Processo para visto de Sambo!


Olá, pessoas! Quanto tempo não?! Pois é, tanta coisa pra resolver que as vezes nem dá tempo de escrever!
Hoje vim falar sobre o processo do meu visto para residir na Suécia.
Em Janeiro quando o meu namorado estava aqui, demos entrada no visto permanente por vínculo familiar (Namorados, Sambo) no consulado de Recife com o cônsul Sergio Lobo Jardim, no dia 18 de Janeiro.


Ele nos informou que era necessário pagar R$ 470,00 e levar para ele as seguintes documentações:

2 copias de cada formulário citado abaixo, devidamente preenchidos:


Passaporte (2 cópias)
Comprovante de estado civil brasileiro (2 cópias) 
Comprovante de residência (2 cópias)
Certidão de antecedentes criminais (2 cópias)
Certidão negativa da Justiça Federal (2 cópias)
CPF (2 cópias)
RG (2 cópias) 
Passaporte do parceiro sueco (2 cópias)
Personbevis do parceiro sueco (2 cópias)
Certidão de Nascimento (2 copias)


*Nenhuma dessas documentações foram autenticadas, mas o cônsul carimbou e assinou os papeis, acho que foi por isso que não foi necessário autenticar... e pediu a tradução para sueco ou inglês da certidão de solteira e da certidão de Nascimento, 2 cópias de cada.

Como minha sogra já trabalhou com traduções de documentos ela traduziu para o sueco e me mandou as cópias e o cônsul aceitou normalmente.
O cônsul pediu também fotos que comprovarem relacionamento, fotos datadas...mas infelizmente não tínhamos  pois foram todas tiradas do celular, então ele deixou pra lá.
Ele pensou que talvez fosse possível não fazer a entrevista na embaixada de Brasília, ou nos consulados gerais de SP e RJ, ele pensou que pudesse ser feita junto com os dados biométricos (Impressão digital, assinatura, e foto) na Suécia, mas infelizmente não foi possível, tenho que ir para um desses três estados.
Infelizmente mesmo, por que as passagens aéreas não estão nada baratas, principalmente pra Brasília.
Em Brasília minha entrevista pode(TALVEZ) feita pela Veronika Dunér, em SP pode(TALVEZ) pelo Lars e no Rio de Janeiro pode(TALVEZ)  pela Lena. 
Bem, ainda não decidi qual estado vou fazer por conta das passagens aéreas, mas é só ligar para a embaixada ou consulados de SP e RJ, que eles marcam, mas é importante vc já ter o seu número de dossiê  que chega como e mail pra você(pelo menos chegou pra mim) e muitas vezes são os profissionais mesmo da embaixada ou consulados que ligam dizendo as opções.


Eu já soube que a entrevista se estrutura no meu histórico de vida, histórico de vida dele, como nos conhecemos, quando começamos a namorar, meus planos pessoais e profissionais em indo pra Suécia e nossos planos como casal. Estou bem tranquila com relação a entrevista, possa ser que lá na hora eu fique nervosa, mas por enquanto tudo calmo na minha cabecinha. Quando tiver mais novidades sobre o assunto conto para vocês!!!! Estou ansiosa pelo andamento de todo o processo e esperançosa também, o que mais me incomoda é que já sei que costuma demorar a resposta! Só me resta esperar!

Aqui vai os endereços da embaixada e consulados pelo Brasil:
http://www.consulados.com.br/suecia/




Até mais, Pessoas!

Comentários

  1. Olá Rafa, tudo bem?
    Muito legal o seu blog, lendo agora alguns posts, senti como se fosse eu escrevendo sobre minhas impressões sobre a suécia, haha Passei o natal ano passado e a Páscoa agora na Suécia e moro em Londres com o meu namorado Sueco. Também estamos querendo dar entrada no visto de Sambo, mas estamos com uma dúvida. Li no site da embaixada e no de imigraçao na Suecia, que é possível conseguir o visto para nao-casados que pretendem morar juntos ou que ja morem juntos, que é o nosso caso, porém, na lista de documentos, eles pedem certificado de uniao estavel, ou similar. Tb pedem comprovacoes de moradia compartilhada por no minimo 2 anos. Namoramos a 2 anos e meio, mas moramos juntos há 5 meses e mesmo assim, nem tenho comprovantes em meu nome. Voce precisou comprovar que moravam juntos? Precisou fazer esse certificado de uniao estavel?
    Desde já agradeço sua atenção e boa sorte com o seu processo de visto!
    bjs
    Eli

