Fazer amizades na Suécia.

Oi, Pessoas lindas!
Hoje vim falar um pouco sobre como é pra mim fazer amigos na Suécia e deixar algumas dicas para vocês!

Os suecos não são conhecidos por serem as pessoas mais abertas do mundo para fazer amizades. Eles costumam, no geral, serem bem reservados, fechados e até "frios", o que dificulta bastante o relacionamento com eles.
Eles são bem estáveis e não são todos que acham que precisam ter muitos amigos. A maioria dos suecos que são mais abertos a novas relações, são aqueles que moraram, em algum momento da vida, fora do país ou aqueles que viajam muito e que gostam de entrar em contato com outras culturas. Esses costumam ter a mente mais aberta, mas são minoria.

Quando eu cheguei aqui na Suécia, os meus primeiros "amigos suecos" se tornaram automaticamente os amigos do meu marido e as namoradas/esposas dessas pessoas, que sempre e até hoje me tratam muito bem.
Esses amigos foram feitos na época que meu marido estudava na escola, ele estudou com alguns deles e outros são amigos de amigos, que acabaram se tornando um grupo só. 

São pessoas muito amáveis, que tentavam se comunicar comigo de todas as maneiras, quando eu não falava sueco. Tiveram toda a paciência do mundo comigo e eu me senti, desde o início, muito acolhida por eles. 
Eles tentavam sempre falar comigo através da linguagem corporal, arriscavam até o pouco do espanhol que sabem, gostavam de explicar um pouco da cultura deles, mesmo o meu marido traduzindo tudo no meio, era muito legal.
Realmente são pessoas muito especiais pra mim hoje, mas também sei que eles foram legais comigo, porque eu era a namorada do amigo deles, então foi mais fácil pra mim, nesse sentido. Tive muita sorte de encontrar pessoas como eles.
Será que eles teriam sido tão atenciosos, se eu não fosse uma "conhecida"? hum...eu acho que não. Acho que eles ficariam tímidos, não iam saber como iniciar a amizade.

Depois que comecei a falar sueco, a amizade com todos eles só melhorou e hoje eu posso dizer com o coração cheio de carinho que, se um dia eu me separar do meu marido, tenho certeza que vou poder manter contato com eles sem grandes problemas, isso me alegra muito.


Meu primeiro contato com outras pessoas sem ser com meu marido, os amigos dele ou a família dele, foi no SFI, na escola para imigrantes e lá fiz alguns colegas de vários países, mas eram amizades mais superficiais, só ali na escola mesmo.

Depois passei a conhecer a comunidade brasileira que vive aqui na cidade que moro e depois a comunidade latina. Com algumas pessoas eu ainda tenho amizade, outras foram se perdendo no meio do caminho, fomos seguindo direções diferentes, se mudando para outras cidades, entre outros.
Nunca tive muitos problemas em fazer amizades com imigrantes no geralzão aqui, eu acho que de alguma forma, a gente acaba "simpatizando" uns com os outros por estarmos no mesmo barco, dependendo lógico de cada pessoa, de sua religião e nacionalidade.


No meu primeiro estágio, foi onde eu tive o maior contato com suecos. Pra quem já acompanha o meu blog, sabe que eu trabalhei por 6 meses como  (språkpratikant) estagiária para aprender sueco, como auxiliar administrativa, logo depois que terminei o SFI. 
Foi a época que eu mais ouvia sueco na minha vida e a época que eu finalmente comecei, aos poucos, a desenvolver o meu sueco e a época que eu mais aprendi aqui, tanto com relação a língua, como com relação a cultura, comportamento, jeito de pensar sueco, o que é muito importante entender quando se mora fora, entender a cultura local no geral.

Eu trabalhava com 13 secretárias, entre elas a maioria suecas, uma indiana e uma holandesa. Mulheres maravilhosas, algumas mais simpáticas do que outras, algumas mais comunicativas que outras, mas todas muito agradáveis e solícitas. Minha chefe então, nem se fala, não era chefe, era anjo de tão querida. Foi bom observar também como se dá a relação chefe e funcionário aqui na Suécia. Bem diferente do Brasil, onde o chefe é visto meio como uma "autoridade", aqui não, as pessoas são tratadas de igual pra igual, sem essa de "eu mando em você".
Adorava as "fikas" durante o dia, que era a hora que nós conversávamos sobre o cotidiano e notícias em geral. Se tem uma coisa que sueco AMA é a hora da FIKA. É como uma religião para eles.
Sinto muita saudades de todas essas pessoas com quem convivi e sou muito grata também por todos os ensinamentos. Com algumas que me identifiquei mais, tenho contato nas redes sociais, mas não são amizades de sair juntos ou de compartilhar coisas da vida pessoal, até porque existe sim uma diferença de idade entre nós e de responsabilidades que eu não tenho ainda. Tenho só lembranças boas dessa época. Passei quase dois anos lá, entre estágio, trabalhadora de verão (sommarjobbare) e "vikarie" (substituta, apoio).



