Uppehållstillstånd, Personnummer e Id Kort!

Olá, Pessoas lindas!
Tudo certinho?



Hoje vim falar um pouco sobre Uppehållstillstånd, Personnummer e Id Kort! 
Documentacões aqui da Suécia!

Acho que já falei algo sobre isso aqui no blog, usei a experiência de outra pessoa, que foi a Victória Freita do Blog "Morando na Suécia"
Mas a minha experiência foi um pouco diferente da dela!

Falei um pouco da minha experiência aqui esse post:

Quando cheguei a Suécia com meu visto aprovado, pedi para o meu sambo entrar em contato com a Imigracão e agendar o dia e a hora para a coleta de impressões digitais, foto e assinatura. 
( Migrationsverket mais próximo de sua residência).
Para o Migrationsverket eu só levei o visto e meu passaporte.
Ocorreu tudo bem, tudo tranquilo, não é nenhum bicho de 7 cabecas! Fui atendida no horário marcado sem problema nenhum.
Depois de uma semana chegou um cartão pra mim com minha foto e assinatura.
Nele está escrito a palavra " Uppehållstillstånd " que siginifica mais ou menos "permissão de tempo". 

Na verdade esse cartão só serve pra solicitar o Personnummer que demora cerca de 30 dias para chegar em casa. O meu chegou com 2 semanas, somente um papel com uma numeracão com seu ano de nascimento, mês e dia e mais 4 dígitos. Solicitei no skatteverket junto com o visto, passaporte e esse cartão da imigracão, Uppehållstillstånd. No local seu sambo preenche um formulário e fim.

Para solicitar o Id Kort você tem que ir ao Skatteverket novamente, pedir um papel onde você vai preencher a numeracão do seu Personnummer e vai pagar as 400 kr em algum banco ou loteria e também vai solicitar o seu personbevis que sai na hora.
Tive que me dirigir até o Skatteverket de Borlänge para tirar foto e mostrar o papel pago, meu Uppehållstillstånd, Personbevis e meu passaporte. Fim. Agora é só esperar cerca de uma ou duas semanas para receber uma carta do Skatteverket de Borlänge avisando que o documento está pronto e ir buscar o Id Kort. Esse processo todo é só por que se trata da primeira via, se eu um dia precisar de uma segunda via em bancos, correios eu posso solicitar outro sem tanta burocracia.

Pronto, depois de ter essas três documentacões, você definitivamente é gente na Suécia! hahaha =P

Eu não sei se acontece dessa forma em outras cidades, essa foi a minha experiência.
Acredito que dependo do local que voce more, voce solicite seu Id Kort sem precisar se deslocar para outro Skatteverket!

Lembre se que somente com o Personnummer você pode se inscrever no SFI, academia, hospital...
Tentei me inscrever no Arbetsförmedlingen, mas informaram que só posso me inscrever quando estiver em um nível médio de sueco e é lá que traduzem seu histórico escolar ou diplomas. 

Bem, é isso que sei até agora!
Se alguém souber de mais alguma coisa e puder compartilhar, será muito útil!
Agradeco desde já!

Até mais, Pessoas!





Comentários

  1. Olá Rafaela. Leio seu blog e gostaria de compartilhar umas informações.
    Moro na Suécia há 6 meses e acredito que informações variam de acordo com cidade.
    No meu caso não tirei ID-Kort, pois acredito que ainda não preciso, pois somente o personnummer já estou registrado na Suécia e nenhum outro departamento me exigiu ainda. Então acredito que esse passo de tirar o ID kort não é tão urgente.
    Quanto ao Arbetsformedligen, fui registrado, independente do meu nível do sueco, me comunico em inglês com eles. Se você não pode se comunicar em inglês, eles devem aceitar um intérprete e te registrar. Apesar que mesmo registrada ou não, vai depender mesmo de você procurar trabalho. As vagas no website deles estão disponíveis para todos.
    Sou formado no Brasil, e já mandei meus documentos para avaliação. Isso não tem nenhuma vínculo com o Arbetsformendligen. Não entendi esse ponto que você falou que eles vão traduzir pra você. No meu caso eu tive que traduzir por conta própria, pagar. O que o Arbetsformedligen faz é somente carimbar as cópias como válidas, como se fosse uma validação.
    Eu estou no final do SFI, no próximo semestre espero começar o Komvux. Caso queria compartilhar informações, estamos por aqui.
    Abraços, Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ricardo! Tudo bem?
      Muito obrigada por essas informacões!
      Também sou nova na Suécia e ainda não sei como as coisas funcionam aqui! Seus esclarecimentos são importantes não só para mim, mas para quem lê o blog! Muito obrigada novamente!

      Com relacão ao Id Kort, como se trata de uma identificacão, meu sambo quis que eu tirasse logo, pois não quer esperar ter que precisar do tal documento para solicita lo.

      Com relacão ao Arbetsformedligen, a responsável no local informou que eu precisaria me escrever sozinha, sem a ajuda do meu sambo, precisaria ter o sueco em um nível médio, mas que bom saber que registrada ou não as vagas deles estão disponíveis para todos.

      Com relacão a validacão de diploma/histórico escolar, eu não entendi...
      A informacão que recebi era que eles traduziam diplomas ou históricos, eu não sabia que tinha que traduzir por fora, é muito bom saber disso!
      Eu traduzo meu diploma e envio para o Arbetsformedligen para eles fazerem a avaliacão e carimbar? é isso? ou existe algum outro órgão responsável pela análise/avaliacão?

      Agradeco desde já a sua atencão!

      Até mais.

      Excluir
  2. Olá Rafaela,
    Tudo bem sim. Obrigado pela atenção, somente quis compartilhar também o que passei também como novo na Suécia.
    Quanto ao ID kort você está certa também, somente eu que não quis desembolsar 400 Kr agora :-) Por enquanto vou resolvendo as coisas somente com o personnummer.
    Quanto ao Arbetsformedligen, quando puder você registra, mas não há tanto problema não estar registrada pelo que sei, só se você fosse requerer algum benefício social no futuro talvez. Como falei as vagas lá estão disponível para todos, então o negócio mesmo é aprender o sueco logo para se inscrever. Também estou no mesmo barco :-)
    Quanto ao diploma/histórico escolar. No meu caso eu tive que traduzir a parte para o sueco, pois não sabia que o Arbetsformedligen traduzia. Mas se na sua região traduz é bom.
    Na verdade não é o Arbetsformedligen que vai avaliar os eu diploma e sim outro órgão que se chama ENIC-NARIC. O Arbetsformedligen somente vai carimbar as cópias dos seus documentos, autenticando que eles são válidos como os originais. Mas essa validação também pode ser feita pelo studie-vagledare da sua escola também.
    Assim que você tiver tudo, precisa mandar os documentos para o ENIC-NARIC.
    Eu te mando o link abaixo que explica o processo todo, quais documentos precisam, pra onde precisa envia-los.

    http://www.uhr.se/sv/Information-in-English/Qualifications-recognition/Akademisik-start/Work-in-Sweden/

    Boa sorte. Bom ter o blog para poder compartilhar. Como você mesmo falou, tudo vai da experiência de cada um. Mesmo aqui sendo um país organizado, infelizmente as informações ainda podem variar de cidade. Até mais, Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas informacões, Ricardo!
      Você me ajudou muito!!!!!! =)

      Até Mais =D
      Rafaela

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.