Preconceito contra imigrantes na Suécia.

Olá, Pessoas lindas!
Mais um tema polêmico aqui para vocês.

Senti vontade de escrever esse post, pois recentemente assisti alguns vídeos no YouTube, de vários brasileiros(as) que vivem em outros países aqui na Europa, relatando sobre preconceitos sofridos. 
Se vocês tiverem curiosidade, podem procurar no youtube por "Sofri preconceito na Europa" ou por "Preconceito na Europa", vão ter vários relatos lá, de várias partes da Europa.

Eu consumo muito o YouTube. O YouTube me ajuda a me manter informada sobre as coisas que acontecem no mundo e me dá a oportunidade de sair um pouco da minha "bolha", conhecer outros universos e aprender muito.
Assisto vários tipos de vídeos, sobre diversos assuntos e costumo acompanhar alguns canais de pessoas que vivem em diferentes partes da Europa, só por curiosidade mesmo. 

Esses vídeos sobre preconceito na Europa, me chamaram a atenção, pois trata de um assunto pouco citado nos blogs que eu leio, então eu gostaria de contar um pouco sobre a minha experiência aqui na Suécia. Se você veio aqui em busca de dados científicos sobre o assunto, não encontrará aqui, somente as minhas opiniões (experiências) e coisas que eu escuto.

Como eu já escrevi em vários posts, eu moro em uma cidade pequena aqui em Dalarna, um estado tradicional e conservador da Suécia. Foi aqui em Dalarna, na cidade de Mora, que foram criados os cavalinhos de Dalarna "Dalahäst" um dos símbolos da Suécia no mundo.  Aqui na cidade que moro, nazistas fazem sua passeata no dia primeiro de maio nas ruas do centro da cidade, sem maiores problemas. Isso acontece em algumas outras cidades da Suécia também e em outras não, cada cidade entende de uma forma esse jeito de se expressar, aqui se entende como forma de democracia, vamos dizer assim.

Eu nunca (ainda) sofri nenhum tipo de preconceito, por parte dos suecos ou imigrantes, por ser imigrante. Eu moro na Suécia a quase 6 anos. 
Talvez por ser casada com um sueco?
Talvez, mas eu não ando com meu marido 24 horas por dia.
Ainda não aconteceu nada desagradável comigo aqui na Suécia. 
Me sinto até privilegiada de certa forma.
Estou cercada de pessoas que desde o começo, tentaram entrar em contato comigo, mesmo eu não sabendo falar inglês e nem sueco.
Aos poucos fui aprendendo sueco e a comunicação foi ficando melhor e melhor.
Nós sabemos que existem, suecos e suecos, uns mais amistosos que outros e esse é o jeito deles, eu respeito muito os suecos e o jeito deles serem, quietos, não gostam de chamar muita atenção, falam baixo em ambientes públicos, coisa que eu tive que aprender com o tempo, pois como quase todos brasileiros, falamos alto demais em alguns momentos. 
Se algum dia eles pensaram algo ou tiveram qualquer tipo de preconceito para comigo, eles ficaram com a opinião pra eles, eu nunca ouvi nada maldoso. 


Eu acho que o que também me ajuda, é não ficar pensando nisso o tempo todo e não pensar que tudo é preconceito. Pensar que por qualquer motivo, as pessoas estão sendo preconceituosas. Eu levo a vida de um jeito mais leve nesse sentido. Acredito que preconceito também depende de como você interpreta e vê as coisas ao seu redor. Depende muito de um contexto, em que momento foi dito algo, como foi dito e de quem veio. Na maioria das vezes o preconceito acontece por pura ignorância. Se você tiver mania de perseguição, qualquer olhar torto vai ser preconceito ou alguém que não queira tanto papo com você, vai ser automaticamente, uma pessoa preconceituosa. Acho que cada pessoa vê o preconceito de uma forma, as vezes o que é preconceito pra mim, não é pra você, então é um assunto bastante complicado de ser explicado.

