Aprendendo Sueco...




Qual a melhor maneira de se iniciar????
Bem, eu não sei!
Sei que antes de ir para a Suécia, eu tentei de várias formas escutar pelo menos a língua, mas vou confessar que foi desesperador! Kkkkkk =P
O meu namorado me dizia que não era impossível aprender, era só questão de dedicação!
Ele me ensinava algumas palavras em nossas brincadeiras e era divertido...
Eu vi que no site do Live Mocha eu podia aprender sueco gratuitamente e é de fato bem interessante iniciar por lá...mas tinha horas que eu definitivamente me entristecia por não conseguir pronunciaras palavras...enfim, era muito estranho e desanimador, mas eu sempre dava umas olhadas pelo menos como se escrevia.
Então deixei pra realmente me interessar quando estivesse na Suécia, mas é claro que o basicão eu anotei no meu caderninho e levei comigo, tipo:
Hej = Oi, 
Hej då = Tchau
Tack= Obrigado(a), 
Ja/ Nej= sim/ não
Varsågod= Por favor
God Morgon= Bom dia
God Dag= Boa Tarde
God Afton= (Inicio de Noite) = Boa noite
God Natt = Boa noite
Vi ses = Ate Logo
Hur mår du?= Como vai você?
Bra= Bem
Välkommen= Bem vindo
Förlat= Desculpe

Agora a pronúncia perfeitinha, ai vocês já estão querendo demais né?
Kkkkkkk =P
Hoje eu sei um pouquinho....
Sei as cores, os numerais, sei algumas palavras aleatórias, objetos, os artigos definidos, algumas preposições, mas tudo muito basicão, que quem me ensinou foi o Live Mocha!



Quando cheguei na Suécia o choque foi grande, mas como o David tem vários amigos Chilenos e os familiares dele que moram na Suécia falam português, eu me senti confortável, somente quando estava entre suecos era que me dava um pouco de vergonha/frustração de não poder falar, pois todos foram muito atenciosos comigo, sempre me perguntando se estava muito frio e meu Tradutor Namorado do lado né? Rsrs
Eles sempre falavam que não viam a hora de eu aprender a falar sueco para que nós pudéssemos  conversar! Hahaha Que carinhosos não? Pois é! São uns queridos!
Mimicas ajudava bastante viu? Hahaha 
Ainda bem que conheci uma sueca maravilhosa chamada Eva, que fala um nível bem avançado de Português, amiga do David e minha amiga agora, pois já tenho um imenso carinho por ela, que me ajudou muito! Ela desde pequena dançava samba e acabou por querer aprender um pouco da língua portuguesa! Eu sempre entendia ela e ela também me entendia, então com ela podia desabafar, falar besteiras, planos e tudo mais...Ela ama o Brasil e nem parece sueca, é muito brasileira, adora Dançar e Sorrir!

Em casa quando não tinha nada pra fazer eu ligava a TV, mesmo sem entender nada do que eles estavam falando em sueco... aquilo foi tirando um pouco do meu medo da língua, ao escutar rádio em sueco, ao sair na rua o povo falavando sueco, então tem uma hora que vc nem se importa mais! O som da língua já lhe parece familiar mesmo sem vc entender bulhufas!
Comecei a aprender mais palavras pelo aplicativo do celular Android Sueco Babbel e foi muito legal para mim também!Também existe o site Babbel.com, mas eu nunca entrei!
Logicamente que depois eu iniciei as minhas busca por sites, links que me ajudassem a compreender mais a língua...

Esse é o link das provas do sfi, que já expliquei anteriormente, escola para estrangeiros:
Me informaram que não é bem assim as provas, mas é sempre bom ter uma base!

Esse link é bom para aprender mais palavras, mesmo que não tenha o som, pelo menos eu aprendi a escrita...


