As 4 perguntas mais frequentes no blog.

Olá, Pessoas lindas!

Hoje eu vim aqui falar um pouco sobre as perguntas que mais são feitas para mim aqui no blog e que também eu recebo por e-mail.
Além de receber perguntas específicas sobre determinados posts, recebo também muito das mesmas dúvidas ou perguntas.

OBS: DÚVIDAS SOBRE VISTO DE SAMBO, ENTREM EM CONTATO COM A EMBAIXADA E OS CONSULADOS DA SUÉCIA NO BRASIL.
Qualquer tipo de pergunta!

1)Visto de Sambo

A primeira ganhando em desparada é sem dúvida alguma o VISTO DE SAMBO, ou em geral visto para a Suécia.
Geralmente me perguntam sobre visto de trabalho ou de estudo, ou se é necessário visto para vir como turista.

Sobre visto de trabalho ou de estudo, eu não sei responder, até porque eu nunca solicitei esses tipos de visto e não sei como funcionam.

Para vir como turista para a Suécia não é necessário nenhum visto, mas algumas coisas são boas de ter quando se vem pra cá pela primeira vez, como seguro saúde, dinheiro ou cartão de crédito e a carta convite.
Eu explico um pouco sobre isso nesses posts e dou outras dicas:






É importante que se leia os comentários nesses posts, pois já esclarecem eventuais dúvidas que vão surgindo ao ler o post. É bom lembrar também da data que eu escrevi esses posts, pois algumas coisas podem ter mudado com o passar do tempo.

VISTO DE SAMBO

Acredito que a maioria das pessoas me perguntam sobre ele, justamente por eu ter vindo morar aqui atravéz dele.
Muitos tem dúvidas ou perguntas, mas infelizmente, com relacão ao visto de sambo eu não posso ajudar mais ninguém com informacões. Sorry...
É com tristeza que escrevo isso. 

Eu iniciei o meu processo a 5 anos atrás e com toda certeza deve ter mudado muita coisa, pois até o meu visto sair, saiu em um ano mais ou menos, mudou muita coisa nesse período, imagina agora, né?
Então eu nem me arrisco em tentar ajudar alguém, pois posso mais atrapalhar o processo com informacões antigas, do que te ajudar. 
Para dar entrada no seu visto é melhor que você entre em contato com a embaixada de Brasília e com os consulados gerais em São Paulo ou Rio de Janeiro, para maiores esclarecimentos e informações. 
Esclarecimentos e informações seguras, pois qualquer erro na aplicação é uma burocracia a mais pra resolver e pode atrasar todo o processo. 
Deixo aqui os contatos dessas embaixadas no Brasil:

Brasília:
Contato
Horários de atendimento
Segunda a quinta-feira: 09h às 13h e 15h às 17h
Sexta-feira: 09h às 13h
Telefone: +55 (61) 3442 5200
E-mail: ambassaden.brasilia@gov.se
Todas as perguntas e dúvidas sobre a Suécia devem ser encaminhadas para o e-mail da Embaixada acima e serão respondidas em até 48 horas, com exceção nos finais de semana e feriados.
Setor de migração
Horário de atendimento pelo telefone: Segunda e Quarta: 09h às 10h
Telefone: +55 (61) 3442 5203
E-mail:
migration.brasilia@gov.se

As informações e dúvidas sobre migração que não sejam encontradas no site da Embaixada podem ser encaminhadas para o e-mail acima e serão respondidas em até 48 horas, com exceção nos finais de semana e feriados.

Consulado geral da Suécia-São Paulo:

https://www.consuladosueciasp.org.br/ 

Segunda à sexta-feira nos horários:
Por telefone: 09h00 às 17h30 (almoço das 13h00 às 14h00)
Visitas: 10h30 às 12h30 ou com agendamento prévio pelo website
Alameda Franca, 1050 – cj. 33 – Jardins
CEP: 01422-002 São Paulo-SP
Telefone: +55 (11) 4130 3200
E-mail: contato@consuladosueciasp.org.br
Cônsul-Geral: Renato Pacheco Neto
Assistente do Cônsul: Danielle van Tongeren
Vice-Cônsul: Peter Johansson
Assistente Consular: Alexandre de Carvalho

Telefone de emergência fora do horário de atendimento: +55 (61) 3442-5200

Consulado geral da Suécia-Rio de Janeiro

Praia do Flamengo, 344 - 9º andar - Flamengo
Rio de Janeiro 
Rio de Janeiro 
22210-030 (0xx21) 3852-3143 (0xx21) 3852-3143 
http://www.swedenabroad.com/pt-PT/Embassies/Brasilia/  
Consul: Louise N. Anderson
Segunda-feira - Sexta-feira 9:30-11:00 - 11:00-13:00

Consulados pelo Brasil:

http://www.consulados.com.br/suecia/

Não me leve a mal, desejo toda a sorte do mundo no processo de vocês, mas não quero dar informações ultrapassadas que possam atrasar seu visto.
 
Outra dica seria entrar nesses grupos de "Brasileiros na Suécia" ou "Brasileiros na Europa" existentes no Facebook, lá com certeza existem pessoas que solicitaram o visto a pouco tempo ou que estão passando pelo processo agora e que podem ajudar com informacões recentes. 

