Covid-19 na Suécia!

 Oi, Pessoas! 


 



Como vocês estão? Faz um tempo que não venho aqui, né? Pois é...

Aos poucos pretendo voltar, com um bebezinho em casa fica difícil escrever...

Sim, eu fiquei grávida nesse período ausente e já tive meu bebê em meio a todo esse caos, deu tudo certo, mas não vim falar disso hoje, esse assunto fica pra outro post :)

Hoje vim pra contar um pouco de como foi a chegada do corona vírus aqui na Suécia, mais precisamente como eu senti/vivenciei a chegada do vírus, minhas observacões e o que mudou na minha vida.

Gostaria só de salientar que não estou aqui para falar sobre quem está tomando as medidas certas ou erradas sobre a pandemia, só quero mesmo falar o que mudou na minha rotina. Também não estou embasada em dados precisos ou pesquisas, só vou falar mesmo do que escuto de orelhada na TV/internet e coisas que acontecem aqui onde eu moro, Dalarna especialmente. 

Pois bem, a notícia sobre o corona vírus se espalhou no começo do ano de 2020, mas as coisas só vieram a se tornar sérias no meio de março e então começaram as especulações sobre a quarentena. 

Muitos países começaram a fechar suas fronteiras, Noruega, Finlândia e  Dinamarca, por exemplo, fecharam comércio, escolas, mas a Suécia optou por não fazer isso, obtou por ver como as coisas iam se desenrolar. O primeiro ministro sueco só ficou cozinhando o povo em "banho maria", mas nenhuma ação foi de fato tomada.

Eu trabalho em uma indústria, na parte de produção, então logo cedo já sabia que nada ia mudar pra mim, que eu não iria ter direito a ficar em casa de quarentena, mesmo grávida, mas para as pessoas que trabalham no escritório da empresa, a chance era grande de trabalharem de casa e assim foi feito. 

 

A empresa em que trabalho e outras empresas na Suécia, tomaram algumas medidas para tentar conter a contaminação, incentivando as pessoas a lavarem mais as mãos, disponibilizaram álcool gel na maioria das pias/lavabo da empresa, incentivando os trabalhadores a ficarem em casa se estiverem doentes, o governo tirou até o "karensdag"(no primeiro dia que você está doente aqui na Suécia você não ganha nada, você passa a ganhar 80% do seu salário no dia seguinte que você está em casa doente. Com a retirada do karensdag, logo no primeiro dia que você estiver doente em casa, você recebe 80% do seu salário, LÓGICO que existem excessões, mas a maioria dos contratos de trabalho fixo são feitos dessa forma aqui, vai depender do tipo de contrato de trabalho que você tiver). Outra medida, foi a de cada setor ter o seu horário de café da manhã, almoço, fika, para evitar aglomerações nas copas ou refeitórios e também a recomendação de não sentar próximo a ninguém nas mesas, nem de frente pra ninguém. Horários alternados para a hora da saída também, para ninguém se aglomerar  nos vestiários ou na fila para bater o ponto. Também manter uma distância de pelo menos 1 metro e meio das pessoas com quem trabalha. Acredito que muitas dessas medidas foram tomadas pela maioria das empresas aqui na Suécia, cada empresa adaptou essas medidas ao seu ramo de atuacão.

Se estas recomendações são/foram boas para conter a contaminação, eu não sei, mas pelo menos onde trabalho, muitas pessoas foram afastadas com sintomas de Covid-19, principalmente no mês de abril, mas nada foi confirmado, pois não havia testes, o que me leva a não acreditar nos números que a Suécia tem apresentado no site oficial (folkhalsomyndigheten). O uso de máscaras ou luvas não nos foi imposto, nem no trabalho e nem fora dele. A recomendação inicial dos pronto-socorros e hospitais era a de ficar em casa e só se dirigir ao hospital se estivesse com dificuldades para respirar. 

Outra medida foi tomada pelo governo, a de afastar os estudantes do ensino fundamental/médio e de universidades, das aulas presenciais. Esses estudantes passaram a ter aulas a distância, mas as creches seguiram abertas em toda Suécia, mesmo naqueles estados em que os casos aumentaram consideravelmente, como em Estocolmo.  

A situacão atual ao meu ver é que, muitas pessoas seguem as recomendações, mas muitas não estão tão interessadas, acho que isso está acontecendo não só aqui, mas em todo o mundo e por causa de alguns pagam todos. 
No geral, eu poderia dizer que, minha vida não mudou muito desde que o corona vírus chegou e acho que não mudou muito para as pessoas que vivem aqui, pois continuam fazendo tudo que sempre costumavam( a grande maioria). 
Vejo uma certa resistência de pessoas mais  idosas de aceitar o que está acontecendo e de ficar em casa. Elas sempre estão nos supermercados, comércios e costumam não manter o espaço dito adequado. Em falar em comércio, é comum ver marcacões no chão ao se dirigir ao caixa, para que as pessoas se lembrem de tomar certa distância. Os jovens possuem a mesma resistência em aceitar a pandemia, vivendo a vida como antes do vírus, mas pelo menos aqui em Dalarna, as danceterias estão fechadas, mas em outras partes da Suécia estão funcionando.

No começo da pandemia, acho que as pessoas estavam mais apreensivas, mais no mês de junho vejo que as pessoas aqui desencanaram total, até porque era verão, férias para a maioria e todos queriam sair, quem mora na Suécia a mais tempo já sabia que isso ia acontecer, eu pelo menos sabia que no verão os suecos não iam ficam em casa. Muitos passaram as férias aqui mesmo na Suécia, acredito que a grande  maioria, deram até o nome de "HEMESTER" (uma juncão da palavra casa com férias), mas houveram também aqueles que se aventuraram fazendo viagens pela Europa. Essa costuma ser a época que os suecos mais viajam, mas infelizmente alguns países expuseram que suecos não seriam bem vindos em certos países, por conta de não ter feito a quarentena. 

 

 

A festa dos estudantes que concluíram o ensino médio também foi modificada, em alguns estados até vetada, para evitar aglomerações. A comemoracão do midsommar também foi diferente esse ano, nenhuma festa ao redor do mastro. Todas as festas canceladas.

Está sendo um ano bem diferente e difícil para todos nós, de muitas adaptacões ao novo "normal" no mundo todo. Enquanto isso esperamos ansiosamente por uma vacina, e parece que um novo surto/onda se aproxima em todo mundo, muito em razão da flexibilizacão de muitos países. Sorte nossa que o outono já está aqui e logo logo chega o inverno, época que as pessoas costumam ficar mais em casa.

Acho que ainda vai demorar bastante tempo para tudo voltar ao que era, se voltar...

Deus nos proteja!

Até a próxima,pessoas!

 


 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.