Coisas que aprendi vivendo na Suécia...

Oi, Pessoas lindas!




Me peguei pensando esses dias no quanto eu aprendi e mudei desde que vim morar na Suécia e gostaria de compartilhar um pouco com vocês esses pensamentos.
Lógico que com certeza esqueci muitas coisas, mas esse tipo de post eu quero que sempre exista no meu blog, para eu possa ver o meu progresso com o passar do tempo e para que vocês possam acompanhar ele também.

1. Eu aprendi a gostar de tomar café. Quando cheguei aqui eu só tomava água nas fikas, porque não gosto de chá e não gostava de café, mas agora o café se tornou um grande amigo. Comecei tomando café para acordar pela manhã e acabei me apaixonando. Antes eu colocava bastante açúcar, porque achava muito forte, amargo, apesar de existir vários tipos de café, mas agora vai sem açúcar mesmo.

2. Aprendi a apreciar mais as sobremesas/doces suecos. Antes eu achava que tudo tinha o mesmo gosto de "grädde" (creme de leite), mas depois de provar tantos sabores diferentes, já tenho minhas sobremesas favoritas. Meu paladar mudou bastante durante esse tempo aqui e para melhor. Hoje experimento coisas que nunca pensei que fosse comer na vida.

3. Minha visão de relacionamento mudou bastante nesses 3 anos aqui. Acho que aqui na Suécia os casais são mais livres. Lógico que cada caso é um caso e que toda regra tem excecão, mas eles costumam ser mais livres do que os casais brasileiros. Os casais aqui costumam respeitar mais a individualidade um do outro.  Pelo menos essa é a minha experiência com casais suecos. Os casais podem fazer coisas juntos e separados, como viagens, ir pra balada... sem maiores problemas, sem ter senhas de redes sociais ou senhas de banco e sem paranóias. Livre é diferente de liberal ou desrespeitoso. As pessoas aqui estão juntas porque realmente querem, não por obrigacão, é isso que sinto, observo, acho maravilhoso e adotei pra minha vida.

4. Aprendi a cozinhar. Quando eu morava com a minha mãe ela cozinhava e eu  limpava a casa, então eu não fazia nada, mas hoje eu já me arrisco um pouco mais, mas nada demais, comida mesmo. Um arroz, marcarão básico. Quem me salva de verdade é meu amado sambo que cozinha muito melhor que eu, mas hoje eu já não passo mais fome. Quando eu cozinho é por obrigação mesmo, eu não suporto cozinhar. Acho muito chato, mas amo comerrrr!! :D

5. Aprendi a não me importar muito com o que as pessoas pensam ou com o que elas acham da minha aparência. Aqui as pessoas são mais individualistas e vivem mais nos seus mundos, então ninguém tem a preocupação de ficar olhando se a pessoa está mais magra ou mais gorda. Ninguém fica te esperando sair de casa pra ficar dando pitaco na sua vida, pitaco sobre como você deve ser vestir, como tem que cuidar do cabelo. Não, aqui não! Eu nunca passei por isso aqui, então a gente aprende a relaxar e a encarar a vida numa boa, sem  muita paranóia e com mais naturalidade.

6. A minha auto estima aumentou muito e isso tem muito haver com essa falta de cobrança de estar maquiada, bem penteada, magra. Isso foi uma libertação pra mim e hoje eu me sinto muito mais linda, naturalmente. Não confundam falta de higiene com falta de vaidade. Acho que a única vaidade que tenho é com meu cabelo, que é cacheado, mas eu gosto liso. Odeio usar maquiagem, só uso em eventos importantes como casamentos ou batizados e isso não é um problema aqui, tem gente que se cuida bastante e gosta de andar mais elegante e tem gente que gosta de andar mais despojado e não existe nenhum problema nisso, dá pra acreditar??? Em meio a tantas mulheres lindas, porque as suecas são sim muito lindas na minha opinião, uma morena clara, meia desbotada pelo tempo vivendo na Suécia, é verdade rsrsrs mas com um charme todo especial vindo do Brasil, tem sim o seu valor aqui  hahaha =P 
#morenatropicana #pernambucanatoda

7. Aprendi a usar e abusar dos tutoriais existentes na internet para fazer coisas que não sabia, comecei a colocar a mão na massa, principalmente com relacão a cabelo. Hoje sou eu mesma que corto meu cabelo, sou corajosa né? hahahaha já fiz algumas cagadas e fui aprendendo com elas, mas nada muito desastroso, sou eu que pinto meu cabelo, sou eu que seco e faco chapinha, sou eu mesma que me depilo, faco minhas unhas, sobrancelhas, tudo isso porque sou mão de vaca o suficiente para não ir para um salão aqui e pagar uma fortuna. Nenhum desses procedimentos eu fazia sozinha quando morava no Brasil, até porque lá é muito, muito mais barato do que aqui, então eu preferia pagar, mas aqui eu faco tudo sozinha e/ou as vezes chamo uma amiga pra me ajudar, mas me viro bem sozinha hoje. A prática ajuda bastante e o melhor de tudo isso é que eu faco isso quando eu tenho vontade ou sinto necessidade.