Deixo aqui também todos os links dos posts do blog sobre o meu processo de visto de sambo que iniciei em 2013.

https://sueciaqueridos.blogspot.com/2013/03/processo-para-visto-de-sambo.html

https://sueciaqueridos.blogspot.com/2013/07/como-solicitar-o-visto-de-sambo.html 

https://sueciaqueridos.blogspot.com/2013/06/ola-minhas-amigasos-que-esperam-o-visto.html

https://sueciaqueridos.blogspot.com/2013/03/entrevista-para-o-visto-de-sambo.html

https://sueciaqueridos.blogspot.com/2013/12/duvidas-visto-de-sambo.html

https://sueciaqueridos.blogspot.com/2014/02/mais-duvidas-sobre-o-visto-de-sambo.html 

 https://sueciaqueridos.blogspot.com/2013/11/2013-10-08-visto-concedido.html


Lembrando novamente, esse processo comecou em 2013, bastante tempo atrás, mas espero que sirva ainda como alguma ajuda.
Não esquecam de ler os comentários que outras pessoas fizeram no post.

2)Casamento

Eu recebo também muitas perguntas sobre casamento.
Casamento entre brasileiros e suecos e outras nacionalidades com suecos, o que é necessário, se precisa traduzir documentos e tantas outras perguntas.
Vou deixar aqui o link do site do governo, responsável pelos registros de casamentos. Não se preocupem, o site tem vários idiomas para escolher.
Se eles não souberem tirar as dúvidas de vocês, pode ter certeza que nenhum outro órgão ou pessoa poderá.

https://www.skatteverket.se/privat/folkbokforing/aktenskapochpartnerskap/attgiftasigisverigeelleriutlandet

E aqui deixo também dois posts sobre casamento que fiz aqui no blog, espero que possa ajudar em algo.

https://sueciaqueridos.blogspot.com/2014/08/casamento-na-suecia.html


3) Aprender sueco

Recebo também muitas perguntas sobre como aprender sueco.
Quero deixar claro que eu não sou professora e que o objetivo do meu blog não é ensinar como aprender sueco, mas fiz alguns posts sobre o assunto e como foi na escola para aprender sueco. Em alguns posts vocês vão ver também sobre o curso de inglês que fiz aqui. Talvez possa interessar a alguém.
Segue os links abaixo:














4) Trabalho / Estágio / Estudos
Na verdade se eu for bem sincera, eu não recebi muitas perguntas sobre esse assunto aqui nesses anos de blog, que pra mim é no minímo assustador.
Fico pensando se essas pessoas que vêm pra cá, vem para ficar dentro de casa. Sem futuro total, na minha humilde opinião.

Se eu puder dar um conselho para vocês, direi que ao vir pra cá, deixem um pouco de lado as profissões que você exerciam no Brasil. Muita gente vem com bons níveis superiores e pensam que por apenas falar inglês, vão conseguir emprego rápido. Gente, depende. Se você vem transferido de uma empresa do Brasil pra cá, já é algo certo, se você é um profissional em algo que a Suécia tem carência, como por exemplo médicos, engenheiros, talvez seja um pouco mais fácil, mas lembrem-se, que vocês precisam traduzir seus diplomas antes e mandar para a validacão e que isso leva tempo e que as vezes seu nível superior do Brasil não será 100% válido, então muitas vezes você terá que voltar para universidade e complementar os seus estudos aqui na Suécia, o que causa frustacão em muitas pessoas. Sem contar que em alguns locais de trabalho você terá que falar sueco.
Para validacão de diploma, mais informacões aqui:
Esse é o órgão responsável pela validacão de diplomas na Suécia.

Deixo aqui outros links de outras blogueiras sobre o mesmo assunto:

Fiz alguns posts sobre isso também, vou deixar disponível aqui para vocês os links das minhas experiências.
Seguem os links abaixo:





 Outros:
 Vou deixar aqui os links também de posts importantes que fiz:

 Visto permanente, renovacão e identidade(CPF) sueco: 



Como solicitar a cidadania sueca:


Renovacão de passaporte brasileiro na Suécia:


Onde comprar comida brasileira na Suécia:


Tirar carteira de motorista na Suécia:




Bem, é isso pessoas!
Espero ter simplificado um pouco a vida de vocês.

OBS: 
*Sempre observem as datas dos posts, pois como existem posts muito antigos, algumas informacões não são mais válidas, mas sejam curiosos e procurem mais informacões na internet, a direcão está por aqui.

*Não se esquecam de ler os comentários das publicacões, pois lá podem estar as respostas de várias dúvidas.

*Não deixem de entrar nos links das minhas fontes de pesquisa, para mais informacões.

*Procure sempre grupos de "Brasileiros na Suécia ou na Europa" ou em vídeos no youtube para tirar dúvidas. 

*Procurem sempre os sites dos órgaos suecos responsáveis pelo que você tem dúvida. Lá vocês receberão as informacões atualizadas e precisas.

Vou deixar alguns links com os sites dos principais órgãos:






*SEJAM CURIOSOS! PESQUISEM! LEIAM!


Espero ter ajudado um pouco.
 Beijos e até a próxima! 

Comentários

  1. Olá Rafaela, sabe me dizer quais os documentos que necessitam de tradução juramentada para pedir visto de sambo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cissa.
      Infelizmente não, pois na minha época(2013), não era necessária a traducão JURAMENTADA.
      Eu explico todo meu processo nos links acima, mas nao acredito que essas informacões são válidas.
      Melhor entra em contato com a embaixada ou os consulados da Suécia no Brasil.

      Te desejo sucesso.

      Abracos
      Rafaela

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.