Adaptacão na Suécia!

Olá, Pessoas lindas! Tudo certinho?
Hoje vim escrever sobre algumas observacões minhas sobre os e mails que recebo quase que diariamente. Eu adoro receber esses e mails com perguntas que posso responder! Sempre fico triste quando não consigo ajudar alguém!
Eu espero que não me levem a mal e consigam entender o que vou tentar explicar da melhor forma possível!  São "conselhos" na verdade, espero que possam absorve los!



As vezes fico me perguntando o por que das pessoas só terem curiosidade de saber como se aplica o visto de permanência na Suécia, pois todo esse tempo, nunca houve alguém que me perguntou sobre trabalho, dificuldades de se aprender sueco, sobre adaptacão na Suécia...

Como já falei, eu não tenho problema nenhum em ajudar ninguém com dúvidas, pra mim é um grande prazer, de verdade, talvez eu nem soubesse dar essas informacões sobre educacão, saúde, moradia, mercado de trabalho, custo de vida, por não saber, mas com certeza iria indicar Blogs de brasileiras que já vivem algum tempo aqui, para explicar melhor, pois ainda sou muito inexperiente...
No lado esquerdo do meu blog tem um lista de blogs que sigo e a maioria deles, se não todos, são de pessoas que estão há alguns anos na Suécia!

Isso me deixa um pouco confusa, pois essas foram as minhas primeiras dúvidas ao visitar a Suécia.
Eu enchia muito o saco da Rúbia Rabmag! Tadinha dela! rsrs para me explicar como era o sistema aqui! Sou precipitada demais né? Claro que ninguém é obrigado a ser igual a mim, mas acho que é importante pensar, se informar um pouco antes de tomar certas decisões, acho importante ser curiosa! Ler bastante os blogs de pessoas que já moram há um bom tempo na Suécia, para se preparar psicologicamente para as dificuldades que vão surgir, pois acreditem elas vão surgir!

Quando vim visitar a Suécia, vim justamente para isso, sondar o terreno, ver como as coisas funcionavam, para ver se iria ser bom pra mim viver aqui,  voltei pro Brasil com "alguma" nocão, mas visitar um país e morar nele é muito diferente. Visitar é mais diversão, morar é outro assunto!

O primeiro de tudo é morar com quem você ama! Que sonho não? Nem sempre...
Principalmente se você nunca morou com alguém... (com algum namorado). Meu caso...
Relacionamentos são sempre difícies por mais perfeitos que sejam! Haverá muitas dificuldades de entendimento, por mais que você conheca seu parceiro. Você tem que estar preparada para isso!
A cultura aqui é outra! O jeito de viver é diferente!

Se você falar inglês vai ser muito bom, pois você vai poder interagir com as pessoas, suecos adoram falar inglês. Caso você só fale português, como eu, no comeco vai ser bem legal ouvir os suecos falarem sem parar mesmo sem você entender nada, você vai acostumar os ouvidos com a língua sueca, vai ouvir tanto certas palavras que vai decorar e vai querer traduzir depois, mas depois de um certo tempo, isso perde a graca e você só sente a incapacidade de não falar sueco, mesmo sabendo que isso é passageiro. Prepare se psicologicamente para isso e não deixe isso te abater.




Você não vai sentir só incapacidade/inseguraca com relacão a língua, mas também por não trabalhar (isso se você sempre trabalhou né?) Eu comecei a trabalhar muito nova, então sinto muitaaaa falta de trabalhar! Nunca pensei que ia falar isso rsrs , mas é a grande verdade! Trabalhar faz você se sentir útil, sem contar na independência financeira.
As coisas caminham muito lentamente ao meu ver aqui na Suécia, é preciso ter paciência!
Primeiro se aprende o idioma, depois se pensa na profissão que vai seguir e para que isso aconteca, demora um certo tempo, mesmo você traduzindo todo seu histórico escolar e diplomas, que nem sempre são válidos aqui... uns 2 anos mais ou menos? ou até mais! Depende muito do que você quer fazer aqui, depende muito do seu esforco em dominar a língua sueca e mesmo assim, isso não te dá garantia de trabalho imediato. Eu mesmo sou graduada em Turismo no Brasil, mas ainda não sei se o meu diploma será válido ou reconhecido aqui =/ 
Recentemente fui ao arbetsförmedlingen, mas me informaram que eu não podia me escrever por não saber sueco, pois a ficha de inscricão sou eu que tenho que preencher sozinha, então nada de traducão de diploma. Tenho que esperar...Mesmo assim, não quero trabalhar com turismo na Suécia, pretendo escolher outra profissão!

O frio e a escuridão do inverno são problemas sim! Principalmente se você não tem nada para fazer! Como já falei o inverno é lindo, mas é bastante cansativo, pois temos pouquissímas horas de luz.
Parece que sempre é noite, por isso dá uma vontade de dormir sem fim hahaha =D
Tenho que sempre procurar coragem para fazer alguma coisa! O frio é adaptável, não é o fim do mundo, mas é preciso se acostumar com ele. Como sou muito "friorenta" ainda estamos nos adaptando um ao outro hahaha =)
Acredito que as outras estacões compensem! =D

Se você morar em uma cidade grande, Beleza! Você vai poder conhecer muitos lugares legais, sair bastante, conhecer muitas pessoas...mas se você for morar em uma cidade pequena, as opcões de diversão se limitam. Esteja preparada para isso! Se tiver dinheiro para estar sempre se deslocando para lugares diferentes melhor ainda!

