Desvaneios de uma mãe de primeira viagem... Parte 2

Oi, Pessoas!
Vim hoje contar um pouco mais sobre a minha saga como mãe. Meu bebê já está com 8 meses, vocês acreditam? Quando as pessoas dizem que esse período passa muito rápido acreditem, pois as vezes tenho dificuldade em acreditar que ele cresceu tanto e que tanto tempo se passou. 
Depois daqueles terríveis meses de cólicas, aos 4 meses a parteira recomenda começar com estímulos na alimentação do bebê. O que seria isso? Dá comida para criança provar, bebês que tomam mamadeira e bebês que mamam só peito. A explicação foi que, se começamos com esses estímulos aos 4 meses, aos 6 será bem mais fácil de iniciar a introdução alimentar e pelo menos aqui em casa deu certo, pois facilitou muito pra mim. Com 4 meses o meu filho só provava e colocava pra fora com a língua, ele não sabia ao certo o que fazer com a comida na boca, fazia cara de nojo para qualquer comida, até hoje ele faz um pouco isso, mas aos poucos foi querendo provar mais e mais e agora não tem nenhuma dificuldade para comer, ele tem suas preferências, mas eu acabo dando de tudo pra ele, pq num dia ele não gosta e no outro se torna um favorito. Essa fase da introdução alimentar é bem chatinha, mas não problematizei muito não. Não sou daquelas mães super organizadas que fazem tabelas com alimentos que vai introduzir na semana, eu sigo mais a minha intuicão e vou provando pra ver como ele reage. A parteira fala que ele tem que comer o que nós comemos em casa, então não faço grandes planejamentos, se tiver um purê ou legumes no almoço eu machuco e ele come, frutas amassadinhas ou até mesmo comida de criança do supermercado. Eu aprendi que o negócio é não complicar demais e vai ter dias que o bebê vai querer comer horrores e em outros menos ou quase nada e tá tudo bem também, pq até o um ano o leite é essencial,hoje o meu bebê só toma mingau(välling) misturado com o leite dele a noite para dormir e está dando certo.
Obs: Se você não for a favor de dar esse estímulo aos 4 meses, você não é obrigada. É uma recomendação e não uma exigência. Tudo o que a parteira te instrue a fazer, você só faz se quiser, mas caso ocorra algo com seu bebê, a responsabilidade é somente sua.
Acho que o sono é o que mais muda na vida de um casal ou mãe depois da maternidade. Ainda grávida assisti vários vídeos sobre rotina do sono, treinamentos de sono e tudo que engloba sono de bebês, mas posso dizer que algumas dicas realmente me ajudaram a fazer uma rotina em casa, mas isso do bebê dormir a noite toda na prática é beeeem difícil, até pq cada bebê é um bebê e cada família tem uma dinâmica diferente em casa. O meu filho tem os períodos dele, em que fica bastante agitado a noite, principalmente por conta dos saltos de desenvolvimento, dentes nascendo... tudo isso influencia no sono. A parteira falou que aos 6 meses ele já estava pronto para dormir várias horas sem precisar de mamadeira, mas mesmo sem mamadeira ele tem os despertares dele durante a noite. Tem dias que durmo muito bem e dias que fico como um zumbi em casa, mas tudo isso faz parte, então tenha em mente que talvez uma consultaria de sono possa te ajudar, mas as vezes não terá treinamento certo que vai fazer com que o seu filho durma todos os dias da mesma maneira ou a noite toda, só com o tempo. 
As vezes olhamos para outros bebês que dormem bem ou melhor que o nosso bebê e nos perguntamos o que estamos fazendo de errado e na maioria das vezes vc não está fazendo nada errado, é que um bebê não é igual ao outro, mas é válido assistir alguns vídeos para aprender sobre as más associações do sono. Se eu soubesse dessas informações antes não teria me frustrado tanto tentando fazer meu filho dormir a noite toda quando ele ainda não está pronto. Paciência mamães é a chave de tudo.
Meu filho está se movimentando muito ultimamente. Já consegue ficar sentado sem apoio e já consegue pegar objetos no chão e sacudi-los, mas ainda não engatinha, mas está próximo. Mais ouvi dizer que algumas crianças não chegam a engatinhar e logo andam, bem essas são cenas dos próximos capítulos.  Algumas pessoas me perguntaram o que eu vou fazer fora cuidar do bebê durante a minha licença maternidade, desculpa mais as vezes eu não tenho tempo nem de ir ao banheiro. Quem pensa que estar em casa com um bebê é uma colônia de férias se engana e deveria provar ter um bebê e ficar de licença em casa. Estou amando ficar em casa com meu bebê e acompanhar todo o crescimento dele, me sinto privilegiada de poder ficar com meu bebê até o 1 ano de vida dele, coisa que em outros países não é possível, mas é muito cansativo e muito intenso. Eu sinto sim saudades de trabalhar e encontrar outras pessoas e conversar outros assuntos a não ser sobre maternidade, pq antes de ser mãe, eu sou uma mulher, uma filha, uma amiga, uma esposa e não devo me esquecer disso.
Já ia esquecendo...depois dos 6 meses, as consultas com a parteira passam a ser a cada dois meses. A última consulta foi em janeiro e já tenho data para voltar em abril. Ele vai começar no dagis (creche) em agosto e meu coração fica apertado só de pensar. Eu solicitei uma vaga na creche aqui na comunidade que moro quando o meu bebê tinha 4 meses, mas a partir do 6 mês já é bom solicitar uma vaga se você for precisar. Eu retornarei ao trabalho em junho. 
Por aqui anda tudo indo bem. Tenho aprendido muito a cada dia. Por um momento pensei que não fosse aguentar as noites mal dormidas, mas hoje durmo menos e me sinto disposta pela manhã, vai entender... Tem dias que a gente chega a duvidar da nossa capacidade, mas somos mais fortes do que imaginamos.  Vou ficando por aqui e a saga continua, atualizo vocês assim que possível. Até mais, Pessoas! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.