Primeiro dia de aula no SFI!!!!!

Olá, Pessoas lindas! Tudo bem?
Hoje vim contar um pouco do meu primeiro dia de aula no SFI.



Na verdade recebi uma carta da escola em fevereiro dizendo que minhas aulas comecariam dia 27 de fevereiro, mas esse dia não foi a minha primeira aula! Eu fui até a escola com meu sambo e peguei os livros  (livro de leitura, livro de exercícios e cd), os horários das aulas (08:30 as 14:30), os intervalos e os dias da semana que terei aula, que são três dias na semana! Não optei pelo SFI intensivo, que é aquele que as aulas são todos os dias e você acaba o SFI em 6 meses, por que aqui na cidade que moro não existe. Os livros são esses abaixo. Não achei um livro de fácil compreensao, mas como agora estou na escola e tenho uma professora para me explicar, se tornará mais fácil.
Assim eu espero! =D


Dia 27 caiu numa quinta feira, então iniciei dia as aulas dia 03/03/2013!
Entrei em uma turma que já iniciou as aulas desde janeiro, então a turma está mais adiantada...
A turma é formada por 20 pessoas mais ou menos, não sei ao certo, por que alguns alunos faltam muito.

Eu entrei nessa turma junto com uma russa, somos as novatas da sala! (eu só sei que ela é russa por que perguntei).
Em nenhum momento fomos apresentadas a classe pela professora, então não sei a nacionalidade de ninguém, muito menos o nome do pessoal. Também não nos apresentamos, pois a professora não pediu e também ela não avisou que tinha alunas novas na classe, até por que era meio óbvio né? rsrs

A sala de aula é grande, bem iluminada, tem mesas geralmente com 4 cadeiras ou mais, a professora é atenciosa, jovem, tatuada, cabelo vermelho surfista e tem alargadores, para vocês verem que aqui não importa a sua aparência, importa se você é bom profissional ou não.

Meu primeiro dia de aula foi um pouco estranho inicialmente, pois eu pensei que comecaria a estudar tudo o que já tinha lido em casa: saudacões em sueco, conversacão básica, cores, roupas, numerais, móveis, comida, bebibas, meses do ano, estacões do ano, dias da semana, animais, partes do corpo humano, família, objetos em geral...coisas básicas! Não! Minha primeira aula foi somente sobre verbos, em frases!

Ainda bem que eu sabia alguns verbos e não me senti tão desorientada, mesmo não sabendo os significados de todas os preposicões! Também não fiquei tão surpresa, por que estou numa classe que iniciou em janeiro...

Eu pensei que não ia entender nada, mas entendi alguns verbos e aprendi outros. Estudar em casa então não foi em vão, na verdade foi uma boa idéia! No meu segundo dia de aula já teve ditado e leitura, cada um lê um trecho do texto e hoje já teve um pequeno teste. Já tenho licão de casa para segunda feira, ou seja, minha vida de estudante definitivamente comecou! =D
Eu estou achando muito bom ir para escola, manter a mente ocupada e descobrir mais e mais palavras a cada dia!

Os alunos na minha classe estão sempre em seus grupos, formados por pessoas dos seus países, o que não é nem um pouco estranho. Ninguém fala com ninguém, a não ser com as pessoas do seu país! Até entendo, por que ninguém fala sueco ainda.

Quantas grávidas no SFI! Muitas! =O
Será que é a água de Dalarna? hahaha =P

Como não tem nenhum brasileiro ou latino na minha sala, eu fico lá na minha sozinha.
Pra viver na Suécia inicialmente eu acho que você tem que aprender a ser um pouco sozinha, em vários sentidos, não só na língua, mas lógico que se você falar inglês você vai ter mais chance de se comunicar com as pessoas, mas cuidado para que as pessoas não queiram treinar seu sueco por você saber inglês, assim vai demorar mais tempo para você aprender sueco.

Na minha sala a professora usa muitas palavras em inglês, para tentar ser entendida, eu entendo algumas palavras, outras não! Quando não funciona, ela faz mímica ou desenhos no quadro. Usamos muito também o dicionário, pois o nosso vocabulário ainda não é vasto logicamente. Eu tenho meu dicionário Português/Sueco, pois a escola não dispõe desse dicionário, somente os dicionários em inglês, somalio, arabe, espanhol e tailandês. ( deve ter outros disponíveis, mas eu só vi esses até agora).

Minha primeira impressão da escola essa semana foi legal.
Espero aprender bastante lá! Agora só me resta dedicacão!
Comer o livro! rsrsrs =D
Com certeza vocês ainda vão ler muitos posts relacionados ao SFI aqui!

Para quem não sabe o que é SFI: é uma escola para imigrantes estudarem/aprenderem sueco.
SFI= SVENSKA FÖR INVANDRARE
 

Até mais, Pessoas!


Comentários

  1. Olha só que ótima novidade!!! Começou os estudos. Agora é estudar, estudar, estudar..etc. ehehehe.
    Fico imaginando eu 'boiando' na sala de aula por não saber nada em sueco..kkkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estudar, estudar e estudar mesmo!!!!!!! =D
      Ficar "boiando" é normal, eu também fico "boiando" as vezes, as vezes eu entendo algo, ou penso que entendi hahaha =P
      Um dia eu aprendo essa língua, =D mais cedo ou mais tarde!

      Beijos Linda.

      Excluir
    2. Oi Rafaela,
      Que bom ter começado as suas tão esperadas aulas.
      O seu dicionário de português/sueco é de qual editora ?

      Excluir
    3. Comecou sim, Silvana!
      Estava ansiosa, você sabe!rs
      Agora é só estudar, estudar e praticar!
      Tenho dois dicionários da editora é BERLITZ!

      Beijos linda =)

      Excluir
    4. Oi Rafaela,

      Berlitz que eu conheça é uma escola de línguas. Vc pode me indicar o site da editora? É possível comprá-lo através da net?
      Obg! Bjs.

      Excluir
    5. Oi Silvana!
      Eu não sei dizer se vende pela internet, provavelmente sim.
      Os que tenho ganhei da minha sogra, são da Editira Berlitz!
      Mandei para você fotos deles por e mail!

      Beijos

      Excluir
  2. Antes de qualquer coisa: CUIDADO COM A ÁGUA HEIM hehehehehe
    Rafaaa!! estude bastante, no comecinho é tudo muito doido, mas depois voce pega o jeito.
    Que bom que está empolgada com o comecinho das aulas :) Bem vinda ao clube hehehe
    Puss puss .*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo muito doidinho mesmo! hahaha, mas o dicionário ajuda muito!
      Muito obrigada por todo apoio de sempre!

      Beijos

      =D

      Excluir
    2. Não tomo mais a água de Ludvika! hahaha =P

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.