei que estuadava, então minha disponibilidade ficaria um pouco limitada, mas isso não foi um problema para eles, até por que eles estão precisando muito de pessoas para trabalhar em escolinhas aqui onde moro. Então quando tenho aulas pela manhã coloco disponibilidade a tarde, quando tenho aulas a tarde disponibilidade pela manhã.

Estou inscrita na página virtual deles e é lá que coloco as datas e os horários que estou disponivel e claro eu ganho por horas trabalhadas. Quanto mais você trabalha mais você ganha e vice e versa.

Posso dizer que o trabalho é muito legal, mas que é um trabalho muito cansativo. Para quem quer seguir nessa área eu recomendo ter paciência REDOBRADA, se você não tem, nem entra, por que não vai dar certo.  Muitas pessoas pensam que é só brincar com as criancas, mas é bem mais que isso.
Cada escola tem uma rotina, que no geral são bem parecidas. Eu trabalhei esse mês em três escolas diferentes, em setores diferentes, com criancas de 1 a 3 anos e com criancas de 4 a 6 anos. Fui chamada para trabalhar em mais escolas, mas como estudo, não pude ir, pois para mim no momento meu maior objetivo é estudar. É terminar o sva1 e sva 2 no final do mês de maio.

Tive muito apoio de algumas professoras dessas escolinhas em que trabalhei para seguir estudando, pois elas mencionaram que conhecem muitos imigrantes que estão a 8, 10 anos na Suécia e que não falam sueco ainda. :O #pasmem
Falaram também que essas pessoas se sujeitam a qualquer tipo de trabalho pelo fato de não terem estudado, que conhecem pessoas que estao trabalhando como vikarie muitos anos por falta de qualificacao na área. Outras professoras não estão nem ai se você estuda ou não, elas estão literalmente cagando para outras pessoas kkkkkkkk normal né gente? Existem pessoas e PESSOAS, mas acredito que isso possa ser inseguranca também, por que querendo ou não esse pessoal nos ver como "concorrentes" digamos assim, ou quando chegam imigrantes no Brasil quais são os primeiros pensamentos que as pessoas têm sobre eles? Pensem sobre isso, por aqui não é diferente, OU talvez nem seja isso, seja amargura mesmo, vai saber? Tem escola que o pessoal só falta te colocar no braco para explicar as coisas e tem escolas que o pessoal não diz nada, nesse caso é só ficar perguntando mesmo, não existe outro jeito.



As escolinhas costumam abrir as 6 - 7 da manha, isso varia de escola para escola e geralmente fecham as 16 horas ou até as 17. As criancas chegam, tomam seu café da manhã juntas e depois vão brincar. Nesse momento é a hora de observar o que elas fazem e estimularem elas a brincarem de alguma coisa. Eles amam pintar com tinta, colorir com hidrocor, brincar com quebra-cabecas, legos, pedem para ler histórias, eles amam livros, gostam de desenhar, gostam de fazer colares e pulseiras com micangas, meninos e meninas e uma coisa muito interessante nas escolinhas na Suécia é que os brinquedos são de meninas e meninos, não existe diferenca do tipo: "Carrinhos são de meninos e bonecas são de meninas". Não! Eles brincam com o que quiserem, se os meninos querem se fantasiar de princesa podem e se as meninas quiserem se fantasiar de policial podem. Meninos brincam com bonecas, os professores não interferem na imaginacão das criancas, elas ficam livres para brincarem ou imaginarem o que quiserem. Cor também não tem gênero.

Depois de muito brincar, por volta das 9 ou 9:30 eles tem o chamado "SAMLING" que seria uma pequena reunião que eles têm junto com os professores e as vikaries que estiverem no local.
Eles fazem um círculo onde eles se apresentam por exemplo para a pessoa nova que está trabalhando naquela escolinha naquele dia, eles cantam, eles aprendem a contar, por exemplo quantas pessoas estão dentro do círculo, eles aprendem os nomes das frutas, verduras, cores, animais e seus ruídos, quando uma pessoas está triste, brava, feliz... isso vai depender da faixa etária do grupo de criancas e por fim eles comem alguma fruta.



Depois disso eles se arrumam para sair, para brincar no parquinho. Todos eles tem seu lugar de colocar suas roupas com nome e foto e até uma caixa onde guardam meias, cachecóis, luvas e gorros.
Nós ajudamos alguns a se vestirem e outros já se vestem sozinhos. Eles saem para brincar independente de chuva, sol, neve, vento ou frio, até por que eles têm as roupas apropiadas para sair. Além do parquinho existem outros brinquedos que eles podem pegar como bicicletinhas de criancinha, velocípede acho que seria o nome correto, brinquedos para brincar na areia....
No parquinho eles ficam cerca de uma hora ou até uma hora e meia. Muitas vezes em vez de sairem para o parque eles passeam na floresta. Isso vai depender do dia da semana, da faixa etária das criancas e dos planos da professora e da escolinha. O que é super importante colocar neles é a chamada "VÄST" que é tipo um colete que elas usam para caso se percam e para identificar também qual a sala que elas pertencem.