8. Aprendi a falar sueco, na verdade continuo aprendendo, todos os dias aparece algo novo e todos os dias se torna cada vez mais fácil entender e falar, estou aprendendo inglês e estou entendendo cada vez mais o espanhol por causa das minhas melhores amigas que são latinas e com isso aprendo novas maneiras de pensar, pois quando se aprende outros idiomas se aprende também novas formas de pensar e novas culturas, querendo ou não. 

9. Aprendi a apreciar mais o meu idioma, o português. As vezes me pego falando e fico encantada com o meu próprio idioma, coisa que não acontecia antes. Hoje consigo ver o quanto o português é uma língua difícil de ser aprendida e o som se tornou muito mais lindo pra os meus ouvidos. Acho que só fui realmente perceber isso quando comecei a aprender outros idiomas. 

10. Tenho aprendido muito sobre igualdade entre homens e mulheres aqui na Suécia, lógico que muito ainda tem que ser feito aqui, mas em comparação com o Brasil a Suécia está muito a frente nesse quesito, não só na teoria, mas na prática também. 

11. Aprendi bastante sobre amizades brasileiras no exterior. Aprendi que não é só porque você está vivendo em outro país que automaticamente os brasileiros que vivem nesse lugar vão ser seus amigos e vão te ajudar a descobrir como as coisas funcionam nesse novo país, vão te apoiar, ficar feliz por suas conquistas e bla bla bla bla... Não, Não funciona assim. Muita hora nessa calma rsrs 
Na teoria sim, mas na realidade funciona diferente e eu entendo que a gente pensa que por ter a mesma cultura ou por ter vindo do mesmo país, isso deveria ser comum, mas as vezes não funciona dessa forma, infelizmente. Eu demorei um pouco para compreender isso no início, aprendi que ninguém é obrigado a nada, as pessoas são diferentes, pensam de formas diferentes e as vezes é melhor você vivenciar as coisas e procurar informacões por conta própria, pois cada experiência é diferente, então minha dica é: vão com calma. rsrs

12- Aprendi a apreciar mais a natureza e até a cultivar plantas em casa. No começo eu não sabia cuidar direito e afogava a maioria delas, mas com o tempo fui pegando o jeito e hoje ver a casa cheia de plantas me deixa bem feliz. 

13- Aprendi a apreciar cada estação do ano, coisa que não dava para fazer em Recife, onde só existe verão e chuva. Aqui as paisagens são expetaculares, então quero ficar tirando foto de tudo pra mostrar aos parentes rsrsrs e muitas vezes me pego parada só observando a beleza de cada estacão, me sinto em uma capa de caderno.

14- Aprendi a falar mais baixo. Hoje eu percebo que falo mais baixo quando estou em ambientes públicos, pois é difícil ver as pessoas gritando nas ruas aqui, mas lógico, as vezes acontece de falar mais alto, principalmente quando estou com pessoas íntimas, mas eu me preocupo mais com isso desde que vim morar aqui, em não chamar atenção para não incomodar ninguém, porque é isso que a maioria dos suecos fazem e essa é a cultura deles. Gosto de respeitar o espaco das pessoas.

15- Aprendi a comprar mais pela internet. Aqui na Suécia é seguro comprar pela internet e existem muitos produtos que só estão disponíveis pela internet e o preço também costuma ser mais barato do que em lojas físicas. Passar horas em lojas de roupas ou sapatos? Não mais. Encomendo tudo pela internet, provo e se não servir, devolvo sem grandes problemas ou complicações. 

16- Aprendi que a Suécia é um paraíso para vegetarianos, na maioria dos restaurantes existem opções vegetarianas. Na maioria mesmo. No supermercado a diversidade de alimentos para vegetarianos é bem vasta e até em fastfoods tem comida para vegetarianos. 
#Maxévida #halloumimål 

17- Aprendi a andar sem dinheiro. Ando somente com o meu cartão de débito e aprendi também a pagar todas as contas pela internet de maneira prática e segura.  É muito difícil eu precisar usar dinheiro em espécie aqui na Suécia, pois em qualquer lugar aceitam cartão. Meu salário por exemplo eu só vejo pelo aplicativo do banco, o dinheiro acaba e eu não peguei em nenhuma cédula ou moeda. 

