Prova Nacional Sueco 1!


Olá, Pessoas lindas!

Hoje vim falar um pouco sobre os mistérios da prova nacional sueca que fazemos no final do curso Svenska 1 (sueco 1) que equivale ao 1 ano do ensino médio.
Para terminar esse curso você precisa passar na prova e essa prova consiste em 3 etapas:

A primeira etapa é a de apresentacão oral, em sueco chamada de "Delprov A: muntlig framställning"

Nessa etapa a professora nos entrega um papel  que informa qual será o tema da prova nacional. 
Esse ano o tema foi " Att göra gott" que em uma traducão livre seria: "Fazer bem" (o que te faz bem?). 
Dentro desse tema eu tenho que pensar em um assunto para fazer a minha apresentacão. Nesse mesmo papel, que é como se fosse uma cartilha, tem alguns exemplos do que você pode falar, mas claro você está livre para falar sobre o que você quiser, mas você não pode fugir do tema central que é " Att göra gott". 
Eu por exemplo escolhi falar sobre " Vad är livskvalitet?" (o que é qualidade de vida?) Expliquei em 5 minutos o que era qualidade de vida, comparei a minha qualidade de vida na Suécia e a que tinha no Brasil e dei alguns exemplos do que seria qualidade de vida para mim e talvez para algumas pessoas e terminei minha apresentacao deixando a pergunta na ar: o que seria  qualidade de vida para eles? Nessa etapa você pode usar PowerPoint como "hjälpmedel" , como um material para te ajudar a explicar. 

A segunda fase consiste na compreencão da leitura, em sueco essa prova se chama "Delprov B: läsförståelse".
Eu recebi no dia da prova duas cartilhas: Em uma tinha 5 grandes textos e no outro um caderno com perguntas sobre os textos. Existiam questões de marcar o X, questões para responder EXATAMENTE como estava no texto e outras que eram de interpretacão, você teria que realmente entender o texto para responde-las. Nessa prova as alternativas de marcar o X eram muitooooo parecidas, então isso pedia um bom entendimento do texto. Os textos não possuiam palavras fácies, muito pelo contrário, palavras que eu realmente nunca tinha visto e que não tinha como deduzir mais ou menos o significado, já que no sueco costuma-se juntar as palavras. Tivemos 3 horas para fazer a prova.

A terceira e última fase consiste na prova de escrita que em sueco se chama "Delprov C: skriftlig framställning"

Nesse dia eu recebi novamente a cartilha com os textos e outro caderno que continha a explicacao que eu poderia escolher um texto e escrever sobre ele de acordo com as regras da escolha de cada texto. Por exemplo, na minha prova tiveram dois textos que eu gostei muito, um falava sobre os efeitos positivos de escutar música e o outro sobre a influência do celular nas nossas vidas.
Se eu escolhesse o texto sobre a música, eu teria que fazer um texto reflexivo e seguir toda a estrutura que um texto reflexivo pede, mas se eu escolhesse o texto do celular, eu teria que escrever um texto argumentativo e assim por diante. Tivemos 3 horas para fazer a prova.

Rafa qual a prova mais fácil, na sua opinião?

Eu acho que isso vai depender muito de pessoa para pessoa, existem pessoas que têm mais facilidade em falar, outras em escrever e outras em entender, mas para mim o mais fácil foi sem dúvida a apresentacão, mesmo eu não gostando de ficar em frente ao público e odiar me apresentar em público, essa prova foi a mais fácil por que só durou 5 minutos. Foi muito rápido e o powerpoint chamou muito mais atencão que eu. O powerpoint me ajudou muito, por que tirou o foco de mim, então me senti mais tranquila, mas claro tremi muito, improvisei muito também, por que na hora do nervosismo a gente esquece tudo que ensaiou em casa, mas tive uma semana para me preparar, uma semana antes da prova recebemos o tema e temos que escolher sobre o que falar o mais rápido possível. Você pode falar de 3- 5 minutos, se você passar desse tempo sua nota irá diminuir. Minha professora levou uma câmera no dia da apresentacao para filmar todos e contar o tempo. Muitos alunos passaram do tempo, então a professora pausava a camera quando atingiam os 6-8 minutos, então lembrem-se que vocês precisam ensaiar bem o que vão falar. Esses alunos fizeram coisas muito mirabolantes com o powerpoint, então se perderam um pouco, meu slide foi super simples, até por que eu não ia ser avaliada pelo quanto sei usar o powerpoint e sim, se eu consigo explicar algum assunto em sueco, fazer uma apresentacao, mas fiquem tranquilos, pois essa foi a MINHA experiência, as coisas podem ser diferentes em outras escolas e com outros professores. Cada escola tem suas reglas e seus modos de trabalhar, nunca é igual para todo mundo, digo isso porque perguntei para algumas pessoas que fizeram a prova no ano passado e as dicas que me deram não me serviram de quase nada, tudo foi diferente da experiência deles. Somente a questão das três etapas foi igual.

