Tirando carteira de habilitação na Suécia Parte 2 (Risco 1)

Oi, Pessoas!
Talvez vocês não saibam, mas eu continuo minha saga para tirar a minha carteira de habilitação aqui na Suécia. Já fiz um post sobre o assunto e hoje vou atualizar um pouco do meu processo para vocês.
Eu iniciei o processo para tirar a carteira de motorista em 2019 e fiquei treinando com meu marido. Depois de um tempo eu engravidei e como já disse em posts anteriores, eu tive enjoos do início ao final da gravidez, então resolvi da um tempo nas aulas de direção, o que não recomendo para ninguém. Pq Rafaela? Pq quando vc volta a dirigir vc já esqueceu a maior parte de tudo que foi aprendido, principalmente habilidades que você passou um tempão pra aprender. Digo isso para as pessoas que fazem aulas com algum parente ou amigo e para aquelas pessoas que pagam aulas na auto escola e depois desistem. Dinheiro jogado no lixo literalmente. Pq quando voltar, vai pagar tudo novamente. Se eu puder dar um conselho a vocês, eu digo que, se vc estiver determinado a tirar a sua carteira de motorista vá até o final, pois quanto mais vc dirige mais vc aprende.
Mais nem tudo está perdido, agora eu tenho um estímulo ainda maior para voltar as aulas atrás do volante, eu tenho um filho e não está dando certo depender do meu marido para nos levar do ponto A ao B sempre que precisamos. Recentemente recomeçamos as aulas e eu poderia dizer que estou até que indo bem, em breve creio que estarei comprando aulas na auto escola, mas comecei do zero novamente, o que me causa certa frustração. Mais acredito que a gente tenha que sofrer as consequências das nossas escolhas e é isso que eu estou fazendo. Depois de ter um filho tudo fica mais difícil, tanta gente nos diz isso e as vezes a gente custa a acreditar, mas é verdade. Pra ler um capítulo da teoria é uma saga com um bebê pequeno em casa. Até pensei em me inscrever no curso intensivo da auto escola, mas além de pagar os olhos da cara, eu teria que de fato saber dirigir e só aprimorar detalhes no curso intensivo, algumas escolas garantem a carteira em até 1 ou 2 meses, dependendo do quanto você sabe dirigir.
Recentemente fiz o curso de Risco 1(Risk 1). Um dos cursos obrigatórios para tirar a categoria B. Esse curso teve duração de 3horas e meia e custou 870 koroas suecas. Ele fala sobre dirigir sob o efeito de álcool, drogas, stress/cansaço ou doente, seus efeitos no corpo e o perigo para si mesmo e para sociedade. Riscos de um modo geral. É um curso para a reflexão, para pensar nas suas responsabilidades e as consequências dos seus atos atrás do volante. Mostrou várias estatísticas e vídeos impactantes, para fazer com que os futuros motoristas tenham consciência dos riscos que esses fatores citados podem causar. Mostrou também em quais situações você pode receber multa, ser preso ou até perder o direito de dirigir perante as leis do país. 
Foi um curso muito interessante, que eu poderia ter feito logo depois que fiz o curso de introdução, pois para fazer ele você não precisa ter lido o livro da teoria nem nada disso, não tem nenhum pré-requisito para fazer esse curso. Já o curso de Risco 2, você precisa ter uma boa noção de direção. Muitas pessoas fazem esse curso, quando estão perto de fazer as provas para obter a carteira.
Já comecei a ler o livro, mas sinceramente com um bebê pequeno ler um capítulo inteiro é uma luta. Então como sempre está com o celular na mão, como a maioria das pessoas, então comprei um aplicativo muito bom, que além de ter a parte teórica tem alguns testes e que tem me ajudado muito a memorizar mais as coisas que eu leio. O nome do aplicativo é "ikörkort" e você encontra na playstore, custa 199 koroas suecas e vale cada centavo. Igual a esse tem vários outros e alguns gratuitos também, então fica a dica. Se vocês tiverem outras indicacões, escrevam nos comentários. Eu acho que memorizo mais e aprendo mais quando eu faco os testes no final da leitura de cada capítulo no aplicativo.
Vou fazer minha prova em sueco. A leitura do livro é tranquila pra quem já tem boa noção da língua, pois o texto é mais formal, pois se trata de leis e regras de trânsito e tudo mais, vai ter uma palavra ou outra que vc não vai saber o significado, mas dentro do contexto você vai saber o que eles estão querendo dizer e se não conseguir entender é só traduzir no google tradutor que dá certo. Para quem ainda tem muitas dificuldades com o idioma, é possível fazer a prova em inglês e em alguns outros idiomas, é bom se informar em alguma auto escola. Eu achei o livro bem ilustrado e também tem uns códigos que vc lê com o celular e te levam a vídeos com exemplos do que foi falado, para simplificar ainda mais a leitura.
Se vc pretende tirar a carteira de habilitação aqui na Suécia e já sabe dirigir, já dirigiu por anos no seu país de origem, você pode fazer esses cursos(Risco 1 e Risco 2) um seguido do outro sem problema algum e depois marca as provas teórica e prática, mas é sempre bom ter algumas aulas na auto escola para pegar umas dicas extras, aqui na Suécia existe uma outra forma de dirigir e uns detalhes que talvez sejam importantes saber antes de fazer a prova, como por exemplo dirigir ecologicamente, se preocupando com o meio ambiente. 
Pretendo continuar atualizando vocês sobre meu processo. Da próxima vez que vier aqui falar desse assunto, quero falar para vocês como foi fazer o curso de risco 2(Risk 2), mas acho que vai demorar um pouco. Fiquem ligados e torçam por mim, pois eu vou precisar!!! rsrs

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.