18- Aprendi sobre o quanto a falta do sol pode influenciar na nossa saúde e no nosso humor depois de viver aqui. Não imaginei que isso pudesse afetar tanto o nosso bem estar, por isso sempre tenho vitamina D em casa e comeco a tomar muito antes do inverno, pra ver se dá uma ajudada na situacão. rsrs
Os suecos costumam aproveitar até o último raio de sol do verão, mas isso eu ainda não aprendi, eles são bem exagerados e eu entendo o porque, mas amo o verão sueco. É muito lindo.

19- Aprendi a tomar menos remédios. Eu acho que no Brasil eu era bem hipocondríaca, qualquer dor ou mal estar eu estava comprando remédio. Aqui eu não posso fazer isso, pois a maioria dos remédios precisam ser prescritos pelo médico e os analgésicos não são fortes. 

20- Eu aprendi a gostar de churrasco aqui na Suécia. No Brasil ir para churrasco era uma coisa super chata, pois só tinha queijo coalho e pão de alho pra mim, aqui na Suécia o meu sambo que é apaixonado por carne e churrasco, me ensinou que podemos colocar diversas outras coisas na churrasqueira, verduras, legumes que ficam deliciosos na brasa, sem contar no tão amado halloumi que está sempre presente e desde então passei a amar churrasco, mesmo não comendo carne.

21- Eu aprendi a tomar menos banhos por dia. Hahahahaha só quem nunca morou em um país frio e com o clima seco igual o da Suécia vai me chamar de super porca, as outras pessoas vão compreender sem problemas. Quando morava em Recife eu tomava de 3 a 4 (ou mais) banhos por dia e quando me mudei pra cá fazia a mesma coisa e o que aconteceu? Tive uma TERRÍVEL alergia na pele e fiquei cheia de carocos de irritacão em todo corpo, então fui ao médico que me recomendou dias sem tomar banho e explicou que a pele produz uma oleosidade natural, mas como eu estava tomando muitos banhos isso não estava acontecendo e isso causou a irritacão.
Então gente, antes de julgar os gringos procurem saber o clima local. Aqui eu transpiro mais no verão que dura três meses, nas outras estacões é muito difícil, só se fizer alguma atividade fisíca.
Aqui eu tenho que estar sempre com manteiga de cacau na bolsa por causa dos lábios e nariz que racham com o clima seco, principalmente no inverno. Hidratante é algo que não pode faltar em casa, caso contrário a pele meio que escama, de verdade. 
Existem gringos sujos? Sim, sem dúvida nenhuma, já encontrei vários, mas não esquecam que existem também brasileiros que não tomam banho, mesmo num calor infernal.
OBS: Não confundir higiene com quantidade de banhos que se toma por dia ou tomar menos banho com NUNCA tomar banho, ok? =) são coisas diferentes, eu tomo banho, mas não como antes, não é mais necessário.


Com certeza eu aprendi muito mais coisas do que eu escrevi aqui, mas essas foram algumas das coisas que lembrei no momento. Quero continuar aprendendo o máximo de coisas que puder, manter minha mente sempre aberta para absolver o máximo de informacões positivas e que facilitem a minha vida, para assim ir me tornando uma pessoa melhor e melhor.

Espero que alguém possa se identificar um pouco com os pontos que citei e que possa compartilhar o seu comentário.

Até o próximo post, pessoas!
Hej då :D

Comentários

  1. Olá, Querida! Uma colega me perguntou em qual situação uma pessoa pode perder o visto de permanência na Suécia... Acho que se chama personnummer, não é ? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tudo bem?
      Personnummer significa número pessoal, que seria o nosso CPF no Brasil e nada tem haver com permanência na Suécia ou visto.
      Eu não sei responder a sua pergunta, infelizmente :(
      Entra em contato com a imigracão, com certeza eles vão te dar a informacão correta.
      Tá aqui o site:
      https://www.migrationsverket.se/

      Espero ter te ajudado um pouco.
      Boa Sorte

      /Rafaela

      Excluir
  2. Ei amada! Você tem instagram, canal no youtube, outros canais de comunicação que você usa? Adorei seu blog, seus conteúdos e sua percepção sobre a Suécia são muito interessantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Letícia! Tudo bem?
      Que bom que você gostou do blog, fico muito feliz, de verdade.
      Não, eu só sou blogueira por aqui mesmo. rsrs

      Abracos
      /Rafaela

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.