Minha segunda experiência foi em creches como ajudante de sala, por três meses e lá, eu não tive a oportunidade de fazer amizades, até porque eu sempre estava em uma creche diferente, a maioria dos dias.

Minha terceira experiência profissional está sendo um pouco diferente. Eu trabalho em uma indústria atualmente e lá tem todo tipo de pessoas, principalmente pessoas como mais experiência de vida, digamos assim e trabalho mais com homens, do que com mulheres, e não é difícil a comunicação com eles, muito pelo contrário, por serem homens tudo é muito "preto no branco", são bem diretos e eu gosto muito disso. Geralmente são pessoas mais simples e desencanadas e temos uma boa relação de trabalho, mas da porta pra fora, cada um vai pro seu lado. Podemos nos encontrar nas festas da empresa e brincar um pouco, pois os suecos quando estão bêbados, costumam abrir o coração com mais facilidade, pena que tenham que beber tanto(muito) para conversar coisas fora dos assuntos do trabalho.

Eu já me acostumei com o jeito deles e não me incomodo. Na vida profissional eu sei trabalhar tanto em grupo como sozinha e na vida pessoal, eu não sou a pessoa mais sociável do mundo e não vejo isso como um problema.
Eu nunca fui uma pessoa carente, socialmente falando, então isso de fazer amizades ou não, nunca foi um problema pra mim, até porque eu amo a minha própria companhia e não tenho problemas em ficar sozinha, mais pra quem ama estar rodeado de pessoas e sair para vários lugares,como costumamos fazer no Brasil, diante das várias opções, bares, restaurantes, danceterias, parque de diversões, shoppings, entre outros, é sim um grande problema viver na Suécia.

Meu conceito de amizade é um pouco diferente da maioria das pessoas. Eu acho que amizade não é algo que dar pra forçar, é algo que acontece e vai crescendo. Tem que existir uma identificação, é algo que acontece espontaneamente, naturalmente, um santo bate com o outro e é só felicidade. Eu sou uma pessoa de poucos e bons amigos. Eu era assim no Brasil também.

Obs: Eu sempre falo nos meus posts que os suecos que vivem em cidades grandes são diferentes, mais abertos, mas isso é só uma impressão minha, ok? possa ser que seja o oposto. Possa ser que essas pessoas sejam ainda mais individualistas e reservadas e que vivam em suas bolhas. Não é a minha realidade, então não posso falar com propriedade. É que no geral, pessoas que moram em grandes capitais, tem mais atividades pra fazer, saem mais, tem acesso a coisas e lugares que pessoas que não moram em cidades pequenas não têm, mas é muito relativo dizer isso.
Se você mora em uma cidade grande aqui na Suécia, me conta como as pessoas são, como elas se comportam, o que comem rsrs 



Relação com vizinhos
Morando em casa ou apartamento na Suécia

Ter vizinhos na Suécia, é muito diferente de ter vizinhos no Brasil. No Brasil eu conhecia todos os vizinhos da minha rua e das ruas próximas, aqui na Suécia, no começo eu morei em apartamento e pasmem, meu marido não sabia o nome dos vizinhos da frente do apartamento dele, detalhe, ele já morava lá a 4 anos.
As pessoas que moravam no mesmo prédio que a gente, costumavam só dizer "oi" e fecharem as suas portas e as vezes nem isso. Só um contato visual e um sinal com a cabeça, já era o suficiente para alguns deles.
Geralmente as pessoas mais velhas eram as que gostavam de parar para conversar mais sobre o clima lá fora, é bem típico sueco esse comportamento, de iniciar uma conversa falando sobre o clima.
Algo bem engraçado era que, ninguém abria a porta dos seus apartamentos ao mesmo tempo para sair de casa. Se algum deles estavam para sair, esperavam algum barulho de porta abrindo, para depois sair de casa. Isso acontecia com bastante frequência, tudo isso só para não cumprimentar os vizinhos, se não era por isso, não sei qual era o motivo haha :)