Rafa qual a prova mais difícil na sua opinião?

Sem dúvida alguma: Läsförståelse!!!!!! A prova de leitura.
Vocês podem até pensar, 3 horas é muito tempo, mas eu digo NÃO, não é! É pouquíssimo tempo. Se eu recebesse mais uma hora, acho que eu teria feito uma prova melhor, mesmo não sabendo ainda o resultado da minha prova.
Os textos são grandes e complexos e você precisa se concentrar muito no que a questão pede, se não você perde a questão. :(
E para esse tipo de prova não tem como estudar antes, até porque se trata de compreenssão, nós não sabemos quais serão os textos ou as palavras difícies. Não podemos usar dicionário ou celular.
Eu muitas vezes queria entender de verdade o texto, mas quando olhava para o relógio não dava mais para me concentrar só nele, então eu pulava para os outros, me sentia extressada, pressionada de certa forma e acho que isso não me ajudou muito, mas respondi todas as questões, alguns alunos deixaram quase metade da prova sem responder, pois não conseguiram planejar bem o tempo que liam cada texto e respondiam as questões.

A prova de escrita eu achei mais simples, até porque eu já sabia quais eram os textos, então treinei bastante em casa textos argumentativos e reflexivos e apesar de não saber o resultado, acho que não me sai mal. Eu espero que não pelo menos rs
Eu estudei bastante as estruturas dos textos vistos em sala de aula, relembrei como se fazia uma citacão, referência no texto, então para mim se tornou mais fácil, quando vi a prova já sabia o que fazer, não me senti perdida e terminei a prova em 2 horas. Não sei o quanto de palavras eu escrevi, mas tinhamos que escrever entre 300 - 700 palavras. Quem quisesse usar o computador podia, mas sem internet, mas eu preferi fazer a mão mesmo. Nessa prova foi liberado o uso do dicionário. (exceto dicionário do celular).

Eu ainda não sei o resultado da prova, mas estou esperancosa! Achei importante fazer esse post, pois não achei nada parecido entre os blogs brasilieros que falam sobre a Suécia, talvez ajude alguém no futuro. 

Agora tenho que trabalhar no meu "Vetenskaplig Rapport" que nada mais é do que um mini trabalho científico, muito parecido com os trabalhos que fazemos na faculdade no Brasil, sendo que esse aqui é curtinho e não precisa ser apresentado. Precisamos apenas escrever sobre algum assunto entre 8 a 12 páginas e usar toda a estrutura necessária, vocês lembram, né? Resumo, Sumário, Indroducão, Referencial Teórico, Materiais e Métodos, Resultados e Discussões e por último Referências, quem lembra? Bons tempos hein? rs  Bem, agora é só comecar a fazer em sueco :)
O bom é que escolhi um assunto que gosto, então não está sendo difícil de fazer, está sendo prazeroso, vou escrever sobre a minha prática de 6 meses depois que fiz o SFI, vocês lembram? Vou escrever sobre a minha experiência! 

Depois que entregar esse trabalho, a professora irá avaliar as minhas notas das provas, do meu trabalho científico e das atividades e apresentacoes feitas em sala de aula.
Torcam por mim! Rumo ao o Sueco 3!

Em outro post vou explicar como que aconteceu a "prova" do sueco 2!


Beijos, Pessoas lindas!
Até breve!










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.