Se você for muito família, como eu, você vai se sentir muito sozinha mesmo com seu parceiro do lado, você vai se sentir muitas vezes tristes, e vai se pergunta " o que é que eu vim fazer aqui ".
Nessas horas lembre se que a vida é feita de escolhas, em toda decisão haverá perdas e ganhos.
Pense nos pequenos detalhes que te motivou a morar na Suécia, o quanto você lutou para chegar até aqui! Tudo que você deixou para trás... Isso ajuda a respirar bem fundo e pensar melhor!
Saia na rua e tire fotos para seus familiares e fale o quanto gostaria que eles pudesssem estar junto e não esqueca de manter contato todos os dias com eles, mesmo que só através de mensagens, isso ajuda a confortar, saber que sua familía está bem! Faca com que eles participem da sua vida mesmo longe! =D Espalhe fotos deles pela casa, isso ajuda a mante los presentes! =)
O comeco de tudo é sempre difícil.

Lembre se sempre que os amigos do seu parceiro consequentemente serão seus amigos, mas não são conquistas suas! Você fará suas próprias amizades com o tempo. É preciso prestar atencão no comportamento de pessoas que você não conhece, não é por que todo mundo fala que os suecos são bonzinhos que devemos confiar em todo mundo. Muita cautela. Solo desconhecido.
Você terá que aprender a se adaptar a uma vida sem seus próprios amigos, é duro, mas também é passageiro.

Bem, acho que já falei demais né? =P
Eu espero não ter ofendido ninguém...tudo que eu falei foi sobre mim, minhas experiências!
O meu objetivo era dispertar a curiosidade das pessoas que pretendem morar na Suécia a investigar mais a vida por aqui, as dificuldades, para enfrenta las com mais facilidade, pois está sendo difícil pra mim passar por tudo isso, mas eu já sabia que seria assim e isso me conforta de certa forma! Eu vim pra cá sabendo de tudo que podia acontecer e isso é bom, na minha opinião!
Não gosto de viver as cegas, não gosto de viver de ilusão!
É muito importante conhecer o país que você pretende morar antes de aplicar o visto!
Tudo no ínicio é novo e lindo, mas é necessário se preparar para as dificuldades que podem surgir!
#MinhaDica =)


Até mais, Pessoas!









Comentários

  1. Belo post! Adaptação e o domínio da língua são minhas grandes preocupações .No meu caso essas preocupações são em dobro (você sabe, né?) eheheh. Estou me preparando psicologicamente para os desafios. Beijos!!! ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estar preparada psicologicamente para as dificuldades que você pode ter, é o melhor a fazer!
      Pensar em maneiras de como vai passar por elas...

      Beijos linda =)

      Excluir
  2. Rafa, muito legal o seu post, muito explicadinho mesmo. Você falou certo, muita gente só procura como ir embora, mas nem pensam nas dificuldades que vão encontrar. Como aprender a língua? Como arrumar trabalho? É complicado...

    Eu não achei a lista de blogs à esquerda no blog. Na esquerda só aparece os seus posts, nem aparece por mês, só a lista com o nome dos posts. Eu gostaria muito de ler outros blogs sobre vida na Suécia. Tem como você modificar o layout? Se você quiser eu tiro print screen do seu blog e te mando por e-mail pra você ver do que eu estou falando. Ah, se quiser me passa seu e-mail, pois aqui no seu blog é difícil procurar.

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcela! Tudo bem? Quanto tempo! =D
      Me desculpe, aqui estão a lista de blogs:

      http://habitatpalavra.blogspot.se/
      http://cariocadaclarasuecando.blogspot.se/
      http://diariodeumateimosa.com/
      http://morandonasuecia.blogspot.se/
      http://sonhosescandinavos.com/
      http://freitasmh.com/

      Manda um print pra mim sim, por favor: rafa210788@gmail.com

      Beijos e Muito Obrigada!

      Excluir
  3. Olá Rafaela!
    Tudo bem?
    Sou nova por aqui e na Suécia, e agradeço seus posts, em especial este!
    Paciência e preparação mental!
    Vamos que vamos!
    Super beijo e muito sucesso para vc! ;)
    Chris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chris! Tudo bem? Fico muito feliz de você ter gostado do meu blog!
      Obrigada pelos elogios e felicitacoes!
      Beijos e até mais!

      Rafaela

      Excluir
  4. Oi, gostei muito do seu blog ! Eu pretendo ir pra Suécia e no consulado me disseram que se eu quiser arrumar emprego lá, tenho que aprender o sueco. Estou tentando aprender através de sites , mas a língua é muito diferente da nossa, então tem que ter mesmo dose extra de persistência pra pegar alguma coisa ( imagina então uma pessoa indiciplinada como eu rsrs). Eu gosto muito desse país e tudo vale a pena por um sonho ... Estou te add na minha lista. Meu blog ( moda) : www.estilosasefashionistas.blogspot.com.br .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Neide!
      Fico feliz que tenha gostado do Blog!
      Pra mim também não está sendo fácil aprender sueco, mas persistência é tudo!

      Até Mais =D

      Excluir
  5. Oi Rafa,o post é antigo mais eu estava lendo e me identifiquei muito,me sinto assim as vezes... até as piadas dos suecos as vezes me deixa com grilos na cabeça e nem sei se o meu curso de graduação serve na suécia!tenhoque trabalharrr :( Mais as suas vitórias considero como minhas, faz eu pensar q posso me adaptar! obrigada,fica com Deus bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chely! Tudo bem?
      Fico feliz por você ter se identificado com o conteudo do post.
      Eu sei que tudo no comeco é dificil aqui na Suécia, a gente se sente um peixe fora dagua, mas se vc pensar positivo e continuar lutando a vida vai melhorando, mas nada é de uma vez, é aos poucos!

      Te desejo sorte!

      Rafaela

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.