Sueco 2! Svenska 2!

Oi, Pessoas lindas!



Como prometido vim falar um pouco sobre como foi minha prova de Sueco 2!

Não existe prova para concluir o curso de sueco 2!!!!!!! ÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ

Para concluir o curso, a professora analisa todas as atividades e apresentações feitas em sala de aula e dá uma nota.
Minhas duas últimas aulas, foram duas apresentações sobre autores suecos e sobre o desenvolvimento do sueco com o passar dos tempos. Foram temas bem interessantes.
Eu falei sobre Evert Taube e na segunda apresentacao expliquei sobre "Fornsvenska 1225 - 1526".

O curso sueco 2, por incrível que possa parecer, não foi um curso difícil pra mim. Digo isso comparado lógico, ao sueco 1, pois no sueco 2 não tivemos a pressão da prova nacional sueca, da entrega do trabalho cientifico e da leitura obrigatória de um livro ( que para mim foi o livro Italienska Skor, do autor Henning Mankell). Se vocês quiserem posso fazer um resumo do livro e postar aqui no blog.

Nesse curso nòs tivemos muitas discussões sobre diversos assuntos interessantes, liamos muitas crônicas e artigos de debate e eu achava isso muito legal. Assistíamos filmes antigos (clássicos suecos) e depois fazíamos um resumo do que aconteceu no filme, analisávamos o quanto nós entendiamos o sueco falado antigamente, algumas expressões que não se usa mais...
Analisávamos e debatíamos sobre novelas, poesias, poemas, a professora aos poucos introduzia um pouco de literatura sueca nas aulas, discutíamos sobre a sociedade, o comportamento de antigamente e o atual (muitos textos reflexivos). Tivemos muitas aulas sobre como se desenvolveu a língua sueca com o passar do tempo, a influência de outras línguas na língua sueca, como por exemplo o alemão, o inglês e o latin. Fizemos algumas apresentacões sobre esses assuntos citados acima e aprendemos um pouco sobre retórica também.
Eu fiz um "tacktal" (discurso de agradecimento) para minha mãe e apresentei na sala de aula. Vou escreve-lo aqui no dia 29 de maio (dias da mãe na Suécia) como homenagem para minha mãe e para todas as mães do mundo.

E por fim tivemos o prazer de conhecer vários autores suecos e suas obras.
Dependendo de quem está lendo esse post pode estar achando super chato tudo isso que citei, mas eu adoro ler e de tanto estudar, estou comecando a gostar de ler artigos em suecos e até livros, pois são escritos de uma forma bem diferente do que eu estou acostumada a ler, então está sendo bem legal. Além de ser uma ótima forma de aprender mais, é também uma forma de refletir e pensar diferente sobre diversos assuntos que eu ainda não tinha pensando.
Uma dica muito legal que eu posso dar a vocês é: Baixem no celular de vocês o aplicativo chamado  Storytel. É MARAVILHOSO! storytel.se Lá você vai encontrar vários livros de audio. ( audiobook).

Eu consegui ótimas notas, tanto no sueco 1 e no sueco 2 e estou muito feliz por isso, mas claro nada veio de graca, tive que dispensar várias fikas, festinhas, seriados, youtubers e finais de semanas, para me dedicar aos estudos. Que bom que todo o esforco valeu a pena.

Estou pronta! Que venha o Sueco 3! :)

Beijos, Pessoas!
Até Mais!

Hej då :)



Comentários

  1. Rafaela...Você já conseguiu seu visto sambo? Me passa seu email , tenho algumas dúvidas sobre o assunto. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tudo bem?
      Eu já tenho visto permanente. Moro aqui a 2 anos e meio!
      Tenho alguns posts anteriores nesse blog falando sobre a minha experiência a dois anos e meio atras com o visto de sambo. Com toda certeza as regras já foram mudadas e nada mais acontece como na minha época. Esperei pelo meu visto de sambo por 10 longos meses e tive sorte, pois eu tinha até 1 ano para esperar por ele. Antes de qualquer coisa gostaria que você desse uma olhada nos links abaixo, eles falam sobre a minha experiência em particular e fala também da minha frustacão em esperar tanto tempo. Espero que te ajude!
      Meu e mail: RAFAELA210788@gmail.com
      Se você tem dúvidas sobre o tempo de espera ou andamento do processo, a melhor coisa a se fazer é entrar em contato com os consulados e embaixadas ai no Brasil.

      Aqui estão os links:
      http://sueciaqueridos.blogspot.se/2013/07/como-solicitar-o-visto-de-sambo.html

      http://sueciaqueridos.blogspot.se/2014/02/mais-duvidas-sobre-o-visto-de-sambo.html

      http://sueciaqueridos.blogspot.se/2013/03/processo-para-visto-de-sambo.html

      http://sueciaqueridos.blogspot.se/2013/06/ola-minhas-amigasos-que-esperam-o-visto.html

      http://sueciaqueridos.blogspot.se/2013/12/duvidas-visto-de-sambo.html

      http://sueciaqueridos.blogspot.se/2013/03/entrevista-para-o-visto-de-sambo.html

      Abracos
      Rafaela

      Excluir
    2. Eu te aconselho também a entrar nos grupos chamados " Brasileiros na Suécia" existentes no Facebook.
      Tem gente lá com bastante experiência, que vive aqui a muito mais tempo do que eu e que pode te dar bons conselhos.
      Fica a Dica :)

      Aqui estão os contatos dos consulados e da embaixada:
      http://www.swedenabroad.com/pt-PT/Embassies/Brasilia/Contacto/Embaixada--Consulados/

      Espero ter te ajudado um pouco, mas tenho certeza que os links vão te ajudar e muito! Boa sorte! :)
      Todos os que me mandam dúvidas sobre esse assunto são sempre a respeito das mesmas coisas e geralmente eu nem lembro mais a documentacão que enviei, do que precisei, pois já faz algum tempo e eu não tenho memória boa rs então esses posts antigos me ajudam a lembrar! :)

      Lembrando que o processo não é igual para todos! Cada caso é um caso!
      :)

      Pode até parecer que não quero ajudar, mas não é isso, é por que realmente o processo muda o tempo todo. São muitas pessoas que solicitam e existe também a fila dos refugiados de guerra que sempre estão no topo da lista. (não sei se ainda é assim...)

      Abracos
      Rafaela

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.