Amizades com Brasileiros(as) na Suécia.

Olá, Pessoal lindas! 
Assunto delicado hoje, hein? Mais importante. 
Um pouco polêmico? Talvez. 
Vai depender do quanto a sua mente está aberta para pensar. 

Vim aqui falar um pouco sobre esse assunto, pois pra mim é no mínimo muito curioso e eu gostaria de ter tido o conhecimento sobre ele antes de chegar aqui. 

Vim falar sobre fazer amizades com brasileiros(as) aqui na Suécia, mas acho que serve também para todo o exterior.

Lembrando que tudo o que eu vou escrever agora é só uma opinião minha, baseada na minha experiência e nada mais que isso. Meu objetivo não é diminuir ninguém, muito menos ofender. Eu quis fazer esse post como um alerta. Nada mais.

Quando eu cheguei aqui na Suécia, como turista em outubro de 2012, eu não cheguei a conhecer brasileiros, meu foco estava no mais importante, estar mais com o meu namorado, hoje marido, e com os familiares e amigos dele, ver como era a vida dele aqui, mas eu já tinha o conhecimento que a comunidade brasileira na cidade era/é grande.

Isso me trouxe muita alegria, saber que tinha tantos brasileiros na cidade que eu pretendia morar, fez com que eu não me sentisse tão sozinha.
Meus pensamentos foram exatamente esses, não me sentir sozinha, vou poder trocar informacões, fazer novas amizades.
Somente pensamentos positivos.

Bem, não foi bem assim...
Eu fui bastante ingênua, mas calma que tudo tem uma explicacão.
Meu visto demorou muito pra sair e quando ele saiu, meu coração se encheu de felicidade e alegria e eu só pensava coisas positivas para minha nova vida na Suécia. 
Insegura? Eu estava e muito, mas ao mesmo tempo com muita esperança. Pedindo a Deus pra tudo dar certo, pois era uma mudança muito radical de vida. 

Quando cheguei aqui, conheci algumas brasileiras no SFI, só faziam 4 meses que eu estava morando na Suécia, pois esse foi o tempo que demorou para eu receber a autorização para iniciar no curso de Sueco. 
Conheci uma brasileira, que me levou até outra brasileira, que daqui a pouco conheci praticamente toda a comunidade brasileira daqui. 

Todos os tipos de brasileiros(as), de norte ao sul do Brasil. 
Pessoas com nível superior, pessoas sem instrução nenhuma.
Brasileiros com boas condições financeiras no Brasil e brasileiros sem condições financeira alguma, como eu.
Conheci brasileiras que vieram junto com o marido brasileiro transferido de alguma empresa do Brasil e brasileiras casadas com suecos.
Brasileiras super engajadas em aprender a língua, trabalhar e fazer parte da sociedade sueca e outras nem tanto. 

Em primeiro momento fui muito bem recebida e aos poucos fui conhecendo um pouco da história de cada pessoa, como também fui contando sobre a minha vida.

Mais com o passar do tempo, fui percebendo muita negatividade nesse grupo, muitas críticas com relação a Suécia. Nada funcionava direito aqui,mas eu não falava nada, porque eu era muito nova no pedaço. 
Qualquer coisa era motivo de reclamação,pequenas e bobas coisas.
As vezes ficava me perguntando o que elas estavam fazendo aqui, se estavam tão insatisfeitas, mas vai que as reclamações delas tivessem sentido? Então naquele momento, eu preferi só ouvir. 

Toda aquela negatividade sobre o país, me deixava bem triste e uma das coisas que eu menos precisava no momento era ficar triste, pois eu tinha chegado a pouco tempo e sentia muita saudade da minha família e dos meus amigos. Da minha antiga vida no geral, da minha independência financeira, mas eu sabia que tudo isso fazia parte da minha adaptacão, então eu aguentei firme. 
Muitas vezes desabafei com algumas dessas pessoas, sobre como estava me sentindo e recebi algum consolo, mas depois ficava sabendo que todo mundo sabia sobre meu desabafo e ficava chateada. 

Eu ouvia muito que o idioma era muito difícil de aprender e que emprego não era fácil de conseguir. 
Mais mesmo assim continuei estudando e me esforçando, mas a cada passo que eu dava pra frente, sentia muita disputa e inveja.

Comecei a não gostar de estar naquele grupo. 
Chegava em casa sempre muito carregada de energia negativa. 
Eu ouvia muita fofoca, muita intriga por coisas bobas que poderiam ser resolvidas em dois segundos.
Fui me afastando aos poucos, segui minha vida, mas a vontade era de jogar todas as fofocas, de amigas fiéis de anos, no ventilador rsrs, mas se eu fizesse isso, eu não seria diferente de nenhuma delas.
Ouvi muitas coisas que não queria ter escutado. 
Infelizmente confiei em pessoas que não deveria ter confiado e me decepcionei muito, amargamente. Me abri para pessoas que eu mal conhecia só por empolgacão ou por me sentir sozinha no início. 
Mais a vida está ai pra isso, para nos ensinar.