    ResponderExcluir
  2. Oi, Eli! Tudo bem? Eu to bem, muito ansiosa pela resposta do visto!rsrs
    Fico muitooo feliz por você ler as minhas besteiras que escrevo aqui, as vezes acho que ninguém lê, fico feliz pelo seu apoio! ^^
    Eu não precisei comprovar que morei com ele por que eu só convivi com ele durante três meses na minha estada na Suécia, a única coisa que me foi solicitada, foi a Certidão de Solteira, que eu emiti no cartório que fui registrada, minha sogra traduziu pro sueco e deu tudo certo, enviei os documentos para Embaixada de Brasília!
    Quando estava preenchendo os formulários acima: Formulário 161011.pdf, ele pergunta se você já morou com seu parceiro e por quanto tempo. Os suecos eles acreditam muito nas palavras das pessoas, não é como no Brasil que se tem que comprovar tudo...mesmo assim, acho interessante você entrar em contato com a embaixada de Brasília ou consulados gerais para maiores informações. Não se preocupe, eles são ótimos!

    Embaixada da Suécia - Brasília – DF
    Telefone:(0xx61) 3442-5200
    ambassaden.brasilia@gov.se
    Horário de atendimento pelo telefone:
    Segunda à quinta-feira: 08.00-13.00 e 14.00-17.00.
    Sexta-feira 08.00-13.00

    Consulado Geral da Suécia - Rio de Janeiro – RJ
    consulado@sweden.com.br
    Telefone:(0xx21) 3582-7701

    Consulado Geral da Suécia São Paulo
    contato@consuladosueciasp.org.br
    (11) 5506 9994
    Atendimento:
    Segunda a sexta-feira das 09.00 às 13.00 h

    Quando tive dúvidas, antes de dar entrada nos papeis, eu enviei um e mail para o consulado do RJ e recebi resposta em menos de 24 horas, a responsável é a Lena...esqueci o sobrenome...rs ^^

    Beijos e Boa Sorte Querida!
    Espero ter ajudado!
    Até mais!


    ResponderExcluir
  3. Na entrevista que você vai fazer depois que entregar todos os documentos, eles vão perguntar se vocês moraram juntos e tudo mais...não se preocupe, vai dar tudo certo! To na torcida! =D

    ResponderExcluir
  4. Oi Rafa, obrigada pela resposta e ajuda!
    Pois é, lendo o seu post tive exatamente essa impressão. Como vc mesma disse, realmente na Suécia é muito mais fácil. Na verdade, a gente queria mesmo o contrário. Queríamos o visto de união estável para ele ir morar comigo no Brasil, mas estamos super chateados, pois eles pedem mil documentos sem noção, que um casal que não é casado nunca terá, como testamento, conta conjunta, imóvel no nome de ambos etc. Também pedem pra comprovar que moramos juntos. Até moramos juntos, mas não temos comprovação, já que em Londres eles nem fazem contrato de locação.
    Nossa esperança era de conseguir um certificado de união estável na Suécia pra pedir o visto no Brasil.
    Espero que consiga o seu visto rápido para poder aproveitar o verão na Suécia! Quem sabe nos vemos por lá!
    bjs
    Eli

    ResponderExcluir
  5. Pois é, casar no Brasil é bastante burocrático mesmo, disso eu sei!
    Na Suécia deve ser beeem mais fácil!
    Quero muito aproveitar o verão sueco, só conheci escuridão e frio, está na hora de conhecer as outras estações!
    Quero sim muito conhece la! =D
    Bjo Grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha escuridão e frio... na verdade eu acho que sempre dou sorte, pois toda vez que vou lá está ensolarado! Muito frio sim e sempre nevando, mas com um céu lindo. Tenho lindas fotos de lá. Você tem que ver aqui em Londres, muito mais frio que lá, pq venta muito e o céu é sempre cinza, deprimente... haha
      Talvez a gente vá em Junho para a Suécia, antes de voltar para o Brasil para passar um tempo com a família dele, antes de nos mudarmos para o outro lado do oceano ^.^
      Eu te add no google+
      bjs
      Eli (Eliana)

      Excluir
    2. Eu também tenho fotos muito bonitas lá! Fui quase no final do outono em outubro e vi as folhas caindo das arvores, muito bonito! Depois começou a nevar e achei mais lindo ainda, nunca tinha sentido um inverno de verdade! Foi muito interessante! Fui nas estações mais dificies para ver como ia ser a minha adaptação!Foi muito boa! =D
      O bom da Suécia é que se ver todas as estações, no Brasil só o calor e a chuva!rs
      Ir a Londres? Um sonho! Quem sabe um dia né?
      Beijos

