Como tirar o passaporte sueco pela primeira vez!

Oi,Pessoas!
Hoje vim explicar como tirar pela primeira vez o passaporte sueco.

Há alguns dias atrás escrevi um post, informando a vocês que me torcei cidadã sueca, depois de uma longaaaaaaaaaaaa espera.
Agora como cidadã sueca, posso ter o passaporte sueco.

Quero explicar aqui como foi o processo, no intuito de ajudar alguém que tenha dúvidas ou que não faca ideia do que fazer para obtê-lo.

Primeiro eu entrei no site da polícia, na parte de passaporte, vou deixar o link aqui para vocês:


Depois de entrar nessa página, ao lado vi que tinha uma outra aba, que era para marcar horário para fazer o passaporte, também vou deixar aqui o link abaixo:


Lá vai ter uma lista imensa dos lugares onde você pode fazer ou renovar seu passaporte. Como moro em Dalarna, escolhi a cidade mais próxima a mim.

É muito simples marcar o dia e o horário para fazer o passaporte. Não tive dificuldades, é bem auto explicativo. 

Escolha sempre o dia e o horário que for melhor para você e tenha cuidado, pois se você não chegar no horário, terá que marcar outra vez.

Na última etapa, eles pedem um e-mail e telefone, pois eles usam um sistema de lembrete que será enviado para você um dia antes da data marcada. 
Um recurso que eu achei maravilhoso, porque vai que eu dou uma de desmemoriada rsrs

É bem rápido, precisei somente mostrar o papel que prova que agora sou cidadã sueca, que chegou pra mim pelos correios, pois foi a primeira vez que fiz o passaporte e a minha Id-kort (carteira de identidade).
Da próxima vez, precisarei só levar o passaporte antigo e/ou alguma identificação com foto, se o passaporte não estiver na validade.
Tiram uma foto sua lá, impressões digitais dos seus dedos indicadores e sua assinatura. O passaporte tem validade de 5 anos.

Para mim custo 350 koroas para fazer o passaporte, bastante barato até, pois para renovar o passaporte brasileiro eu paguei cerca de 1.200 kr.
Com 5 dias o passaporte estará pronto e eu terei que pegá-lo no mesmo lugar onde eu fiz o passaporte e somente eu posso buscar.

Deixo aqui o link do post que fiz quando renovei o meu passaporte brasileiro:

Também fiz uma nova identidade (Svenskt Nationellt Id-Kort), junto com o passaporte. A diferença para o Id-Kort que já tenho, é que ele é, além de identificação, um documento de viagem aprovado dentro da união europeia, mas é opcional, se não quiser fazer, não tem problema, mas eu acho importante ter todos os documentos possíveis, então fiz.
A nova identidade custa 400kr.
O passaporte provisório custa 980kr e só é válido por no máximo 7 meses.

A nova Id-kort (Svenskt Nationellt Id-Kort) ficou pronta em três dias, e o layout é realmente diferente da Id-kort que eu tenho e o passaporte em 5 dias.
E se depois das minhas rápidas explicações vocês ainda têm alguma dúvida, deixo aqui um link que talvez possa ajudar:

Se esse último link não te ajudar, deixo aqui o contato da Polícia na Suécia:

114 14

Até a próxima, Pessoas!


Comentários

  1. Que bacana seu post e bastante informativo!

    Gostaria de fazer uma pergunta. Algumas pessoas informam que eles perguntam se você quer que apareça seu país de nascimento ou não?

    Sabe por quê? Há alguma implicação ou risco?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Li! Tudo bem?
      Para mim não me perguntaram nada, então não sei te responder se é opcional.
      Espero ter te ajudado com sua dúvida :)

      /Rafaela

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.