Não quero mesmo que vocês passem pelo mesmo.

E sabem de uma coisa? A melhor coisa que eu fiz na vida, foi me afastar desse grupo. Minha vida melhorou muito depois que eu resolvi deixar esse grupo.
Minha vida aqui deu um salto muito positivo. 
Foi a época que eu mais aprendi sueco na vida e a época que as coisas realmente começaram a andar na minha vida aqui e a época que eu mais me abri para outras amizades.

O que eu acho que aconteceu, foi que eu não consegui me adaptar ao grupo e está tudo bem.
Esse grupo já está formado a vários anos e já tem a sua maneira de funcionar. Não consegui me adaptar a esse clima de fraternidade quando estamos todas juntas, mas que ao viramos as costas, a fofoca rola solta. 
Eu também não sou obrigada a participar de algo que eu não me identifico só pelo fato de ser brasileira ou para agradar os outros.
Porque eu tô falando tudo isso? 

Porque acho importante alertar vocês que estão chegando agora ou para os que tem pouco tempo aqui na Suécia.
Gente, vão com calma. 
Eu sei que a gente fica muito empolgado no começo, meio perdido com a mudança de vida, mas não saiam falando da vida de vocês para pessoas que vocês não conhecem, só porque também são brasileiros. 
Para saber se uma amizade é realmente verdadeira requer tempo. 

Nem todas as pessoas que conhecemos no Brasil são boas, não é mesmo? Aqui não é diferente. 
Isso também se aplica aos gringos, existem pessoas boas e más em todo o mundo e de qualquer nacionalidade.

Muitos querem saber da sua vida para saber o que você tem, distorcem fatos, se aproximam única e exclusivamente para obter vantagens, mentem, podem ser falsos, hipócritas e trapaceiros. Corram dos "sabe tudo" e dos contadores de vantagens.
Muito cuidado. 
Uma coisa importante também a se dizer é: NENHUM BRASILEIRO SÓ PORQUE É BRASILEIRO TEM OBRIGACÃO DE TE AJUDAR.
Tá precisando de ajuda? Paga por ela, para não ficar devendo favor pra ninguém. #superdica

Lógico que vocês também vão encontrar pessoas legais com quem talvez vocês queiram ter amizade para o resto de suas vidas.
Pode acontecer SIM, mas até isso acontecer, esperem. Não vá com sede ao pote. Não force amizade, deixem as coisas fluírem naturalmente e vejam se vale a pena.

Quero muito acreditar que eu dei muito azar aqui onde moro e que em outros lugares da Suécia, talvez exista grupos de brasileiros unidos e que se ajudam e se apoiam.
Quero muito mesmo acreditar nisso. 
E sim gente, encontrei algumas pessoas legais aqui na Suécia sim. Brasileiros e Brasileiras, com quem tenho pouco contato, mas que parecem ser pessoas legais.
Mais eu prefiro mesmo, por escolha própria, me manter mais reservada. Não vou negar, fiquei bem traumatizada. rs Essa é a forma que eu me protejo.
Consegui fazer outras amizades aqui com suecos, latinos, entre outros, que já suprem bastante a minha necessidade social, que não é grande e eu estou bem satisfeita com elas no momento, mas também iniciei todas essas amizades com muito cuidado.

Posso vir até a conhecer outros brasileiros(as) e me dar bem no futuro, não sei se estou preparada/aberta para isso no momento, mas acredito que aprendi bem a licão. Se vier um dia a conhecer alguém, vou com bastante cautela.

E esses cuidados que eu citei, servem na verdade para qualquer nacionalidade, não só brasileiros, mas no meu post quis mostrar mais sobre a minha experiência com brasileiros.
E se vocês quiserem saber mais sobre o assunto acessem o Youtube e digitem na busca: "Amizade com brasileiros no exterior" que vocês vão encontrar diversos vídeos com as experiências das mais variadas.
Bem, vou ficando por aqui.
Espero não ser mal interpretada, mas se for também, paciência.
Essa é a minha opinião e é um alerta também, com o intuito somente de ajudar.

E se você participa de bons grupos de brasileiros aqui na Suécia, deixe o seu comentário. 
Espero do fundo do coracão que vocês tenham mais sorte que eu!
Esse foi o meu relato e espero que ele possa ajudar alguém.

Beijos pessoas lindas e até a próxima.








Comentários

  1. Olá! Que interessante o seu blog. Moro aqui há muitos anos(Estocolmo). Sou do Paraná.
    Espero que continue atualizando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eliane.
      Muito obrigada pelo elogio.
      Seja bem-vinda a família "Suécia, Queridos!"

      /Rafaela

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.