Conhecendo a Suécia / Curiosidades



Sverige (Suécia) vem de Svearike, que significa Reino de Svear, povoado que ocupava o país no século IX.

Chamada de Cruz Nórdica, a cruz da bandeira sueca é também vista nas bandeiras de Noruega, Dinamarca, Islândia e Finlândia.

As cores azul e amarela são as predominantes no brasão de armas da Suécia. 
A cruz escandinava, principal elemento da bandeira, é um símbolo cristão. 

Suécia, é um país nórdico, localizado na Península Escandinava na Europa Setentrional. A Suécia divide fronteiras terrestres com a Noruega, a oeste, e com a Finlândia, a nordeste, além de estar ligada à Dinamarca através da Ponte do Øresund, no sul.







A Suécia é uma monarquia constitucional com um sistema parlamentar de governo, Rei Carlos XVI Gustavo da Suécia, Primeiro-Ministro Fredrik Reinfeldt. Ocupa o primeiro lugar do mundo no Índice de Democracia da revista The Economist e sétimo lugar no Índice de Desenvolvimento Humano da ONU.


Países como Finlândia, Dinamarca e Noruega já fizeram parte da Suécia.

A última guerra em que a Suécia se envolveu foi em 1814 contra a Noruega.


No Norte do país, região do Círculo Polar Ártico, o sol nunca se põe durante o verão e as noites não têm fim no inverno. É possível ver o "sol da meia-noite" em certas regiões do norte da Suécia. 


Cerca de 85% da população sueca vive no Sul do país, onde o clima é mais ameno. 


A cidade mais populosa é Estocolmo, a capital. A “Rainha das Águas”, construída sobre 14 ilhas é considerada uma das mais belas capitais europeias. 

De origem germânica, a língua sueca é muito parecida como o dinamarquês e o norueguês.

A maior parte dos suecos fala uma segunda língua – inglês, principalmente.


A rainha Silvia é filha de brasileira, morou no Brasil e fala fluentemente o português.

Sobrenomes terminados em “son” e seu equivalente “sen” são muito comuns na Suécia. “Son” significa “filho”. Mikael Jacobson, por exemplo, seria “Mikael, filho de Jacob”.



A culinária sueca é parecida com a norueguesa e dinamarquesa. Os pratos mais conhecidos são as almôndegas suecas, o salmão e a carne de rena (muito consumida no Norte).

O sueco, Alfred Nobel foi um industrial que inventou a dinamite, e deixou a fortuna para criar o prêmio que leva seu nome. 

A literatura da Suécia é também vibrante e ativa, sendo a Suécia o terceiro país com maior número de vencedores de Prêmio Nobel na literatura. O teatro sueco tem um dos maiores nomes da dramaturgia, de todos os tempos, August Strindberg.

O jornal mais antigo que se edita no mundo é o sueco Post och Inrikes Tidningar. Circula sem interrupção desde 1645, quando foi criado pela Academia Real de Letras da Suécia.

Suécia é o país menos religioso do mundo.

Existe uma colônia de descendentes de imigrantes suecos no Sul do Brasil. 


Os suecos são apaixonados pela natureza. O seu país tem algumas das poucas regiões selvagens ainda existentes na Europa. Os Suecos preocupam-se com as causas ambientais, e têm leis rígidas para defendê-las. Há muito cuidado com as florestas. Na indústria madeireira cada árvore cortada é compensada por mais 4 mudas. Em 100 anos o país terá dobrado o número de hectares de florestas.

Não se usa calçados dentro de casa. Anda-se de meias.

Expectativa média de vida: Mulheres 82 anos, homens 78 anos.

20% dos homens suecos ficam em casa, de licença, quando nascem os seus filhos.

Muitos suecos usam snus, (um tipo de tabaco oral úmido), colocado sob o lábio superior, em contato direto com a gengiva, em vez de fumar.

Os suecos celebram solstício de verão acendendo fogueira e dançando.  

Personalidades suecas: 
ABBA (grupo pop de grande sucesso nos anos 70),
Alexander Skarsgård e Stellan Skarsgard (atores),
Roxette (grupo de sucesso nos 80),
Stieg Larsson (autor da trilogia literária Millenium),
Ingrid Bergman (atriz),
Alfred Nobel (criador do prêmio que leva seu nome),
Ingmar Bergman (cineasta),
Lineu (biólogo)
Greta Gargo (atriz),
Dolf Lundgren (ator),
Europe (grupo de hard rock),
The Hives (grupo de rock),
Yngwie Malmsteen (guitarrista),
Björn Borg (tenista campeão de Wimbledon),
Santa Brígida (santa católica e padroeira da Suécia),
Zlatan Ibrahimović (Jogador de Futebol).



Os ABBA foi uma das primeiras bandas de música pop da Suécia que foi conhecida internacionalmente, e ainda está entre as bandas mais proeminentes do mundo, com cerca de 370 milhões de discos vendidos, se tornando a segunda maior banda do mundo e o grupo que fez mais sucesso nos anos 1970. Com o ABBA, a Suécia entrou em uma nova era, em que a música pop sueca ganhou destaque internacional.