Vou mostrar um montão de vídeos que gosto do You tube e que me ajudaram a aprender o mínimo que sei hoje de sueco.
O canal do you tube chamado: Learn Swedish/ GoSwedish é maravilhoso!
*A maioria do material que encontrei no You Tube para aprender Sueco foi em inglês e espanhol, prefiro os de inglês, pois como o meu inglês é mínimo, eu saio traduzindo tudo que é palavra e assim aprendo mais as duas línguas!

Vídeos que eu gosto:




















Alfabeto em sueco:



Dias da Semana em Sueco:


Learn Swedish: Part 1 - Useful Swedish words



Learn Swedish: The 10's! (Numbers 10 - 90)








Learn the months in Swedish





Swedish Verbs



Vanliga fraser på svenska



Esse link é um jogo, mas nunca aprendi a jogar! hahaha =D
Se vocês aprenderem me avisem! Também quero me divertir aprendendo! =P

Existem também no FACEBOOK comunidade para a partilha de informações sobre a Suécia,sobre a língua sueca, cultura, questionamentos, dúvidas, debates... Vou deixar os links abaixo, pois tenho certeza que os criadores dessas comunidades querem mais é propagar as informações com intuito de ajudar:

Brasileiros na Suecia/Svenskar i Brasilien

O que ajuda também é música...escutar e traduzir!
Colocar pra tocar as vezes ..faz a música ficar na sua cabeça e vc tenta pronúncia...pelo menos eu faço isso, mas a pronúncia sai uma beleza né? kkkkkk 
Ao traduzir a mão, você conhece novas palavras e memoriza!
Faço de tudo que for possível para me adaptar a língua!

Dicas:













Outro canal do You Tube muito legal é o SwedishPod101 (Learn Swedish with Video).
Lá você irá encontrar a sequencia dos vídeos pelas numeraçoes, e até encontrar outros videos relacionados a aprendizagem da língua Sueca.



Esses são alguns links que a Minha Amiga Rúbia me indicou:










Pronúncias:




TV SUECA


Sites de Joguinhos:





Talvez exista, muitos links avançados para o nível que tenho (basição), mas vai vê que o seu sueco é bem mais avançado e uma dessas dicas possa te ajudar? Eu vou ficar muito feliz =D

Como eu sou muitooooo, mas muitooooo distraída... meu principal problema em aprender sueco é a memorização da pronúncia das palavras, a escrita as vezes eu lembro, mas a pronúncia é mais difícil, então vai a minha dica:
Escreve do lado como se pronúncia, exemplo:
Hej = REI
Hej då = REI Dô
Jag = iogue 
e assim vai...

Esse site também é muito legal para quem está iniciando:


Pelo que vimos, opções é o que não falta para aprender, ou pelo menos entender a língua sueca, e gratuitamente. Sei que muita coisa não vai fazer o menor sentido, por que eu já muitas vezes me disse isso, mas o mais importante é responder para você mesmo, ''é assim por que é, ué'' muitas coisas não tem explicação, é do próprio idioma! hahaha =D
Se vocês tiverem novas dicas para aprender sueco ficarei muito grata pela partilha de informações, até esperar o visto sair é um bom passa tempo aprendendo, pois será o meu futuro!
Quando estiver estudando no SFI não ficarei tão perdida, pelo menos penso assim! 

Vi ses!!!!! =D




Comentários

  1. voce tem face book , tambem moro na suecia

    ResponderExcluir
  2. tenho uma amiga no brasil tbm de pernambuco se vc quiser me responder no meu email ginavinte@hotmail.com, e bom fazer novas amizades . abracos

    ResponderExcluir
  3. Meu Deeeeus! Mais uma madrugada enfurnada em sites sobre brasileiros que foram pra suécia. Hahahaha
    Ainda bem que encontrei seu blog. Estou amandoooo. Ainda com muitas dúvidas mas acho que é normal. Rs. Estou pelo celular e é uma bosta achar as coisas, por isso n vi se vc tem algum email ou contato. Pode me passar? Meu email é bia.s86@gmail.com. Bjusss

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por esse post! Ajudou muito. E felicidades na sua nova vida na Suécia!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.