Depois eles entram e vão lavar as mãos para almocar. O almoco é servido por volta das 11:00 da manhã ou 11:30. Todos os dias eles tem cardápios variados. Uma professora senta com um grupo de alunos e outra vikarie senta com outro grupo e ajudamos eles a comer, enquanto comemos ao mesmo tempo. Muitos conseguem sozinho, outros precisam de ajuda para cortar uma carne, ou descascar uma batata por exemplo, mas até os mais pequenos são estimulados a comerem sozinhos, ninguém pega a colher para colocar na boca da crianca, os professores deixam eles brincarem de pegar a comida, seja com a mão ou com um guarfo de crianca. No caso da crianca realmente não conseguir é que colocamos a comida na boca, mas geralmente com um aninho eles já estão colocando na boca, mesmo que pegando com a mão.

Depois disso os mais novinhos dormem e os professores tem uma lista de quanto tempo eles podem dormir, pois se eles dormirem muito depois do almoco, eles não dormem em casa. Então os pais estipulam o horário de sono deles que nunca passa de 1 hora. Os maiores nunca dormem, então geralmente nós lemos livros, ou até mesmo mostramos em um tablet algum desenho animado. As vezes colocam cds com músicas para que eles possam dancar, como eu já falei muitas vezes, depende da escola e dos professores e também da epóca do ano.
Nesse momento em que eles estão concentrados no desenho animado ou as criancas estão dormindo, é quando as vikaries e os professores tiram suas pausas, mas claro, um de cada vez, as criancas não podem ficar sozinhas.

Depois disso, as 14 horas ou 14:30 vem o lanche, onde eles comem algum sanduiche, frutas...
Depois é só esperar os pais ou algum parente vir buscar as criancas. Muitas criancas vão para casa antes do lanche, isso vai depender muito da disponibilidade dos pais. Enquanto os pais não chegam eles seguem brincando livremente.

O trabalho como vocês podem ver não é algo dificil, só requer paciência até por que existem criancas e CRIANCAS, não preciso descrever isso para vocês, por que isso não muda de país para país.
Vamos precisar também trocar as fraldas das criancas menores quando elas fizerem coco ou xixi e isso tanto as professoras fazem, como as vikaries também fazem.
Quando as criancas choram nós tentamos calar elas colocando-as no braco ao mesmo tempo que temos que cuidar das criancas que estao correndo por toda parte, por isso requer um pouco de paciência, não podemos nos estressar. Eles não vão ficar paradinhos em um cantinho, eles não são estatuas kkkkk Eles são criancas e tem que ser criancas, eles tem uma energia infinita.

Eu estou adorando a experiência, está sendo muito positiva, tudo está acontecendo do jeito que eu esperava, existem criancas que são uns amores, a maioria delas na verdade e elas gostam muito de conversar sobre várias coisas e as vezes eu não entendo nada kkkk elas gostam muito de ensinar as coisas e isso para mim é maravilhoso porque ao me mudar para Suécia eu já vim aberta para aprender e as criancas são ótimos professores, isso posso afirmar. Não existem preconceitos vindo delas, existe uma inocencia e uma sinceridade pura delas e isso me encanta. É muito prazeroso trabalhar com crianca, mesmo as mais briguentas ou desobedientes continuam a serem criancas e não tem como ter raiva do comportamento delas, elas ainda estão aprendendo o que é certo e o que é errado e os motivos. Elas estão em construcao e eu também, então estamos nos dando bem.

Já estou tentando aprender algumas músicas, pois eles amam cantar e as músicas são muito fofas e grudam na cabeca como chiclete. kkkk
Eu estou conseguindo conciliar bem o estudo com o trabalho, até porque já me adaptei melhor ao ritmo do SVA 1 e SVA 2 e espero próximo semestre ter mais tempo disponivel para trabalhar mais e ganhar mais experiência. A única pena é que as vezes quero trabalhar mais do que posso, mas tenho muitas coisas para fazer da escola e tenho que recusar alguns trabalhos. :(

Espero ter dado uma luz para aqueles que querem trabalhar nessa área aqui na Suécia, de como que funciona mais ou menos a rotina em escolas para criancas. É uma área carente de profissionais qualificados, então fica a dica.  Acho que aqui na Suécia existem duas profissoes que você encontra emprego "rápido" são essas: Cuidador de idosos e trabalhar em pré-escolas, na minha humilde opinião. Se você conhece outras, comenta nos comentários, talvez ajude alguma outra pessoa.

Em nenhum momento quis comparar com a educacao brasileira, até por que eu não sei como funciona a educacao brasileira para criancas, qual a pedagogia adotada. Até por que no Brasil existem muitas escolas particulares e públicas, acredito que tudo vai depender do recurso que elas têm. Aqui não existem escolas particulares, pelo menos não aqui onde moro, ainda não ouvi falar em escola particulares para criancas na Suécia, se alguém souber de algo manda nos comentários tá?
O que acho interessante é que aqui as criancas que fazem enfeites para dar para os pais no dia das mães ou dos pais, ou páscoa....datas comemorativas no geral. Achei super legal isso e os pais adoram.