Mais dizer que não existe preconceito na Suécia, isso eu não posso afirmar, eu acredito que com certeza exista e muito, preconceito, racismo e xenofobia, até porque isso foi visto nas urnas em 2014, quando o partido "racista" (Democratas Sueco) SD, se tornou o terceiro maior partido na Suécia.
Apesar disso, eu nunca (ainda) passei por nada preconceituoso, xenofobico ou constrangedor e nem sei como me comportaria diante disso.

     Tess, 42, stod upp mot nazisterna ( Första maj 2016, Aftonbladet)

Eu converso bastante com meus colegas de trabalho no horário de almoço e quando eles falam dos imigrantes, eles falam, geralmente, que não gostam daqueles que não querem aprender sueco e querem falar só inglês a vida inteira aqui na Suécia. É algo que incomoda a maioria deles.A segunda coisa que eu mais escuto é sobre imigrantes que chegam na Suécia para viver da ajuda do governo e não querem trabalhar ou estudar e consequentemente vivem dos impostos dos que trabalham. Outro ponto é sobre a quantidade de filhos que alguns imigrantes tem. Falam também dos imigrantes "mal-educados", aqueles que furam a fila, gritam em lugares públicos, não respeitam as pessoas ao seu redor. No geral, são esses pontos que sempre estão em debate.
Isso os suecos que falam, pois existem também aqueles em cima do muro, que não manifestam suas opiniões, mas que compartilham da mesma ideia.
Bem típico sueco.
Não estou aqui para julgar se o que eles pensam está certo ou errado.
Fica ai a reflexão para cada um de vocês.

Quando eu decidi me mudar pra cá, eu já sabia que algum dia, eu poderia ser vítima de preconceito. Não sabia como ia ser, não sabia como iria reagir, mas sabia que de fato, eu poderia sofrer isso um dia, ainda não aconteceu, mas todo mundo inteligente que sai do seu país para viver em outro, sabe que coisas do tipo podem acontecer, infelizmente. Muitas vezes é pela cor da sua pele, pelo seu comportamento ou as vezes só por estar no mesmo ambiente que eles.


E não sejamos hipócritas também, quando um imigrante chega ao Brasil ele não é recebido com os braços abertos. Existem também os preconceituosos que olham para os imigrantes como concorrentes, como também existem os que ajudam, aqui não é diferente.

Existe também muito preconceito entre os próprios imigrantes.
Muitas vezes por seu nível intelectual, seu nível econômico, por questões religiosas, pessoas que se acham superiores as outras por viverem aqui a mais tempo, por falar determinados idiomas, entre outros.
Eu acho tudo isso uma grande bobeira, pois no fim está todo mundo no mesmo barco, em sua maioria tentando uma vida melhor aqui.

Muitos falam sobre o assédio com as mulheres brasileiras no exterior. 
Por carregarmos a fama de mulheres fáceis, mulheres sexys e muito mais. 
Nunca sofri nada relacionado a isso também. 
Mais eu não sei se isso é uma realidade para todos os imigrantes brasileiros (as) aqui na Suécia, de norte a sul da Suécia.
E por isso eu escrevo esse post.
Quero sair um pouco da minha bolha e conhecer casos de pessoas que sofreram qualquer tipo de ataque, preconceito ou algo constragedor aqui na Suécia, por parte dos suecos e até mesmo de outros imigrantes.
Vocês podem escrever seus comentários anonimamente, se não quiserem se expor.
Seria muito importante o compartilhamento, para ajudar as pessoas que estão chegando aqui e até a nós mesmos, que moramos aqui a algum tempo, possamos nos defender melhor ou nos prepararmos melhor (se é que dá pra fazer isso) e a ver situacões que podem vir a acontecer aqui.

Ficaria muito grata de poder entender o que acontece aqui na Suécia com relacão a esse assunto e informar outras pessoas também.
Seu comentário é muito importante.


Beijos, Pessoas!
Até mais!



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.