      Excluir
    3. Oi Rafa, tudo bem? Quanto tempo! Parabéns pelo visto!!! :)
      Muito obrigada pela sua ajuda, nos ajudou muito a tomar a decisão e agora estamos finalmente dando entrada no meu visto de Sambo pra mudarmos ano que vem. Estava lendo que vc dizia da entrevista, infelizmente quando se aplica online a única opção é fazer a entrevista na Embaixada, em Brasília. Odiei, afinal eu moro no Rio e aqui tem um consulado!!! Enfim, só está faltando um documento e pensei em te perturbar novamente ^.^ Sobre essa certidão de solteira, vc fez uma Escritura Pública Declaratória com 2 testemunhas que custa R$340,00? Pq eu li algumas meninas dizendo que fizeram uma certidao que custou em torno de R$40,00 e eu comecei a achar que me indicaram o doc errado e eu tb achei muuuito caro! bjs espero que esteja tudo bem por ai com vc!
      Eli

      Excluir
    4. Eliana, eu retirei uma certidão de solteira no cartório que eu fui registrada e nada mais!
      Custou menos de 40 reais na verdade!
      Não precisei de nenhuma documentação com testemunhas...
      Você pode estar fazendo essas perguntas a Andrea Rojas, da Embaixada de Brasília.
      Ela é muito atenciosa, retornará o seu e mail em 24h no máximo.

      Beijos

      Excluir
  6. Oi Rafaela… td bem?
    A Maria Helena me enviou o seu contato… quer dizer, seu blog… gostaria de trocar figurinhas, pois como vc passou por isso… tenho algumas duvidas a respeito de doctos. para dar entrada no visto de sambo… vc poderia me passar seu email? meu email eh: fernanda_rafael@yahoo.com.br

    ah… e claro, parabens pelo visto!!!! imagino a sua feli…

    bjinhos,

    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda! Muito Obrigada!
      Já te mandei um email!
      Estou esperando o seu contato!
      Beijos =D

      Excluir
    2. Rafaela, boa tarde.
      Primeiro gostaria de lhe parabenizar pelo bolg. Divertido e esclarecedor! Vou pra Suécia em abril mas apenas pra passar as férias com meu namorado que é Croata mas mora na Suécia, como eu tenho que trabalhar, não posso ficar os 3 meses mas assim q voltar, darei entrada no visto de sambo...to cheia de duvidas, até msm pq tenho um filho menor e preciso conseguir os visto pra mim e pra ele, como vc passou por situação parecida, to t enviando meu email iung.gih@hotmail.com, me envie o seu se puder...bjinho, Gisela.

      Excluir
    3. Oi Gisela! Tudo bem? Que bom que vc gostou do blog! Muito obrigada!
      Meu e mail é rafa210788@gmail.com.
      Estou disponível para ajuda la com o que eu puder!

      Beijos
      Até mais =)

      Excluir
  7. Nossa dá uma agoniaaa!
    Então, o Mathias, o meu sueco RS, ele está querendo passar na imigração antes, pois ele acha que tem como eu ir para lá de férias e ir na imigração depois para conseguir ficar por lá. Então estou agoniada com isso... Se isso der certo pretendo viajar em dezembro. Meu... minha história é igual novela mexicana hahaha rola desde 2009. Gostei deste post... Se é assim que chama kaka. .. Mas ando corri... Assim que eu tiver tempo leio mais. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. A minha história é uma novela mexicana que rola desde 2009 (problemas de saúde, faculdade para terminar, pais doentes de ambos os lados, fora várias outras coisas). Então... o meu Mathias verá na imigração se tem como eu ir de turista, (porque agora dá para nós arriscarmos) e depois do casamento me legalizo na imigração. Assim que ele voltar para nosso lar. .. ele passará na imigração. Estou muito ansiosa. E agora tem como preencher tudo para o visto pela Internet, caso seja necessário fazer o visto.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Adri! Fico feliz que você tenha gostado do blog! :)
      Muito sucesso para você!

      Bjs Rafaela

      Excluir
  10. olá Rafaela,eu ficaria muito feliz se vc pudesse me responder algumas dúvidas.por ex,se hj demora muito tempo pra conseguir o visto permanente depois de solicitado,se estar casado facilitaria,...meu noivo vive na suécia e pretendemos casar por procuração antes mesmo do nosso primeiro encontro na suécia daq alguns meses.Eu nunca sai do meu estado praticamente,estou aflita,haha..ando pesquisando muito sobre o assunto de como vivver lá,porém está ainda tudo muito vaga.é um grande desafio pelo que vejo.tenho algumas dividas ainda aq no brasil em bancos por ex,será q isso me prejudicará quando solicitada o visto de residencia?embroa estou estudando uma maneira de quitar.rs..por fim..como vc está hj vivendo ai?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.