Porque esssa área Rafa? Por que me sinto muito bem quando estou com criancas, por ser uma área que está com uma carência de profissionais enorme aqui na Suécia, ou seja, mas "fácil" para se conseguir um trabalho e também não trabalho finais de semana e nem feriados. :D

O legal também é que todas as escolinhas que fui até agora tem as bandeiras dos países de onde as criancas nasceram, como por exemplo essa porta escrito "Bem-Vindos" em várias línguas.

Espero que vocês tenham gostado do post! :D


***Todas as fotos do post foram retiradas do google.



Até Mais, Pessoas lindas!








Comentários

  1. Amiga, passei tanto tempo sem vir aqui... você ficou boa nisso de escrever no blog, hein?! rsrsrs Olha, cuidado pra não ficar viciada na galinha pintadinha deles, ou patati-patatá suéco. Deve haver algo parecido, aposto kkkkk... Cheiro! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaha tarde demais!
      Obrigada amiga S2
      Cheiro pra tu! :D

      Excluir
    2. Oi, adorei o seu post...Eu gostaria de saber quais disciplinas devo estudar se eu fizer esse curso.Eu comecei o SAS, mas estou tendo muita (dificuldades de aprender sueco , a professora fala muito rápido e muitas atividades ao mesmo tempo, não tô conseguindo acompanhar😔 .Esse curso exige Matematik eller samhällskunskap?....

      Excluir
    3. Oi, Erica! Tudo bem?
      Aqui onde eu moro eles pedem as nossas notas da escola, que provavelmente você já tem tudo traduzido e com a certificacão aqui da Suécia e o sueco (o SAS), mas em outras instituicões podem pedir mais coisas, como o sueco 1, 2, 3, que é o equivalente ao ensino médio sueco. Depende muito do local onde você irá estudar, mas acho difícil pedir matemática ou estudos sociais, tenta se informar antes de entrar no curso.
      Sueco não é uma língua como o inglês, o espanhol, que a gente tá sempre em contato, é uma língua difícil sim de aprender, mas acredite, não é impossivel.
      Já tentou fazer alguma prática, estágio? Ajuda muitoooo.
      Se afasta um pouco da sua zona de conforto e tenta interagir mais com suecos, vc vai ver que vc vai decolar.
      Te desejo sorte e muito sucesso.

      Vou deixar aqui uma explicacao em sueco do que seria o curso e as matérias que vocÊ poderá ver no curso, não é 100% certeza que vc vai estudar tudo isso não tá? É so pra ter uma ideia:

      Barnskötare-Elevassistent
      Vill du bli barnskötare-Elevassistent? Du lär dig om barns och ungas utveckling, lärande, behov och deras rättigheter. Du får en god förberedelse för arbetet som barnskötare i förskolan eller som elevassistent i skolan.

      Hur går utbildningen till?
      Utbildningen genomförs på distans med lektionspass och handledning, 5 timmar i veckan. Vissa utbildningsmoment är obligatoriska. Teori varvas med praktiska moment under utbildningen. Du kommer vara ute på arbetsplatsförlagt lärande (APL) under ca 10 veckor där du lär dig det praktiska under utbildningen. Praktiken är ett bra tillfälle för dig att visa arbetsgivaren dina kunskaper.

      Mål
      Utbildningen syftar till att ge de grundläggande kunskaper och färdigheter som krävs för att inom yrket arbeta på ett serviceinriktat, säkert, kvalitets- och miljömedvetet sätt. Delar av utbildningen sker på en förskola.

      Ingående kurser
      Barns lärande och växande,
      Etnicitet och kulturmöten,
      Grundläggande vård och omsorg,
      Gymnasiearbete,
      Hälsopedagogik,
      Kommunikation,
      Lärande och utveckling,
      Människors miljöer,
      Pedagogiskt arbete,
      Pedagogiskt ledarskap,
      Pedagogiska teorier och praktiker,
      Skapande verksamhet,
      Specialpedagogik 1,
      Specialpedagogik 2.

      Excluir
  2. ahh, Rafaela, feliz ano novo!! acabei de encontrar seu blog, e vc deve estar cansada de ouvir, mas é tao bom ter aspectos esclarecidos por outros, mesmo que desconhecidos,pois dá uma luz...um guia...uma boa dose de fé hehe, valeu!!! estou aqui ha 2 meses, fazendo o svenska 1 e indo para o 2, e quero muito muito trabalhar com criancas ou idosos, hehe pra depois entrar na minha área :) grande abraço!! Julia

    ResponderExcluir
  3. ahh, Rafaela, feliz ano novo!! acabei de encontrar seu blog, e vc deve estar cansada de ouvir, mas é tao bom ter aspectos esclarecidos por outros, mesmo que desconhecidos,pois dá uma luz...um guia...uma boa dose de fé hehe, valeu!!! estou aqui ha 2 meses, fazendo o svenska 1 e indo para o 2, e quero muito muito trabalhar com criancas ou idosos, hehe pra depois entrar na minha área :) grande abraço!! Julia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Julia! Feliz ano novo para você também!
      Obrigada! Fico feliz que tenha gostado do post e que ele tenha te dado uma luz. rsrs
      Sucesso na sua jornada!

      Rafaela :)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.