Prova Nacional SVA 3 - Sueco 3

Oi, Pessoas lindas!
 
 
 
Como prometido, vim aqui falar um pouco da prova que fiz semana passada no Sueco 3- Sva3.
 
Diferente do SVA1, onde temos três formas de avaliacão (apresentacão oral, escrita e compreensão de texto) no SVA3 temos somente duas formas de avaliacão, a apresentacão oral e a escrita.
 
Exatamente uma semana antes da prova, recebi um tipo de "cartilha" com vários textos da minha professora. Nessa cartilha continha 36 páginas e 11 textos, dai já da pra imaginar o tamanho dos textos né? rsrs
Todos os textos continham palavras difícies, algumas eu consegui traduzir com a ajuda do dicionário, outras com a ajuda do meu sambo e outras não conseguimos traduzir de uma maneira"entendível", mas eu entendi o contexto dos textos e isso já basta. Uma semana é muito pouco para ler e entender todos os textos.
 
Na capa dessa cartilha, tem o tema central da prova, que no meu caso foi "Sida vid Sida= Lado a Lado".
O tema falava sobre línguas. Idiomas que andam lado a lado. Línguas minoriárias. A influência que essas línguas sofrem e assim por diante. Uma mistura de história e geografia. As línguas em questão eram o Sueco, línguas minoritárias da Suécia, Finlândes, Dinamarques, Alemão e o inglês. 

Eu li todos os textos e estudei as estruturas dos textos que poderiam cair na prova, como Argumenterande text, Essä e PM. Textos que eu aprendi no decorrer do curso.
Fiquei também pensando nos possíveis temas que poderiam cair na prova e comecei a marcar o que poderia virar uma citacão ou uma referência bibliográfica.
 
Dia da Prova:
 
Na noite que antecedeu a prova eu não consegui dormir. Eu fiquei muito nervosa e com muito medo de perder a hora da prova, sem contar que eu passei a semana inteira dormindo super tarde estudando. No dia da prova eu estava um caco. Por favor não facam isso!
A prova comecou as 08:30 da manhã e terminou as 12:30.
Usamos o computador para fazer a prova, o que foi muito bom, pois no Word podemos corrigir as palavras erradas, ver sinônimos e até contar a quantidade de palavras que escrevemos. Precisamos escrever de 600 a 800 palavras.
A prova continha 3 temas, todos eles pediam para escrever um texto PM.
Eu escolhi escrever sobre o texto que eu mais tinha lido, mas mesmo assim as ideias não vinham com muita facilidade. Era um misto de nervosismo, ansiedade e medo de não dar tempo de escrever o texto, pois acreditem 4 horas foi muito pouco.
Voltei para casa super triste, pois eu sabia que podia ter feito muito melhor do que eu fiz na prova e quando cheguei em casa é que as ideias foram surgindo. :(
Fiquei triste porque eu tinha estudado, me esforcado bastante, mas parece que não foi o suficiente...
Tentei não pensar negativo, até porque as vezes a gente pensa que fez um provão e no final foi uma bosta e vice-versa e me tranquilizou saber que teria outra oportunidade se por acaso não passase. Não sei se em todas as escolas são assim.
 
Apresentacão oral:
 
A apresentacao oral aconteceu três dias depois da prova escrita, entregamos o nosso tema da apresentacao dois dias depois que recebemos a cartilha. Na cartilha contém algumas dicas de tema para a apresentacao, mas nós podemos também elaborar um tema, mas é necessário que o tema faca sentido com o tema central da prova.
A apresentacao precisa ser um discusso argumentativo de no minímo 5  minutos e no máximo 8  minutos. Eu escolhi um tema proposto pela cartilha "Rädda svenskan från Engelskan" = Salvar o sueco do inglês.
Por mais que eu não goste de fazer apresentacao oral, eu achei que minha apresentacao nao foi tão ruim. Eu gaguejei bastante, troquei as ordens das coisas, mas no final saiu tudo que eu tinha decorado em casa. :)
 
Eu recebi o resultado hoje e eu passei! Vivaaaaaaaaaaaa!!!!!!!
Com uma nota que não esperava: B! To muito muito muito muito muito feliz! Para alguns isso pode  ser algo tão pequeno, mas pra mim é enormeeee, pois não foi fácil chegar até aqui. Passei por muitas frustacões e pensei muitas vezes em desistir, mas hoje estou aqui FELIZ e MUITO satisfeita!
Um ciclo se fecha e outro comeca! =D
 
Nem preciso dizer que chorei muito né? hahahahaha
Estou muito feliz por ter concluído mais uma etapa!
Que venha a próxima!
 
 Beijos, Pessoas lindas!
 Até o próximo post!
Hej då
 
 
 
 
 



Comentários

  1. Ola.. parabéns pelo texto! Estou estudando para o SVA03 agora. Vc tem essa cartilha sobre a prova oral? Poderia me enviar? Se vc conseguir falar comigo por email, eu agradeceria muito oliveiras.jac@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaqueline. Já te respondi no e-mail.
      Algumas provas são dadas a gente logo após a correção, outras são só para a visualização e depois o professor recolhe.

      /Rafaela

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.