O heavy metal é um genero musical que se tornou muito popular durante a década de 1980 e 1990, destacando-se o sub-gênero death metal. As principais bandas são Opeth, In Flames, Dark Tranquillity, Evergrey, Soilwork, At The Gates, Meshuggah, Amon Amarth, Candlemass, Bathory eArch Enemy.
No pop destacam-se Marie Fredriksson e Per Gessle (do Roxette) e Carola. No jazz vocal o grande nome é a cantora Monica Zetterlund.

Swedish House Mafia é um sueco trio de música Electronica de dança constituído por três casa disc jockeys e produtores , Axwell , Steve Angello e Sebastian Ingrosso . O grupo formado oficialmente no final de 2008. Em 2012, Swedish House Mafia ganhou um EBBA Award. Todos os anos os europeus Border Breakers Awards ( EBBA ) reconhecer o sucesso de 10 artistas emergentes ou grupos que alcançaram o público fora dos seus países.


Swedish House Mafia - Don't You Worry Child (Live) [feat. John Martin]


Swedish House Mafia - One (Your Name)




Empresas Suecas: Scania, Volvo, Sony Ericsson, Sandvik, Electrolux, H&M.


O jogador brasileiro Garrincha teve um filho com uma fã sueca. Chamado de Ulf Lindberg, ele nasceu na cidade de Umea.



A melhor jogadora de futebol feminino de todos os tempos, a brasileira Marta, condecorada cinco vezes consecutivas como melhor do ano pela Fifa, já havia jogado entre 2004 e 2008 no sueco Umea IK, de onde ajudou a popularizar o esporte na Suécia. Marta é hoje a jogadora mais famosa da Suécia, atualmente joga no Tyresö. A Suécia é modelo de organização no futebol feminino. 

A compra e venda de álcool é altamente limitada. As bebidas com mais de 3,5 de álcool são taxadas com um imposto muito alto e a sua venda é monopólio do governo.  


A Suécia foi o primeiro país da Europa a imprimir dinheiro em notas. 


Moeda: Coroa sueca (SEK)



VIKING ???



O termo viking (do nórdico antigo víkingr) ou viquingues é habitualmente usado para se referir aos exploradores, guerreiros, comerciantes e piratas nórdicos (escandinavos) que invadiram, exploraram e colonizaram em grandes áreas da Europa e das ilhas do Atlântico Norte a partir do final do século VIII até meados do século XI.
Este período de expansão viking - conhecidos como a Era Viking - constitui uma parte importante da história medieval da Escandinávia, Grã-Bretanha, Irlanda e do resto da Europa em geral.A terra natal dos vikings era a Noruega, Suécia e Dinamarca. 
Os vikings eram guerreiros que viajavam pelos mares a partir de sua terra, na península escandinava, pilhando e saqueando cidades, mas também estabelecendo colônias e comercializando. 
A religião dos vikings costumava ter culto a ancestrais, além da veneração a deuses e transmitia idéias diferentes quanto a questões da vida e do mundo. Eles acreditavam que o mundo era dividido em “andares” e todos estavam unidos a uma enorme árvore, chamada, Yggdrasil. Estes “andares” eram diferentes e possuíam características especiais, sendo estes, nove. Havendo um mundo para os deuses, Asgard, e um mundo onde as pessoas vivem, midgard, além dos outros sete que são, Nilfheim, mundo abaixo de midgard, no subsolo, onde Hel governa os mortos. Outro mundo é Jotunheim, reino frio e montanhoso, onde os gigantes de rocha e neve (chamado de Jotuns) habitam e era governado por Thrym, gigante que roubou o Mjolnir de Thor para trocá-lo por Freya. Os outros mundos são, Vaneheim (casa dos Vanir), Muspellheim (casa dos gigantes de fogo, local cheio de cinzas e lava, cujo rei é o gigante Surt), Alfheim (onde os elfos moram), Svartaheim (onde os svartafars habitam, são conhecidos como elfos negros) e Nidavellir (é a terra dos anões).
A cultura dos vikings tinha caráter guerreiro, devido também a influências religiosas. Eles eram politeístas, tendo deuses com diversas características, personalidades, histórias e influências no dia-a-dia. Estes deuses eram divididos em dois grupos, os Aesir e os Vanir, além de terem outras criaturas como os gigantes. 
A imagem histórica dos vikings mudou um pouco ao longo dos tempos, e hoje já admite-se que eles tiveram uma enorme contribuição na tecnologia marítima e na construção de cidades.


Om jag fångar dig - (Ai Se Eu Te Pego - Michel Teló) Swedish Version



Fontes:
gamevicio.com

maisquecuriosidade.blogspot.com.br

Wikipédia.org

Comentários

  1. Olá! Tenho uma curiosidade sobre viver na Suécia, existe algum tipo de trabalho que possa ser oferecido para quem não sabe a língua sueca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que eu saiba não, a não ser que você venha para Suécia transferido de alguma empresa sueca mundo a fora.
      Você pode encontrar informacoes mais precisas nos grupos do Facebook, existem vários, como por exemplo, Brasileiros na Suécia!

      Espero ter ajudado um pouco...
      Rafaela

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.