Hoje eu moro em uma vila de casas, a mais ou menos 2 anos e até agora só conheço os vizinhos da frente da minha casa, um casal de idosos aposentados e um casal do lado, também a caminho da aposentadoria.
Todo mundo aqui vive muito suas vidas dentro de suas casas, mas se você precisar de ajuda, eles ajudam, não sei se todos, mas acredito que alguns vão tentar ajudar sim, pelo menos eu quero acreditar nisso rsrs (risos de nervoso haha)



E aqui vão as minhas dicas para fazer amizades na Suécia:

1)Aprenda a falar sueco. Se interesse pela cultura dos suecos, isso vai fazer com que você faca parte da sociedade e vai te ajudar tanto socialmente como profissionalmente. Os suecos gostam de tentar ensinar/explicar a língua e cultura deles.

2)Faca exercícios físicos. Existem muitos grupos de corridas, caminhadas, escalada, ioga, dança, academias, entre outros. Esses lugares são ótimos para entrar em contato com pessoas.

3)Estude algo, procure um trabalho ou um estágio, para estar mais próximos de pessoas.

4)Redes sociais:
Existem milhares de grupos no Facebook chamados " Brasileiros na Suécia", "Quero morar na Suécia", "Brasileiros em Estocolmo" e outras cidades, "Portugueses na Suécia", "Ser mãe na Suécia",  tem grupos de eventos pela Suécia, como por exemplo o "Brazilian day in Stockholm" e em várias outras cidades da Suécia, onde você pode encontrar outros brasileiros que moram em vários lugares da Suécia, entre muitos outros, onde é possível fazer novas amizades, é só ser curioso.
Todos esses grupos estão no Facebook.

5) Apps de relacionamentos e atividades:
Aqui também existe o Tinder, Match, Happypancake.se, Motesplatsen.se, Couchsurfing.com, Meetup.com, entre outros.

6) Procurar canais do Youtube, instagrans, blogs de pessoas que morem na Suécia e entrar em contato ou até mesmo criar seu próprio canal no Youtube, instagram ou blog, ẃ uma boa forma também de entrar em contato com pessoas.
Eu mesmo me sinto muito bem quando escrevo aqui para vocês, é uma maneira de eu não me sentir sozinha e ajudar pessoas.
Fico muito feliz em ver as visualizações de vocês aqui no blog e fico ainda mais contente quando recebo os feedbacks de vocês nos comentários e perguntas diferentes das comuns, que são sobre visto de sambo e casar na Suécia.
Parece que ninguém tem interesse de saber mais nada sobre a Suécia, só sobre essas duas coisas. rsrs

7) Se depois de tudo isso, você encontrou algumas pessoas legais, se atreva a convidar algumas dessas pessoas para tomar um café "Fika" com você. Tome a iniciativa.

Procurem sempre fazer amizades, é muito saudável, mas aprendam também a ser mais independentes, como os suecos são.
Existem muitas coisas que é bom fazer ao lado de pessoas e em grupos, mas existem várias outras que se pode fazer sozinho. Tudo é uma questão de equilíbrio.Não se desespere por conta de sua carência, aprenda a conhecer as pessoas, sem "sede ao pote", para não se decepcionar depois. Isso com qualquer tipo de pessoa ou nacionalidade.

Espero que tenham gostado das dicas e que elas possam ajudar vocês de alguma forma. 




E se você tem curiosidade de saber o porque das relações sociais serem tão difíceis aqui na Suécia, assistam ao documentário abaixo e vocês vão entender melhor.
O documentário está em inglês, com várias partes em sueco e infelizmente eu não achei com tradução em português, se você tiver alguém que possa te ajudar com isso, vai valer muito, muito a pena assistir. Eu vi esse documentário através do blog "Viajar pela Europa" da Gisele Almeida e achei legal compartilhar com vocês aqui.
Espero que gostem!

The Swedish theory of love



Tem até uma pesquisa da HSBC que eu também peguei do blog da Gisele Almeida, que achei interessante por aqui sobre esse mesmo assunto:

https://expatexplorer.hsbc.com/survey/country/Sweden 

E ressalto a importância de entrar nos links que foram as minhas fontes para esse post, vale a pena dar uma olhada.

  Beijos e até a próxima, pessoas!


***Fontes:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suécia não é Suíça!!! (Switzerland / Sweden)

As estacões do ano na Suécia!

Moda na Suécia.