SFI, SAS, KOMVUX, CSN, ARBETSFÖRMEDLING...



Depois de muito pesquisar, encontrei algumas informacoes importantes sobre como estudar na Suécia! Nao sei se todas as informacoes estao certas, vou expor o que pesquisei.
Estou aberta para acrescentar ou diminuir informacoes, para isso preciso da ajuda de voces! 









SFI (SVENSKA FÖR INVANDRARE): É um curso de sueco para imigrantes.
O SFI reúne 4 etapas: A, B, C e D!

A= é para quem nao sabe ler e escrever nem na sua propria língua;
B= é para quem sabe ler e escrever sua língua de origem, terminou o ensino médio ou tem nível superior. O curso B é a introducão a língua sueca;
C= No curso C vamos aprender gramática, novas palavras, mais verbos, tempos verbais, plural, preposicões, vamos escutar bastante sueco através de cds, ou seja, é um curso mais avancado;
D= No curso D já vamos estar "falando sueco" e entendendo bastante, de forma básica. Esse curso nos prepara para o SAS.


Aqui está o link de exemplos de provas do SFI:



SAS: (Svenska Andra Språk) Sueco como segunda língua, é um curso avancado de sueco, onde os alunos passam a ler livros em sueco, ou seja, gramatica pura! Para entrar na universidade é preciso ter completado esse curso, que é dividido em 3 partes: A, B e C!

KOMVUX: é uma escola para adultos, que te prepara tanto para o mercado de trabalho como para a universidade.

CSN: Bolsa ou emprestimos para estudantes. 
É uma ajuda financeira mensal para estudantes suecos e imigrantes.
A bolsa nao precisa devolver, o emprestimo o aluno paga quando comecar a trabalhar!
Mais informacoes: http://www.csn.se/

ARBETSFÖRMEDLING: É tipo uma agencia de empregos! Eles te dao diretrizes com relacao a trabalho, estagio, cursos, validacao de certificados e diplomas!
Mais informacoes: http://www.arbetsformedlingen.se/

Achei interessante saber que para entrar em uma universidade aqui, nao se faz vestibular, é o seu historico de notas que te permite cursar determinado curso!
Existem uma prova chamada Högskolesprovet, que seria um Enem Brasileiro, que te ajuda a entrar na universidade. A prova inclui matemática, lógica, ingles e sueco e é bem dificil, com muitos textos cientificos em uma linguagem bastante complicada.
A universidade é dividida em programas e cursos, onde os programas funcionam como no Brasil, as matérias necessárias sao reunidas e o programa dura em média 3 a 5 anos e os cursos vc pode escolher quais as matérias vc quer estudar, montando sua própria faculdade!

As escolas na Suécia sao públicas!
A Suécia é um dos paises que mais investe em educacao! Ele é referencia em educacao de qualidade, eduacao gratuita!


Comentários

  1. Oi Rafa! Tenho acompanhado seu blog e estou adorando! Também estou a caminho da Suécia e você e as indicações de outros blogs que posta aqui tem ajudado bastante! :) Sucesso pra você! bjss

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada!Fico muito feliz em estar ajudando!
    Sucesso para nós entao =D
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá Rafa! Estou lendo seu blog 2 anos depois HUAHUAHUAHAUH, tenho duas duvidas, espero que você veja pra me ajudar, pq olha... Ta difícil! Gostaria de saber se pra fazer o SFI é necessário um visto de estudante. E se existem mais de um visto para estudos, por exemplo, eu quero estar indo para a Suécia pra aprender Suéco, eu posso tirar meu visto baseado nisso e através desse curso (SFI)?

    Muito obrigado, seu blog é ótimo, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Miguel! Tudo bem?
      Eu sei o quanto é difícil obter informacoes daqui! Oh se sei...rsrs
      Infelizmente eu não sei responder a sua pergunta com certeza =(
      Todos os alunos do SFI em que estudo ou são refugiados de guerra e estão com visto de residência aqui ou são esposas ou maridos de cidadao(a) sueco (a), ou seja, são pessoas que possuem visto de residência, como eu.
      Visto de estudante eu acredito que somente para as universidades suecas, mas como eu não tenho certeza vou te mandar alguns grupos do Facebook:

      https://www.facebook.com/groups/brasileirosnasuecia/?fref=ts

      https://www.facebook.com/groups/31056827676/?fref=ts

      Brasileiros na Suécia e Brasileiros na Suecia/Svenskar i Brasilien

      Lá você vai encontrar muitos brasileiros que moram aqui a muito mais tempo do que eu, talvez eles possam te ajudar.

      Espero ter te ajudado pelo menos um pouco.

      Boa sorte

      Rafaela

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.